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Ações de Extensão


Para propor ações de Extensão consulte os editais vigentes e os tutoriais do SIGAA-Extensão.

 

• AÇÕES DE EXTENSÃO 2023

Consulte as ações realizadas ou em execução durante o ano de 2023:

Nome da ação: LEITURAS E DIALOGOS SOBRE POLÍTICA: AFIRMAÇÃO DA CIDADANIA DO PÚBLICO JOVEM

Coordenação: OSMAR LOTTERMANN

Resumo: Este é um projeto educacional que tem como objetivo ampliar o conhecimento político dos estudantes do ensino médio, para que possam entender como o sistema político afeta suas vidas e participar de discussões e debates que ajudem a resolver problemas na comunidade, na cidade, no estado e no país. A proposta tem como objetivo analisar a importância da educação política nas escolas e o exercício do pensamento crítico e democrático. O projeto utilizará como referência a obra “Agenda Juventude Brasil – leituras sobre uma década de mudanças” e o trabalho de Cynthia de Lima Krahenbuhl, que criou a Associação Bê-a-Bá e desenvolveu metodologias participativas com base nos conhecimentos de Paulo Freire. O projeto buscará incentivar o pensamento crítico e estimular o interesse pela política local, a fim de que os alunos possam participar das decisões. Ao final, será feito um projeto de intervenção e uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação e as mudanças percebidas pelos jovens.

 

Nome da ação: Educando para a Paz – IFRS

Coordenação: ALEXANDRE MORETTO RIBEIRO

Resumo: De acordo com bibliografia especializada, as características do trabalho do professor tornam esta profissão vulnerável para sintomas relacionados ao estresse, que repercutem diretamente na sua atuação profissional. A Síndrome de Bournout, por exemplo, considerada atualmente como um problema de saúde pública, tem frequência alta entre professores. Também de acordo com bibliografia especializada, fica claro que a resposta encontrada para o estresse e outros sintomas está sendo a medicalização, de adultos e crianças. Ao mesmo tempo em que vemos uma crescente medicalização da vida das crianças e adultos, acreditamos que é fundamental que outras respostas sejam encontradas para lidarmos com os diversos estados mentais e emocionais apresentados pelas crianças e por nós adultos O yoga fornece algumas destas respostas.
 A partir da década de 80 do século passado, a prática de determinadas formas de meditação, com origem nas práticas meditativas orientais passaram a fazer parte de projetos terapêuticos voltados para a redução de estresse, dentro da medicina comportamental e vem ganhando destaque da área da saúde e saúde mental. Resultados expressivos em apresentações clínicas como transtornos de ansiedade, estresse, problemas relacionados ao sono, depressão entre outros vem levando inúmeros psicólogos e psiquiatras a estudarem e utilizarem técnicas advindas do yoga em seus projetos terapêuticos.
 Da mesma forma que para os adultos, são inúmeros os benefícios de práticas de yoga para as crianças. Técnicas do yoga podem ser utilizadas como uma resposta possível às dificuldades enfrentadas pelas crianças, como agitação excessiva e problemas de comportamento e também como apoio aos professores para lidar com determinadas situações no âmbito escolar. O projeto Educando para a Paz aborda ambos os lados desta equação, a partir da perspectiva da ciência milenar do Yoga, trabalhando com os professores em práticas regulares de Yoga e oficinas para aprenderem práticas de yoga a serem aplicadas no contexto de sala de aula, e trabalhando com os alunos de forma indireta, através dos professores participantes do projeto.

 

Nome da ação: Ciência em Palco 2023

Coordenação: ALEXANDRE JOSE BUHLER

Resumo: Apesar de vivermos em mundo rodeado de tecnologia, onde a ciência tem um papel fundamental, boa parte da população ainda tem muito pouco ou quase nenhum conhecimento sobre como funciona a ciência ou sobre o quão importante ela realmente é sobre nossas vidas. Baseado nessa premissa, este projeto prevê a criação de peças teatrais que envolvam um tema central dentro da ciência e relatem, como ao longo do tempo, este tema foi evoluindo. Essa peças serão criadas com o auxílio de voluntários dos cursos técnicos integrados do Ensino Médio do Campus. Uma vez prontas, as peças serão apresentadas para alunos da rede pública de ensino da cidade de Farroupilha. O objetivo é o de divulgar a ciência, buscando apresentá-la de uma forma simples e acessível ao público em geral.

 

Nome da ação: Programa de Iniciação Científica da OBMEP / Conexão

Coordenação: RUANA MAIRA SCHNEIDER

Resumo: A presente proposta é composta de duas atividades principais: Iniciação científica da OBEMP e Conexão. A “Iniciação Científica da OBMEP” (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), é composta de encontros quinzenais de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Farroupilha, e tem como objetivo o estudo de tópicos de Matemática e preparação para Olimpíadas de Matemática. Este projeto é desenvolvido no campus Farroupilha desde 2019, tendo atingido cerca de 80 alunos da região na sua última edição (2022). A metodologia utilizada nos encontros baseia-se na resolução de problemas olímpicos. A demanda para este projeto foi identificada pelo coordenador regional da OBMEP, Esequia Sauter, devido ao expressivo número de alunos premiados na OBMEP (cerca de 90 alunos em 2022). Outra atividade prevista é o encontro Conexão, cujo objetivo é promover a integração entre os alunos participantes do projeto no campus Farroupilha e alunos e professores participantes de projetos semelhantes em outras instituições, como outros polos de PIC e projetos dos campi do IFRS . O encontro conexão acontece desde 2014, tendo sua primeira edição no IFRS campus Bento Gonçalves e as seguintes em Porto Alegre, com parceria da UFRGS e IMPA. Neste encontro regional, são realizadas palestras e oficinas a serem ministradas e conduzidas por professores das instituições parceiras, (IFRS campus Bento Gonçalves, IFRS campus Canoas e UFRGS), promovendo um espaço de integração, entretenimento e desenvolvimento cognitivo. O resultado esperado tem um viés formativo para alunos e professores, além da aproximação destes estudantes com o IFRS que podem ingressar nos cursos ofertados futuramente. Devido à grande demanda e estabilidade do projeto nos seus 4 anos de oferta, no ano de 2022 o projeto contou com cerca de 60 alunos bolsistas mantidos pelo programa nacional PIC, financiado pelo IMPA, participantes da ação no campus Farroupilha.

