Início do conteúdo

Certificados das Ações de Extensão


Conforme Política de Extensão, aprovada pela Resolução nº 058, de 15 de agosto de 2017:

Art. 40. Todas as ações de extensão desenvolvidas no âmbito das comunidades de abrangência do IFRS e que atendam o disposto nesta resolução e nas regulamentações complementares da Pró-reitoria de Extensão farão jus à certificação para todos os fins e efeitos legais.

Para fins de validação institucional, devem ser registradas no sistema informatizado adotado pelo IFRS. A regulamentação complementar com relação a emissão de certificados no IFRS é a Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 02, de 11 de maio de 2022, que regulamenta a emissão de certificados das ações de extensão do IFRS e revoga a Instrução Normativa PROEX/IFRS 03/2019.

Para garantir a certificação dos participantes da ação cadastrada, o coordenador da ação de extensão deverá cadastrar os membros da equipe na ação cadastrada no SIGAA e informar as atividades que serão realizadas por cada pessoa. Os certificados ficam disponíveis no SIGAA após a aprovação do relatório final da ação.

As orientações detalhadas para cadastro dos participantes e para busca de certificados no SIGAA estão nos tutorias disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão na página SIGAA-Extensão.

Quando a ação envolver um grande número de participantes externos, os dados para certificação permanecem conforme a orientação anterior:

I – Preencher a planilha específica, disponível para Microsoft Office Excel (.xls) e LibreOffice Calc (.ods) com os dados necessários conforme abaixo:

Nome da coluna Informação
NOME_PARTICIPANTE Nome completo do participante, por extenso e sem abreviaturas
 

CPF_PARTICIPANTE

CPF quando brasileiro(a) ou número do passaporte ou número de cédula de cidadania ou número de identidade do país, como opção de número de documento para estrangeiros;

Dica: formate a planilha como texto para não desconfigurar essa informação

EMAIL_PARTICIPANTE Endereço eletrônico (e-mail) – é a forma como todos os participantes da ação vão receber seus certificados. Importante que sejam atualizados.
CONDICAO_PARTICIPACAO Condição de participação. Conforme a atuação do participante na ação, exemplos: Coordenador, ministrante, ouvinte, bolsista e outras, conforme a ação.
FORMA_ACAO Forma de realização da ação: programa, projeto, curso, evento ou prestação de serviços
TITULO_ACAO Título da ação – Conforme cadastrado no sistema
PERIODO_REALIZACAO Período de realização por extenso
CARGA_HORARIA Carga horária – deve corresponder àquela registrada na ação de extensão para cada condição de participação
Conteúdos desenvolvidos ou programação Quando se tratar de cursos ou eventos, respectivamente.

II – Salvar a planilha com identificação da ação cadastrada, exemplo: certificados + nome ou identificação principal do nome da ação;

III – Incluir a planilha como anexo, por ocasião do envio do relatório final, no sistema informatizado adotado pelo IFRS para o registro da ação.

  •  Os certificados somente podem ser emitidos mediante o preenchimento completo da planilha;
  • O coordenador da ação é o responsável pelo preenchimento das informações solicitadas na planilha e os certificados devem ser emitidos em conformidade com essas informações.
  • A emissão está condicionada à aprovação dos relatórios finais pela Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão (CGAE), desde que devidamente registrados no sistema informatizado adotado pelo IFRS.
  • O setor de Extensão não se responsabiliza pelas alterações de endereços de e-mails já informados e enviados para certificação. Caso necessite de reenvio o Coordenador deverá seguir todo o fluxo, preenchendo a planilha novamente.

Última atualização em 04/08/2023

Fim do conteúdo