Cursos do IFRS conquistam conceitos 5 e 4 em avaliação do Ministério da Educação

Banner com o texto: Conceito Institucional Inep/MEC. Licenciatura em Pedagogia do Campus Farroupilha - Nota 5 e Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada - Nota 4.

Os cursos superiores de Licenciatura em Pedagogia dos campi Farroupilha e Alvorada receberam conceito 5 e 4, respectivamente, em avaliação realizada pelo MEC neste mês de junho

Os cursos superiores de Licenciatura em Pedagogia dos campi Farroupilha e Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) tiveram ótimo desempenho na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento realizada neste mês de junho. Os cursos são gratuitos, como os demais ofertados pelo IFRS.

O curso do Campus Farroupilha conquistou nota máxima cinco (5), e o do Campus Alvorada recebeu o conceito “muito bom” – quatro (4) na avaliação in loco (de modo on-line) realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os conceitos variam em uma escala de um a cinco.

No Campus Farroupilha, a avaliação ocorreu entre 12 e 14 de junho de 2023. Já no Campus Alvorada, foi realizada entre os dias 14 e 16 de junho de 2023. São avaliados a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura. Os avaliadores conheceram as instalações físicas das unidades, analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso e ainda tiveram momentos de conversas com gestores, docentes e estudantes.

As professoras coordenadoras dos dois cursos destacaram a importância da conquista. “Receber a nota máxima nesse momento de reconhecimento do curso é muito importante, pois mostra o quanto o Campus Farroupilha pode contribuir com a formação de profissionais qualificados e que façam a diferença no contexto social. Os professores e estudantes estão muito felizes”, exclama a coordenadora Luciane Torezan Viegas.

A coordenadora do curso de Alvorada, professora Caroline Pires, enfatizou o orgulho para instituição de ter um curso de licenciatura presencial na periferia. Ela ainda agradeceu ao empenho de toda a comunidade acadêmica para a concretização do curso e no processo de avaliação.

Leia mais nos sites dos campi:

Pedagogia do Campus Farroupilha conquista nota máxima em avaliação do Ministério da Educação

Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada conquista conceito 4 em avaliação do MEC