 

Nome da ação: Laboratório de Contação de Histórias

Coordenação: CAROLINE DE MORAIS

Resumo: Este projeto de extensão está centrado na Educação Básica, favorecendo a formação complementar dos docentes vinculados às escolas municipais de Farroupilha, sendo uma demanda pertinente para a comunidade local. Em conversa com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (instituição parceira), entende-se o papel social do IFRS – Campus Farroupilha como um vetor para promoção de atividades de extensão, reciclando conhecimentos do corpo docente atuante no munícipio. Com base nessa relação institucional, este projeto tem como objetivo oportunizar experiências pedagógicas práticas acerca da contação de histórias para os professores da rede municipal de ensino da cidade de Farroupilha, desenvolvendo estratégias voltadas para a contação de histórias no ambiente escolar. Para que essa proposta ocorra, a organização metodológica prevê encontros mensais para formação e qualificação dos docentes no que tange à contação de histórias no ambiente escolar, estimulando ações direcionadas para o desenvolvimento da leitura literária na Educação Básica. Serão desenvolvidas seis atividades no decorrer do projeto. Em razão do número estimado de participantes serão oferecidas duas datas por atividade, para que os docentes possam escolher em qual data tem disponibilidade para participar. Com o desenvolvimento deste projeto, espera-se que os participantes qualifiquem a prática docente no ambiente escolar, estimulando o conhecimento literário e incentivando a leitura nas escolas atendidas pela rede municipal de ensino.

 

Nome da ação: IdeaLab – Laboratório de Fabricação Digital do IFRS Campus Farroupilha – Ano 2023

Coordenação: RAFAEL CORREA

Resumo: O IdeaLab – Laboratório de Fabricação Digital do IFRS Campus Farroupilha atua desde 2018 ofertando capacitação e uso de maquinário de fabricação digital: impressão 3D, corte a laser, fresagem CNC, eletrônica analógica e digital. O laboratório funciona em todos os dias úteis da semana, conforme disponibilidade da equipe do projeto, e é aberto à comunidade interna e externa do campus. A maior procura pelos serviços oferecidos se dá pelo público interno interessado em materializar projetos propostos em sala de aula, especialmente nos cursos técnicos e de engenharia nas áreas de elétrica e de mecânica, mas também há o atendimento de demandas externas por meio de minicursos para escolas do ensino fundamental nas áreas de programação, robótica, eletrônica e fabricação digital.

 

Nome da ação: ITInErantE: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão

Coordenação: ALEXANDRE JOSE BUHLER

Resumo: A tecnologia está intrinsicamente inserida na sociedade atual e é uma força determinante no avanço da Ciência e da sociedade. Nesse sentido, a tecnologia tem potencial para impactar também nos processos educacionais. Dentre as tecnologias recentes, emerge a tecnologia de impressão 3D que pode ser utilizada para a obtenção de jogos/materiais didáticos, inserção dos estudantes ao universo tecnológico, na personalização de objetos didáticos para atender estudantes com necessidades educacionais específicas e na promoção da interdisciplinaridade, por exemplo. O projeto ‘ITInErante: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão’ estabelece-se em parceria com a SMECEJ – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude -, no município de Farroupilha, com o objetivo de apresentar a tecnologia de impressão 3D às professoras de Ciências e Matemática, ofertando formação às docentes e a partir de suas indicações produzir materiais didáticos por impressão 3D para serem utilizados nas atividades de Ensino. Nessa perspectiva, reforça-se o compromisso do IFRS de dialogar e atuar na comunidade local contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e profissional.

 

Nome da ação: Forma – Ação: trajetórias docentes em construção

Coordenação: GRACIELE ROSA DA COSTA SOARES

Resumo: O projeto “Forma – Ação: trajetórias docentes em construção” emerge de uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha para retomar uma parceria na oferta de formação continuada de professores após o período pandêmico. A formação continuada para os profissionais da educação é de suma importância social por serem atores fundamentais no desenvolvimento humano, que se dá de forma contínua em diferentes níveis da educação. baseando-se nisso, o projeto tem como objetivo oportunizar experiências de formação pedagógica continuada para diferentes grupos de professores da rede municipal de ensino da cidade de Farroupilha, possibilitando o desenvolvimento individual e coletivo através do compartilhamento de experiências e saberes. Para isso serão realizados quinze encontros, com diferentes grupos de professores, da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e um grupo de professores dos anos finais do ensino fundamental, além do encontro final, para compartilhamento de experiências. Espera-se que tais encontros oportunizem aos docentes da rede municipal a ampliação de seu repertório pedagógico a partir da reflexão teórica e do compartilhamento de experiências e saberes docentes envolvidos na prática cotidiana. Além disso, tais encontros oferecerão aos estudantes envolvidos a possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional através da troca de experiências e da combinação entre teoria e prática.

 

Nome da ação: Veiculação de programetes radiofônicos educativos na Rádio Miriam Caravaggio de Farroupilha

Coordenação: NICHOLAS FONSECA

Resumo: Produção (texto, gravação e edição) de áudio, em formato de programetes de um minuto, por parte da Assessoria de Comunicação do IFRS – Campus Farroupilha, a ser veiculado da Rádio Miriam Caravaggio, de Farroupilha. A ação é semelhante à já colocada em prática há anos pelo Dep. de Comunicação da Reitoria do IFRS em convênio com o Grupo RSCOM (Jovem Pan, Radio Viva etc).

 

Nome da ação: Compostando Juntos

Coordenação: DELMA TANIA BERTHOLDO

Resumo: Projeto de Compostagem Voluntária com minhocas como forma de educação ambiental para a redução dos resíduos orgânicos aterráveis no município de Farroupilha.

 

Nome da ação:Treinamento de Xadrez

Coordenação: AUGUSTO MASSASHI HORIGUTI

Resumo: O projeto visa o estudo e análise do Xadrez através de uma verificação inicial sobre os conhecimentos prévios de cada participante sobre esta modalidade, através de encontros individuais ou coletivos de forma a permitir a evolução dos conhecimentos enxadrísticos e suas correlações com outras áreas. Tal proposta justifica-se pelo fato do Xadrez ser uma importante ferramenta pedagógica, de forma que espera-se os participantes possam ter uma melhor compreensão dos conceitos táticos e estratégicos.

 

Nome da ação: CURSO DE ESPECIALISTA TÉCNICO EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2023/1

Coordenação: ALEXANDRE JOSE BUHLER

Resumo: Desde o ano de 2014, o Campus conta com o Grupo de Pesquisa Aplicada em Energias Renováveis (GPAER). Este grupo tem como foco estudos relacionados a dimensionamento, análise de desempenho e análise econômica de sistemas de geração de energia por fontes renováveis, principalmente por fonte solar. No final do ano de 2019 o GPAER teve um projeto aprovado, submetido a uma chamada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Este projeto previa a oferta de, ao menos 3 turmas, com 30 vagas cada de um curso de Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica, voltado para um público composto por Técnicos de nível médio em eletrotécnica, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrônica ou áreas afins. Essa proposta diz respeito a oferta deste curso, terceira turma.

