Início do conteúdo

Pesquisa de Demanda


Pesquisa de Demanda por Novos Cursos

Objetivos

A pesquisa de demanda por novos cursos tem por objetivo embasar decisões de abertura de cursos no âmbito do IFRS – Campus Farroupilha. Consiste em um formulário com questões que buscam trazer à tona as demandas da sociedade por cursos e educação. As informações coletadas também poderão ser utilizadas para embasar o fechamento de cursos com baixa demanda.

Os respondentes da pesquisa são: alunos, pais e professores da rede municipal e estadual de Farroupilha (e do próprio IFRS), além do conglomerado de empresas (indústria, comércio e serviços) e entidades representativas do município.  Conforme a IN 03/2019 (PRODI) a pesquisa contará não apenas com a comunidade externa, mas também com a comunidade interna do Campus Farroupilha.

A Instrução Normativa (IN) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional número 03, de setembro de 2019 dispõe sobre a revisão do capítulo de oferta de Cursos e Vagas do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS. A IN estabelece que a revisão deverá ocorrer por meio de consulta à comunidade externa e interna do campus e que é de responsabilidade do gestor de Desenvolvimento Institucional, com apoio do diretor-geral, efetuar os encaminhamentos da Oferta de Cursos e Vagas anualmente.

No âmbito do campus Farroupilha a Instrução Normativa 01, de 22 de setembro de 2018, dispõe sobre a regulamentação e organização da pesquisa de demanda. A seguir o link da instrução normativa e da pesquisa de demanda realizada em 2022.

Instrução Normativa – Pesquisa de Demanda

Pesquisa de Demanda 2022

Última atualização em 18/05/2023

Fim do conteúdo