Dia Internacional da Mulher: campi promovem atividades especiais

Banner em cor rosa com a frase "8 de Março - Dia internacional da Mulher" em cor branca.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) terão atividades especiais durante o mês. As ações são promovidas pelos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs), pelos Núcleos de Ações Afirmativas (Naaf) e pela Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS. Confira:

Campus Rolante:
07/03 – Aula Inaugural do Campus Rolante com a participação da deputada federal Fernanda Melchionna. Exposição de livros afrocentrados e feministas organizada coletivamente pelo Nepgs, Neabi, Biblioteca e Projeto de Extensão Contantes.

Campus Osório

08/03 – atividades de intervenção.

30/03 – inauguração do acervo Djamila Ribeiro, espaço do Nepgs na biblioteca Professora Tina Hatem do Campus Osório.

Campus Erechim
08/03: exposição de imagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

Campus Vacaria

12/03, às 14h: o Campus Vacaria integrará a Roda de Leitura e Conversa intitulada “Narrativas Femininas”, gratuita, que ocorre na floricultura Horto Dedo Verde. Saiba como participar.

Campus Veranópolis

23/03: roda de conversa sobre gênero e sexualidade, promovida pelo Naaf em parceria com a Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS.

Campus Bento Gonçalves

1º/04, 19h: palestra on-line “Os feminismos, as diferentes formas de militância e as alianças possíveis”, com a professora Joana Maria Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina. Será transmitida no canal oficial do Campus Bento Gonçalves no YouTube. Saiba mais

Sobre o Dia Internacional da Mulher

“Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas. ”

A citação é de Audre Lorde, escritora feminista, mulher negra, lésbica e filha de imigrantes, e representa a essência dessa data. O Dia Internacional da Mulher é um símbolo das lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres no mundo todo. Instituído oficialmente no ano de 1975, estimula a promoção de ações em diferentes países.