 

Nome da ação: Capacitação de professores dos quintos anos do ensino fundamental da rede pública do município de Farroupilha – Robótica educacional e suas possibilidades

Coordenação: RAFAEL CORREA

Resumo: Conforme demanda da secretaria municipal de educação de Farroupilha, este curso tem como objetivo capacitar 20 professores dos 4o anos da rede pública municipal no tema de robótica educacional. O curso abordará eletrônica básica, uso da plataforma de desenvolvimento Arduino, educação maker e possibilidades do uso da robótica educacional em sala de aula para o ensino e aprendizagem de lógica, programação e eletrônica. Serão 6 encontros no total, um por mês, no laboratório de eletrônica do IFRS Campus Farroupilha. A aprendizagem por projetos será utilizada como fio condutor das atividades propostas. Espera-se que os professores repliquem o conhecimento e as ações desenvolvidas durante o curso em suas turmas e que se tornem a referência do assunto em suas escolas, promovendo o desenvolvimento da robótica junto à sua comunidade escolar. Observação: a carta de intenções anexa trata da intenção de parceria entre a secretaria de educação e a servidora Graciele Soares, mas o projeto da carta trata da capacitação docente em geral, incluindo a demanda por robótica que será especificamente atendida por este curso.

 

Nome da ação: Avaliação na Educação Básica: documentação pedagógica e formação de professores

Coordenação: LUCIANE TOREZAN VIEGAS

Resumo: O presente curso trata de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo do Município de Lindolfo Collor com o Curso de Pedagogia, do IFRS, campus Farroupilha, para continuidade das ações desenvolvidas em 2022, quando se ofertou um curso de extensão para os gestores da rede municipal de ensino. A base teórico-prática trabalhada com os gestores municipais através do curso proposto em 2022 servirá como fundamento para as ações de formação previstas na rede municipal em 2023 sobre o tema. Portanto, o objetivo do curso ofertado será capacitar os gestores municipais para formação dos professores da rede sobre a temática avaliação e documentação pedagógica. O curso proposto, ofertado de modo presencial no município de Lindolfo Collor, contará com encontros presenciais com a ministrante e participantes e, também, com atividades complementares, que envolverão leituras, estudos de textos, documentação pedagógica e atividades de formação com os professores da rede municipal, planejadas e aplicadas pelos gestores. No decorrer do ano, os encontros agendados servirão para desenvolver o objetivo proposto, atualizando reflexões referentes à temática avaliação e planejando ações para formação, pensando em alternativas inovadoras e viáveis para avanço das práticas na realidade local. Entende-se que o curso será construído com os participantes, que atuarão de forma ativa e dinâmica a cada encontro, construindo e avaliando as propostas e considerando-as conforme a sua realidade.

 

Nome da ação: Abril Indígena

Coordenação: MARCOS ANTONIO PECCIN JUNIOR

Resumo: O evento Abril Indígena, no IFRS – Campus Farroupilha, tem por objetivo socializar, no espaço acadêmico, elementos da cultura e saberes Kaingang. A atividade conta com o apoio do NEABI e com a participação da comunidade Kaingang Panónh Mág da Farroupilha. O evento consiste em ações paralelas a serem desenvolvidas no campus, quais sejam: 1) uma exposição de registros produzidos pelo Programa e também relacionadas a outras ações desenvolvidas pelo NEABI, algumas das quais vinculadas ao artesanato Kaingang; 2) roda de conversa com membros da comunidade Kaingang Pãnhón Mág, aberta para a comunidade interna e externa e 3) visita dos estudantes da Escola Estadual Indígena Nivo ao Campus Farroupilha para atividades lúdicas e um piquenique.

 

Nome da ação: Minicisternas

Coordenação: MURILLO PEREIRA AZEVEDO

Resumo: O presente projeto tem a intenção de promover uma capacitação de curta duração sobre a montagem, instalação e manutenção de minicistarnas. Também tem o objetivo de provmover a sustentabilidade na comunidade de Esteio através do convite da secretaria municipal de Educação desta cisdade.

 

Nome da ação: Dia do Orgulho Nerd 2023

Coordenação: SANDRO GONZALEZ LAZARI

Resumo: O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha, é uma data importante para a comunidade nerd e geek, que vem crescendo e se popularizando cada vez mais nos últimos anos. Essa cultura é caracterizada por um forte interesse em tecnologia, ciência, jogos, quadrinhos, cinema e outras formas de entretenimento relacionadas à ficção científica e fantasia.

Essa data é celebrada anualmente em 25 de maio e foi criada em homenagem ao escritor britânico Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Na obra, a toalha é um objeto extremamente importante para os viajantes intergalácticos, servindo como uma ferramenta útil e versátil em diversas situações.

A celebração do Dia da Toalha é uma forma de homenagear não apenas a obra de Douglas Adams, mas também todas as referências culturais e icônicas que compõem a cultura nerd. É uma oportunidade para que os fãs possam se reunir e compartilhar seus interesses, conhecimentos e paixões em um ambiente acolhedor e inclusivo.

Além disso, o Dia do Orgulho Nerd também tem um importante papel social, pois ajuda a combater o estigma e os estereótipos muitas vezes associados aos nerds e geeks. A cultura nerd costuma ser vista como algo estranho, pouco comum e até mesmo desinteressante por algumas pessoas. No entanto, a celebração do Dia da Toalha demonstra que essa cultura é rica, diversa e fascinante, e que os nerds e geeks têm muito a contribuir para a sociedade.

Dessa forma, o Dia do Orgulho Nerd se torna um momento importante para a conscientização e a promoção da inclusão social. A cultura nerd é uma das mais importantes manifestações culturais do nosso tempo, e sua celebração é uma forma de valorizar e enaltecer todas as suas nuances e possibilidades.

 

Nome da ação: Formação Continuada para professores de 1º ano: estudo de casos desafiadores da rotina docente

Coordenação: SIMONE WEIDE LUIZ

Resumo: Este evento é destinado aos docentes de 1º ano da rede municipal de Farroupilha. O encontro foi organizado a partir de demanda apresentada ao setor de Ensino do IFRS – Campus Farroupilha, que convidou docentes e técnico-administrativos do Campus para ministrarem esses momentos com vistas a atender a essa demanda. Foi enviada lista com as principais necessidades da rede, as quais foram distribuídas de acordo com interesse e/ou especialidade de cada servidor interessado em participar da ação. Por se tratar de área de interesse e especialização, aceitei o trabalho com os docentes de primeiro ano, com foco na alfabetização dos alunos. Nos quatro encontros, dos quais este faz parte, serão trabalhados assuntos como: desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos; avaliação de casos desafiadores que fazem parte da rotina dos docentes; trabalho com formação de leitores e letramento literário; e trabalho com alunos autistas. Este evento específico será em formato de oficina. Inicialmente, serão apresentados alguns exemplos de casos desafiadores relacionados à alfabetização dos alunos. Posteriormente, conforme combinado em evento anterior, os professores apresentarão o caso mais desafiador que eles já enfrentaram como docentes e haverá uma conversa sobre casos atuais que eles estão lidando neste ano, a fim de que os docentes possam auxiliar mutuamente.

