Pedagogia conquista nota máxima em avaliação do Ministério da Educação

O curso de licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha conquista nota 5 (pontuação máxima) no processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação, que ocorreu entre 12 e 14 de junho de 2023, levou em conta a proposta pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura do curso e da instituição.

“Receber a nota máxima nesse momento de reconhecimento do curso é muito importante, pois mostra o quanto o Campus Farroupilha pode contribuir com a formação de profissionais qualificados e que façam a diferença no contexto social. Os professores e estudantes estão muito felizes e comemoram essa valiosa conquista”, exclama a Luciane Torezan Viegas, docente e coordenadora do curso de Pedagogia.

Como pontos de destaque, segundo a docente, a comissão de avaliadores do MEC destacou:

• Componentes curriculares (disciplinas) compartilhados entre mais de um docente e integrados, o que qualifica a formação dos estudantes;
  • Atividades práticas ofertadas desde o início do curso e estágios em gestão e docência (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental);
  • Oferta de projetos de ensino, pesquisa, extensão com bolsas para estudantes (projetos de contação de histórias, Labped, Itinerante);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica;
  • Brinquedoteca e projetos desenvolvidos no IDEA LAB (construção de materiais pedagógicos para o ensino nas escolas da rede municipal);
  • Formações ofertadas com as redes de ensino;
  • Publicações do curso de Pedagogia.

O curso hoje conta com 18 docentes atuantes, das diferentes áreas do conhecimento e, atualmente, 99 alunos estão ativos na graduação. Em funcionamento desde 2020, o curso vai colar grau da primeira turma no final do segundo semestre deste ano.

O diretor-geral do campus, Leandro Lumbieri, comemora a conquista da comunidade: “Este conceito maravilhoso é reflexo do trabalho de todos os servidores do nosso campus e em especial os diretamente ligados ao curso e aos seus alunos. Este curso é muito importante para nossa comunidade, pois veio para atender uma demanda há tempo conhecida. Hoje, com essa nota, podemos não só atender a esta demanda, mas atendê-la com excelência. Parabéns a todos.”