Início do conteúdo

Conheça a Extensão


Texto disponível na Cartilha da Pró-reitoria de Extensão do IFRS.

“Segundo a Política de Extensão do IFRS, a Extensão é definida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural sustentável, local e regional.”


Principais atividades do setor de Extensão – Campus Farroupilha

Clique nos títulos para mais informações

Registro, Análise e acompanhamento das Ações de Extensão

Todas as ações de extensão (programa, projeto, curso, evento, prestação institucional de serviços) deverão  ser registradas no Sistema adotado pelo IFRS.

Certificação das Ações (para as ações recentemente encerradas no sigproj)

Para a devida certificação os Coordenadores das ações deverão seguir as instruções abaixo, lembrando que as ações que não tiverem seu relatório final aprovado pela CGAE e estiverem com a planilha de certificados em desacordo quanto ao seu preenchimento, não serão certificadas:

Cursos de Extensão
Formulários para cadastro dos Cursos de Extensão no SISTEC

Deve ser enviado até 10 (dez) dias após o início do curso.

No final do curso deverá ser respondido o anexo VI com encaminhamento da planilha informando a situação final dos participantes (Concluído, Reprovado, Evadido).

Para os cursos com duração superior a 1 (um) mês, o coordenador deve informar mensalmente à Direção/Coordenação de Extensão, até o décimo dia do mês subsequente, sobre a situação dos participantes. Para informar a situação mensal, encaminhar por e-mail o arquivo conforme o modelo:

Para os cursos de extensão MOOC (ofertados via Reitoria EaD) deverá ser observada também a IN nº04/2021.

Obs: os cursos de extensão presenciais e à distância passarão pela avaliação da CGAE e, no caso, de à distância também pela avaliação do NEAD do Campus (verificar com o NEAD o fluxo).

Programas/projetos submetidos ao Edital PAIEX e PIBEX

Os coordenadores das ações contempladas nos editais de fomento interno para auxílio institucional (PAIEX) e programas de bolsas de extensão (PIBEX), deverão acompanhar os respectivos editais e suas atualizações, assim como as demais normas que tratam sobre o tema:

Eventos

Os eventos de extensão se constituem em ações de curta duração, sem caráter continuado, caracterizado por atividade específica, envolvendo a comunidade externa e acadêmica. A INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX/IFRS Nº 01, de 08 de maio de 2018 estabelece orientações para a realização de eventos de extensão no âmbito do IFRS.

Prestação Institucional de Serviços

Os interessados em propor ações de Prestação de serviços devem preencher o formulário eletrônico de mapeamento interno das ofertas de prestação de serviços.

A comunidade externa, que tenha uma demanda que possa ser atendida pelo Campus, deverá preencher o formulário eletrônico de mapeamento externo.

As normativas e fluxos que orientam a oferta estão disponíveis na página da Prestação Institucional de Serviços.

Estágios não obrigatórios

A Extensão é o setor responsável pela organização dos estágios não obrigatórios. Através deste serviço prestado aos alunos do nosso Campus fazemos a intermediação entre as vagas ofertadas de estágio, discentes e agentes de integração.

Oportunidades de Estágio, emprego e bolsas para os discentes

Através do Mural de Oportunidades do IFRS divulgamos as oportunidades de estágio, emprego e bolsas para os estudantes do nosso Campus. Além do Mural, temos o  Projeto Banco de Talentos do IFRS-Campus Farroupilha, que tem como objetivo auxiliar os discentes em formação e egressos na busca de oportunidades no mercado de trabalho e também atender a demanda das empresas que procuram a instituição em busca de profissionais com a formação qualificada que o IFRS oferece à comunidade.

Através da página “Mural de Oportunidades” aluno ou a empresa encontram as informações necessárias para buscar ou divulgar as oportunidades.

Última atualização em 28/08/2023

Fim do conteúdo