 

Nome da ação: Formação Continuada para professores de 1º ano: formação de leitores e letramento literário

Coordenação: SIMONE WEIDE LUIZ

Resumo: Este evento é destinado aos docentes de 1º ano da rede municipal de Farroupilha. O encontro foi organizado a partir de demanda apresentada ao setor de Ensino do IFRS – Campus Farroupilha, que convidou docentes e técnico-administrativos do Campus para ministrarem esses momentos com vistas a atender a essa demanda. Foi enviada lista com as principais necessidades da rede, as quais foram distribuídas de acordo com interesse e/ou especialidade de cada servidor interessado em participar da ação. Por se tratar de área de interesse e especialização, aceitei o trabalho com os docentes de primeiro ano, com foco na alfabetização dos alunos. Nos quatro eventos, dos quais este faz parte, serão trabalhados assuntos como: desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos; avaliação de casos desafiadores que fazem parte da rotina dos docentes; trabalho com formação de leitores e letramento literário; e trabalho com alunos autistas. Além de mim, faz parte da organização deste momento discente de Doutorado de outra instituição de ensino. Este segundo evento, intitulado “Trabalho com formação de leitores e letramento literário” busca realizar um trabalho de estímulo à alfabetização e à leitura de alunos de 1º ano. Será ministrado por mim, Simone Weide Luiz, e pela Doutoranda da FEEVALE, Jéssica Daiane Levandovski Thewes. O momento foi preparado a partir do livro “Literatura na Escola: Propostas para o ensino fundamental”, de Saraiva (Professora orientadora da Jéssica), Mügge et al. (2006). Busca-se oportunizar aos docentes momentos de reflexão sobre como estimular a leitura dos alunos desde o início da alfabetização.

 

Nome da ação: Formação Continuada para Professores de 1º ano: desenvolvimento da consciência fonológica

Coordenação: SIMONE WEIDE LUIZ

Resumo: Este evento é destinado aos docentes de 1º ano da rede municipal de Farroupilha. O encontro foi organizado a partir de demanda apresentada ao setor de Ensino do IFRS – Campus Farroupilha, que convidou docentes e técnico-administrativos do Campus para ministrarem esses momentos com vistas a atender a essa demanda. Foi enviada lista com as principais necessidades da rede, as quais foram distribuídas de acordo com interesse e/ou especialidade de cada servidor interessado em participar da ação. Por se tratar de área de interesse e especialização, aceitei o trabalho com os docentes de primeiro ano, com foco na alfabetização dos alunos. Nos quatro encontros, dos quais este faz parte, serão trabalhados assuntos como: desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos; avaliação de casos desafiadores que fazem parte da rotina dos docentes; trabalho com formação de leitores e letramento literário; e trabalho com alunos autistas. Além de mim, faz parte da organização do evento, discente de curso de doutorado de outra instituição de ensino.

 

Nome da ação: Processamento e Caracterização de materiais poliméricos

Coordenação: LAURA DE ANDRADE SOUZA

Resumo: A Pesquisa e desenvolvimento (P&D) é um processo destinado a criar um produto novo, ou mesmo aprimorar um produto já existente. Levando em conta o avanço da tecnologia, testes em pequena escala (escala piloto) e a caracterização de materiais com auxílio de equipamentos modernos, vem de encontro com as necessidades de pesquisadores, empresas locais e regionais que necessitam de resultados de análises ou de testes de processamento em pequena escala para dar continuidade no desenvolvimento de materiais ou mesmo para obter resultados para o seu controle de qualidade. Esta proposta de prestação de serviços visa contribuir para realização do processamento de materiais por extrusão e injeção, bem como análises de caracterização de materiais.

 

Ações dos anos anteriores:

Conheça as ações de extensão executadas no ano de 2022 no IFRS- Campus Farroupilha

 

Nome da ação: Abril Indígena

Coordenação: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Evento

Resumo: O evento Abril Indígena, no IFRS – Campus Farroupilha, tem por objetivo socializar, no espaço acadêmico, elementos da cultura e saberes Kaingang. A atividade, vinculada ao Programa Leituras e Vivências Afirmativas, conta com o apoio do NEABI e com a comunidade Kaingang Panónh Mág. O evento consiste em ações paralelas a serem desenvolvidas no campus, quais sejam: 1) uma exposição de registros produzidos pelo Programa e também relacionadas a outras ações desenvolvidas pelo NEABI, algumas das quais vinculadas ao artesanato Kaingang; 2) exposição do artesanato Kaingang e 3) roda de conversa com membros da comunidade Kaingang Pãnhón Mág, aberta para a comunidade interna e externa.

 

Nome da ação: Avaliação na Educação Básica: revisando pressupostos e rotinas com gestores municipais

Coordenação: Luciane Torezan Viegas

Modalidade: Curso

Resumo: O presente curso trata de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo do Município de Lindolfo Collor (SEMECT), que contatou a professora ministrante, do Curso de Pedagogia, do IFRS, campus Farroupilha, para oferta de um Curso de Extensão para os gestores da rede municipal de ensino. A referida professora já havia ministrado oficinas relativas à temática “avaliação” no município e foi um dos nomes indicados pelos gestores da rede, fato que motivou o contato da coordenadora pedagógica. O curso proposto, ofertado de modo presencial no município de Lindolfo Collor, contará com encontros presenciais com a ministrante e participantes e, também, com atividades complementares, que envolvem leituras, estudos de textos e documentos da rede municipal, discussão e preenchimento de documentos solicitados para posterior análise em encontros agendados. No decorrer do ano, os encontros agendados servirão para desenvolver os objetivos propostos, ou seja, capacitar os gestores municipais, atualizando reflexões referentes à temática avaliação; analisar criticamente a proposta atual da rede municipal, que trata da avaliação do ensino e da aprendizagem na educação básica; propor alternativas inovadoras e viáveis para avanço das práticas na realidade local. Entende-se que o curso será construído com os participantes, que atuarão de forma ativa e dinâmica a cada encontro, avaliando as propostas e considerando-as conforme a sua realidade. Por tratar do tema avaliação, este será constante como acompanhamento da proposta construída pelos participantes no cotidiano escolar e fará parte dos resultados do curso.

 

Nome da ação: Clube de Aeromodelismo

Coordenação: Matias Rossato Muraro

Modalidade: Projeto

Resumo: Esta proposta visa à organização de um espaço de atividades de aprendizado, desenvolvimento de projetos e descoberta de circuitos eletrônicos para estudantes de ensino médio e ensino fundamental. A proposta está organizada na forma de um Clube de Aeromodelismo, no qual os participantes serão estimulados ao aprendizado de diferentes disciplinas como: eletrônica, física, matemática, português, inglês entre outras correlacionadas. Também serão estimulados nos participantes habilidades como atividades em equipe, organização e responsabilidade. Os participantes do Clube de Aeromodelismo irão participar do desenvolvimento de aeromodelos, executando todas as etapas necessárias para isso, quais sejam: estudo de principio de voo, projeto e simulação, confecção e montagem de circuitos eletrônicos, confecção das partes do aeromodelo e testes de voo. A organização do clube será feita pelos professores tutores, que serão responsáveis por sugerir um conjunto de tarefas aos participantes e orientá-los na execução das mesmas.

 

Nome da ação: CURSO DE ESPECIALISTA TÉCNICO EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Coordenação: Alexandre J. Bühler

Modalidade: Curso

Resumo: Desde o ano de 2014, o Campus conta com o Grupo de Pesquisa Aplicada em Energias Renováveis (GPAER). Este grupo tem como foco estudos relacionados a dimensionamento, análise de desempenho e análise econômica de sistemas de geração de energia por fontes renováveis, principalmente por fonte solar. No final do ano de 2019 o GPAER teve um projeto aprovado, submetido a uma chamada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Este projeto previa a oferta de, ao menos 3 turmas, com 30 vagas cada de um curso de Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica, voltado para um público composto por Técnicos de nível médio em eletrotécnica, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrônica ou áreas afins. Essa proposta diz respeito a oferta dese curso.

 

Nome da ação: Dia Mundial da Água 2022 – Água: pode faltar?

Coordenação: Pâmela Perini

Modalidade: Evento

Resumo: A água é um bem comum (recurso compartilhado) e um direito humano. É fundamental para a sobrevivência humana, para a manutenção de ecossistemas saudáveis e para um desenvolvimento socioeconômico sustentável. O Dia Mundial da Água tem o propósito de nos chamar a atenção para as questões relacionadas à água, especialmente água potável, saneamento e higiene. É importante tomarmos consciência da realidade local e do papel dos diferentes agentes quanto à disponibilidade e os usos da água. O NEPEA do IFRS Campus Farroupilha promove, no presente ano, o Seminário ‘Água: pode faltar?’, com o intuito de discutir temas como bacia hidrográfica, usos múltiplos, estiagem, sustentabilidade, usos público e privado da água. O evento ocorrerá no dia 22/03/2022, com palestras e mesa-redonda nos turnos manhã, tarde e noite, no formato presencial, no auditório do IFRS Campus Farroupilha, e haverá transmissão online pelo YouTube do Campus. O público são estudantes de cursos técnicos de nível médio e de cursos superiores de graduação, bem como membros da comunidade externa.

 

Nome da ação:  Dia mundial da alimentação: o que é segurança alimentar e nutricional

Coordenação: Ruana Maíra Schneider

Modalidade: Evento

Resumo: A presente proposta tem como foco a discussão pautada no tema da insegurança alimentar e da feminização da pobreza, integra de forma interseccional os trabalhos dos núcleos de estudos e pesquisa (NEPGS e NEABI). Acredita-se, que o ambiente escolar é um cenário importante para que este debate seja realizado, pois o combate à fome é uma questão estruturante para o desenvolvimento de uma sociedade justa e livre de opressões econômicas raciais e de gênero, valores estes pertencentes a Política Pública de Educação.

 

Nome da ação: DTG Raízes da Cultura

Coordenação: Laura de Andrade Souza

Modalidade: Programa

Resumo: O DTG – Departamento Tradicionalista Gaúcho Raízes da Cultura do IFRS Campus Farroupilha, vem se consolidando como um espaço propício para que os participantes possam explorar novas habilidades e competências que contribuirão para seu desenvolvimento como ser social, resultando assim num melhor desempenho em todas atividades curriculares. A partir disso, o Programa pretende difundir as artes, a tradição, os usos, os costumes e a cultura da Região Sul do Brasil no IFRS – Campus Farroupilha. Serão desenvolvidas atividades de danças, músicas a partir de temas tradicionalista gaúcho, regionalista, e nativista. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão está evidenciada nos projetos vinculados a este programa e que integram atividades acadêmicas e sociais, aproximando o IFRS Campus Farroupilha da comunidade em que está inserido. Espera-se fomentar entre alunos, servidores e comunidade externa, a partir das atividades propostas pelo DTG Raízes da Cultura, o conhecimento sobre a tradição, usos e s costumes da cultura da Regão Sul do Brasil agregando valores à formação dos estudantes deste campus

 

Nome da ação: I Fórum de Grupos de Pesquisa em Educação do IFRS – Campus Farroupilha

Coordenação: Daniela de Campos

Modalidade: Evento

Resumo: Trata-se de evento que pretende reunir coordenadores e participantes de grupos de pesquisa na área de Educação e Ciências Humanas para discutir temas relevantes à essa área do saber, projetos em desenvolvimento nos diferentes grupos e possibilidades de parcerias futuras. O encontro ocorrerá em formato remoto, facilitando a participação de pesquisadores de outros campi do IFRS.

 

Nome da ação: IFShare

Coordenação: Tânia Craco

Modalidade: Projeto

Resumo: O projeto visa a atender e apoiar Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais (MEIs) da cidade de Farroupilha, através de um processo de diagnóstico e orientação nas principais áreas da gestão, visando à sobrevivência, a manutenção e a ampliação da capacidade de operação das organizações assessoradas. Oferecendo assessorias nos seguintes pontos: 1) Análise estratégica; 2) Plano de negócio; 3) Plano financeiro; 4) Plano de ação; 5) Legislação: código de defesa do consumidor, direitos trabalhistas e tributário.

 

Nome da ação: IFSPIN

Coordenação: Tânia Craco

Modalidade: Projeto

Resumo: As crescentes construções verticais dos centos urbanos pode incorrer impactos negativos na gestão ambiental, ou seja, a grande quantidade de resíduos gerados nos condomínios residenciais se constitui um aspecto ambiental com potencial poluidor se caso não for tratado corretamente. Gerando impactos como: danos à saúde dos moradores e a poluição do meio ambiente. Nesse sentido o projeto tem por objetivo auxiliar os condomínios residenciais de Farroupilha gerenciar os seus resíduos sólidos.

 

Nome da ação: Inclusão para o Autismo

Coordenação: Murillo Pereira Azevedo

Modalidade: Curso

Resumo: A inclusão de autistas no meio educacional, apesar de pautada em lei, ainda é um desafio diário. Para ajudar na efetivação da mesma, o presente projeto visa propor a capacitação de profissionais de apoio escolar (monitores) e professores, principalmente para os que atuam na rede municipal de educação de Farroupilha-RS, por meio de parceria com a AMAFA (Associação de pais e amigos do autista de Farroupilha – que disponibiliza o espaço e os profissionais para o evento), MOAB (Movimento Orgulho Autista do Brasil, que construiu as pontes e está a frente do presente projeto) e a Secretaria de Educação de Farroupilha, cujos profissionais são o publico alvo da capacitação. O projeto também conta com o apoio dos vereadores Juliano Baungarten e Gilberto do Amarante

 

Nome da ação: Inovação, trabalho e criatividade com Domenico De Masi

Coordenação: Tânia Craco

Modalidade: Evento

Resumo: O intuito do evento é acessar diferentes visões de negócios e tendências em relação aos aspectos de trabalho, criatividade e inovação, debatendo temas transversais à área, instigando a busca e a troca constante de conhecimento entre indivíduos. A programação contará com o professor e sociólogo italiano autor do famoso conceito de “ócio criativo” e internacionalmente conhecido por assuntos relacionados ao trabalho.

 

Nome da ação: ITInErantE: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão

Coordenação: Elisangela Muncinelli Caldas

Modalidade: Projeto

Resumo: A tecnologia está intrinsicamente inserida na sociedade atual e é uma força determinante no avanço da Ciência. No entanto, de acordo com o Censo da Educação Superior (2019), os cursos das áreas das Ciências Exatas, da Natureza e Engenharias, ou seja, aqueles diretamente ligados à tecnologia são menos procurados que cursos das áreas da Saúde e Bem-estar. Pensar em um país desenvolvido tecnologicamente pressupõe, na esfera da educação formal, prover práticas pedagógicas que naturalizem a participação dos estudantes nas áreas tecnológicas desde a educação básica. Adicionalmente, a proposição de qualquer atividade que busca impactar estudantes, considera o planejamento e a mediação do professor. Então, faz-se necessário que esses profissionais estejam em contínuo aperfeiçoamento da prática docente. O projeto ‘ITInErante: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão’ estabelece-se em parceria com a EEEF Carlos Fetter, no município de Farroupilha, com o objetivo de introduzir a tecnologia de impressão 3D aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e às professoras de Ciências da Natureza e Matemática, ofertando formação às docentes e aproximando os estudantes das áreas tecnológicas. Para tal, estão previstas Oficinas de Impressão 3D aliadas à temáticas de Ciências da Natureza e Matemática que serão ofertadas nas dependências da escola, utilizando a impressora ITInErantE. Ainda, está prevista a impressão 3D de objetos/materiais didáticos para serem utilizados nas atividades de Ensino, conforme delineamento com as docentes envolvidas. Nessa perspectiva, reforça-se o compromisso do IFRS de dialogar e atuar na comunidade local contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e profissional.

 

Nome da ação: LABORATÓRIO PEDAGÓGICO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS – LABPED ANO 2

Coordenação: Samantha Dias de Lima

Modalidade: Curso

Resumo: Partindo da experiência do ano anterior que resultou no material construído “Vocabulário LABPED: saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – Ano 1. Samantha Dias de Lima – organizadora. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022” disponível em https://ifrs.edu.br/farroupilha/wp-content/uploads/sites/12/2022/04/eBook_Vocabulario-LABPED-1.pdf iremos desenvolver a segunda edição do nosso Laboratório de Experiências Educativas. Neste ano, a oferta está concentrada no segundo semestre, e terá 30 horas de carga horária, pois prevê além dos encontros virtuais, prevê o desenvolvimento e socialização de experiências educativas vivenciadas pelos cursistas no seu Promover um espaço de experiências educativas, de cunho formativo aos estudantes do IFRS Campus Farroupilha e outros campis, professores da Educação Básica e interessados na temática central desta edição “experiências educativas no contexto escolar”. O laboratório pedagógico de experiências educativas (LABPED) se materializará nas múltiplas aprendizagens mediadas pelas ações virtuais mensais que prevê os estudos dirigidos e experimentos nas escolas, mobilizando as múltiplas formas que envolvem o aprender – e o ensinar, culminando na socialização das experiências produzidas pelos protagonistas – os cursistas e seus estudantes.pedagógico.

 

Nome da ação: Leituras e vivências afirmativas no IFRS Campus Farroupilha

Coordenação: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Programa

Resumo: O Programa ‘Leituras e vivências no IFRS Campus Farroupilha’ é um programa amplo que objetiva promover ações desenvolvidas na perspectiva das temáticas de identidades de gênero, relações étnicos-raciais e inclusão. As ações propostas são articuladas pelos Núcleo de Ações Afirmativas atuantes no IFRS Campus Farroupilha, quais sejam: o NAPNE, o NEABI e o NEPGS, bem como por docentes e técnicos colaboradores que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão atinentes às relações de gênero, educação das relações étnico-raciais e estudos para educação inclusiva. Assim, propõe-se que este programa coordene ações como estudos, eventos, cursos e debates nas temáticas sinalizadas. As atividades constituem a proposta de metodologia a ser adotada e se relacionam com o objetivo comum de contribuir para uma educação não discriminatória, promovendo estudos e diálogo com a comunidade interna e externa e renovando espaços de debate e formação com vistas à desmistificação de preconceitos e ao combate da discriminação de gênero e de raça. Assim , esperamos dar continuidade às ações desenvolvidas nas edições de 2020 e 2021 e seguir proporcionando a valorização da diversidade cultural e do respeito à diferença em nosso país e na região de abrangência do IFRS Campus Farroupilha. Desse modo, ensejamos o fortalecimento e a constância na atuação dos Núcleos (NAPNE, NEABI e NEPGS) no referido campus, ampliação de ações afirmativas no espaço acadêmico para a comunidade interna e externa, além de efetivar com prioridade o estreitamento e manutenção de laços com coletivos e grupos comunitários em nosso contexto de abrangência.

 

Nome da ação: Meninas nas Ciências 2022

Coordenação: Delma Tânia Bertholdo

Modalidade: Projeto

Resumo: Por sua característica tecnológica, a maioria dos ingressantes no IFRS é do gênero masculino. Segundo pesquisas recentes, a jovem delineia seu futuro acadêmico no 9º ano do ensino fundamental, mas quase sempre são desestimuladas às áreas das ciências devido ao estereótipo de que ‘lugar de menina não é na ciência’. Face a isso, este projeto estimula e incentiva alunas do 9º ano do ensino fundamental para encontros periódicos de práticas de ciências e tecnologia com ambiente específico para a construção do conhecimento científico de modo que as jovens vejam a área das ciências exatas como alternativa ao seu futuro profissional. Serão 12 encontros semanais com 3,5h cada para práticas e experimentos que envolvam diversas áreas do conhecimento disponíveis no câmpus Farroupilha com vistas ao conhecimento para a construção de um produto final, aqui escolhido como uma luminária. A partir desse mote, as meninas serão levadas ao mundo das ciências e da tecnologia de modo lúdico e aplicado. Os encontros e oficinas serão coordenados e ministrados por professores da área da engenharia do IFRS campus Farroupilha com experiência nesse tipo de público (O projeto Meninas nas Ciências iniciou em 2016 no campus). O auxílio de bolsista de graduação em Engenharia será imprescindível para a condução das oficinas e para a sua formação integral. No primeiro encontro e no último encontro serão aplicados questionários/atividades que permitirão um acompanhamento sobre a percepção de ciências e as motivações das profissões que as meninas almejam seguir. Pretende-se, assim, fomentar novas carreira femininas nas áreas tecnológicas.

 

Nome da ação: Minicisterna residencial

Coordenação: Murillo Pereira Azevedo

Modalidade: Projeto

Resumo: Este projeto tem a intenção de promover a sustentabilidade na comunidade próxima ao campus Farroupilha do IFRS. Para isso, pretende projetar e produzir cisternas residenciais que irão armazenar a água da chuva, não potável, para ser utilizada em atividades domesticas como, lavagem de pisos, calçadas, paredes, irrigação de plantações, jardins e escoamento de dejetos dos vasos sanitários, entre outros.

 

Nome da ação: NEPEA em Ação (2022)

Coordenação: Pâmela Perini / Melissa Dietrich da Rosa

Modalidade: Projeto

Resumo: As ações humanas têm provocado intensas alterações no meio ambiente, gerando condições desfavoráveis à sobrevivência da própria espécie humana e de todas as demais formas de vida no planeta. A educação ambiental é uma das estratégias de formar cidadãos conscientes, que reconhecem os problemas ambientais e buscam soluções para a construção de uma sociedade sustentável. Nesse sentido, por este projeto, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gestão Ambiental do IFRS Campus Farroupilha (NEPEA) tem o objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a percepção ambiental e o engajamento individual e coletivo em ações de preservação do meio ambiente e escolhas sustentáveis. Para tanto, pretende promover ações de educação ambiental diversas por meio de mídias sociais. E, desta forma, contribuir com a divulgação científica de informações sobre alguns problemas ambientais e suas possíveis soluções, abordando também os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a realidade local.

 

Nome da ação: Palestra: Dignidade menstrual

Coordenação: Ruana Maíra Schneider

Modalidade: Evento

Resumo: Palestra vinculada ao programa Leituras e Vivências Afirmativas em conjunto com o projeto ‘Dignidade Menstrual’ cujo objetivo principal é promover a distribuição gratuita de absorventes higiênicos descartáveis e coletores reutilizáveis para estudantes que necessitam, dos 17 campi da instituição. Conforme artigo 4o da Instrução Normativa IFRS 001 de 13 de maio de 2022, o campus desenvolverá ações educativas para toda a comunidade acadêmica, voltadas à educação em sexualidade e reprodução, com vistas ao combate à desigualdade e violações dos direitos das pessoas que menstruam. A presente proposta consta de uma palestra a ser realizada na data de 27 de outubro de 2022 para todas as turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos turnos matutino e vespertino, bem como turmas dos cursos superiores destes turnos.

 

Nome da ação: PEnsE 2022_8ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS Campus Farroupilha

Coordenação: Michele Oliveira da Silva Franco

Modalidade: Projeto

Resumo: Anualmente o Campus Farroupilha realiza o PEnsE, a 8ª edição que será será realizado de 28 a 30 de novembro de 2022 no formato presencial, aproveitando-se pontualmente de atividades remotas como meio para potencializar o alcance do evento. Contará com a apresentação de trabalhos oriundos de ações de ensino, pesquisa e/ou extensão realizados por servidores(as) e estudantes do IFRS e também pela comunidade externa. O evento ocorre após a retomada das atividades pedagógicas de forma presencial, servindo como momento único de integração da comunidade acadêmica interna e externa do IFRS Campus Farroupilha. A pauta é de incansável debate, de fácil contextualização e com capacidade de mobilizar trabalhos de diversos níveis de aprofundamento. O site oficial do PEnsE 2022 pode ser acessado em ifrs.edu.br/farroupilha/pense2022.

 

Nome da ação: Processamento e Caracterização de materiais poliméricos

Coordenação: Laura de Andrade Souza

Modalidade: Prestação Institucional de Serviços

Resumo: A Pesquisa e desenvolvimento (P&D) é um processo destinado a criar um produto novo, ou mesmo aprimorar um produto já existente. Levando em conta o avanço da tecnologia, testes em pequena escala (escala piloto) e a caracterização de materiais com auxílio de equipamentos modernos, vem de encontro com as necessidades de pesquisadores, empresas locais e regionais que necessitam de resultados de análises ou de testes de processamento em pequena escala para dar continuidade no desenvolvimento de materiais ou mesmo para obter resultados para o seu controle de qualidade. Esta proposta de prestação de serviços visa contribuir para realização do processamento de materiais por extrusão e injeção, bem como análises de caracterização de materiais.

 

Nome da ação: Programa de Iniciação Científica da OBMEP – Encontros quinzenais

Coordenação: Ruana Maíra Schneider

Modalidade: Programa

Resumo:  A presente proposta é composta de duas ações principais: Iniciação científica da OBEMP e Conexão. A “Iniciação Científica da OBEMEP” (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), é composta de encontros quinzenais para cerca de 60 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Farroupilha voltadas para o estudo de tópicos de Matemática e preparação para Olimpíadas de Matemática.

 

Nome da ação: Programa de Iniciação Científica da OBMEP/ Conexão

Coordenação: Ruana Maíra Schneider

Modalidade: Programa

Resumo: A presente proposta é composta de duas ações principais: Iniciação científica da OBEMP e Conexão. A “Iniciação Científica da OBEMEP” (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), é composta de encontros quinzenais para cerca de 60 alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Farroupilha voltadas para o estudo de tópicos de Matemática e preparação para Olimpíadas de Matemática. Já o encontro Conexão visa promover a integração entre os alunos participantes da Iniciação Científica da OBMEP do campus Farroupilha e alunos e professores participantes projetos semelhantes em outras instituições, como outros polos de PIC e OBMEP na Escola (ONE). O encontro de alunos e professores desses dois programas acontece desde 2014 e já foi sediado no IFRS campus Bento Gonçalves e UFRGS. Neste encontro regional, serão realizadas palestras e oficinas a serem ministradas e conduzidas por professores das instituições parceiras e ex-alunos do programa. Também serão promovidos jogos estratégicos e desafios em equipe, a fim de estabelecer um espaço de integração, entretenimento e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o objetivo principal do programa é promover a troca de experiências acadêmicas entre os alunos participantes do município de Farroupilha e alunos e professores oriundos de outras cidades, participantes de projetos semelhantes. O resultado esperado após a realização destas ações tem um viés formativo para alunos e professores, além da aproximação destes estudantes com o IFRS.

 

Nome da ação: Projeto Spotchecar – Oficinas de artes

Coordenação: Deise Inara Cremonini Dagnese

Modalidade: Projeto

Resumo: Projeto Spotchecar são oficinas de arte e cultura propostas em parceria com o Instituto Maria Galbusera/Casa Mater’Dei para pessoas idosas. Tem como objetivo criar espaço para que estes idosos possam exercer e praticar sua criatividade por meio de trabalho social mantido pelo Instituto Maria Galbusera/Casa Marter’Dei. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos tem como objetivo esta pautado no desenvolvimento de ações que possibilitem a convivência social e o exercício da cidadania, evitando o isolamento, a discriminação e a institucionalização.

 

Nome da ação: Roda Cultural Alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Coordenação: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Evento

Resumo: A Roda Cultural alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha tem por objetivo partilhar leituras e apresentações artísticas tendo por foco obras de autoria de mulheres negras, latino-americanas e caribenhas. Com isso, espera-se ampliar oportunidades de valorização e apreciação de suas produções intelectuais e artísticas, em diálogo com a comunidade interna e externa.

 

Nome da ação: Semana acadêmica: Inovação e suas diversas perspectivas

Coordenação: Tânia Craco

Modalidade: Projeto

Resumo: A 2ª Semana Acadêmica do curso de Gestão (graduação e pós gradução) acontecerá na modalidade hibrida entre os dia 07 a 11 de novembro no Instituto Federal campus Farroupilha. O âmago da temática desse ano será inovação, que no cenário competitivo atual, tornou-se um assunto obrigatório no meio empresarial, pois fornece para a organização oportunidades de crescimento rápido, melhor do que seus concorrentes e influenciam a direção da indústria. O referido evento será composto por palestras com profissionais dessa área permitindo o compartilhamento de experiências e de conhecimentos técnicos com a comunidade acadêmica e externa, isso possibilitará que a pesquisa e o ensino se tornem mais atuais e expandindo dessa forma acessar diferentes visões de negócios e tendências, debatendo temas transversais à área.

 

Nome da ação: Treinamento de Xadrez

Coordenação: Augusto Massashi Horiguti

Modalidade: Projeto

Resumo: Este projeto visa dar continuidade ao oportunizar treinamento da modalidade xadrez através de plataformas on-line e Webconferências como forma de minimizar os efeitos da redução de eventos presenciais enxadrísticas. Além disso, visa também permitir a interação dos alunos e egressos do IFRS com outros atletas, visando um aprimoramento de desempenho através de torneios de Xadrez.

 

Nome da ação: Trilha para o Empreendedorismo: Organizando a sua ideia para criar um negócio 2021

Coordenação: Murillo Pereira Azevedo

Modalidade: Curso MOOC

Resumo: O curso Trilha para o Empreendedorismo: Organizando a sua ideia para criar um negócio, com 40 horas, será disponibilizado no Moodle (Reitoria) e será no formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, um curso on-line, aberto para todos os públicos (massivo) e sem tutoria. O curso proposto tem sua relevância, haja vista, proporcionar auxílio para pessoas que querem montar um negócio, porém, não sabem como organizar as ideias. Pretende-se que este seja o primeiro curso de uma série que proporcione aos alunos auxílio para criar seu negócio e prosperar.O formato escolhido faz com que os alunos possam se inscrever a qualquer tempo, realizarem o curso conforme seu ritmo e, ao alcançar menção mínima, receberão um certificado.

 

Nome da ação: VAMOS BRINCAR JUNTOS? EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS LÚDICAS NA BRINQUEDOTECA DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Coordenação: Samantha Dias de Lima

Modalidade: Curso

Resumo: O curso de extensão VAMOS BRINCAR JUNTOS? EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS LÚDICAS NA BRINQUEDOTECA DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA tem o convite expresso no nosso título “Vamos brincar juntos?”, aprofundaremos o caráter formativo e indissociável do projeto, integrando as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, e ambiciona pela primeira vez, em virtude dos tempos pandêmicos, ocorrerem de modo presencial, tendo como referência a nossa sala física, localizada no terceiro bloco do Campus Farroupilha. Deste modo, justificamos o convite expresso no nosso título “Vamos brincar juntos?”. Este curso é parte integrante do projeto intitulado “A BRINQUEDOTECA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ANO 3: VAMOS BRINCAR JUNTOS?” da continuidade ao projeto concluído (Edital 29/2021) ‘A reinvenção da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia: estratégias inovadoras em tempos de pandemia’ e ao projeto ‘Brinquedoteca do Curso de Licenciatura em Pedagogia: Espaço de Ensinar e Aprender’ (Edital 15/2020), ambos vinculados ao curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha.

 

Nome da ação: Visitas ao IFRS-Campus Farroupilha

Coordenação: Michele Oliveira da Silva Franco

Modalidade: Projeto

Resumo: A proposta tem como foco divulgar a instituição IFRS- Campus Farroupilha, seus cursos e sua estrutura. O projeto irá organizar um cronograma de visitas para que as escolas do Município e do Estado situadas na cidade de Farroupilha tragam suas turmas do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio para visitarem as dependências do Campus. No momento da visita serão apresentadas informações relacionadas ao ingresso, processo seletivo, cursos disponíveis, visita guiada pelo Campus para que conheçam a estrutura disponível. Além, das escolas o projeto irá organizar a recepção da comunidade externa interessadas em conhecer o Campus e obter informações relacionadas ao processo seletivo. O grande objetivo da proposta é fomentar o número de estudantes interessados em ingressar no IFRS- Campus Farroupilha e dar apoio a esse momento tão importante para a comunidade e para o Campus.

 

Nome da ação: Vozes em Roda: leituras com os Núcleos de Ações Afirmativas

Coordenação: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Projeto

Resumo: Este projeto/evento tem por objetivo oferecer rodas que fomentem práticas de leitura literária com enfoque para obras que evidenciem as vozes plurais no contexto brasileiro. A ação visa a contemplar a finalidade do Programa Leituras e Vivências Afirmativas de promover espaço para leituras e debates voltados para as temáticas de gênero e sexualidade, relações étnico-raciais e inclusão social. Assim, observando os eixos dos Núcleos de Ações Afirmativas do IFRS – Campus Farroupilha (NEPGS, NEABI e NAPNE), esperamos contribuir com a tematização da diversidade no âmbito institucional e local e problematização de práticas discriminatórias que seguem presentes na sociedade contemporânea. Para tanto, propõe-se a realização de cinco rodas de leitura, tanto no espaço do campus, como em outros espaços de Farroupilha/RS. A atividade será aberta para o público interno e externo, embora seja pertinente salientar que incentivaremos a participação discente nos encontros, de modo que tenham a possibilidade de se envolverem mais nas atividades de extensão do campus. O período de execução da atividade está previsto entre os meses de outubro e dezembro de 2022, com periodicidade quinzenal

 

 

Conheça as ações de extensão executadas no ano de 2021 no IFRS- Campus Farroupilha.

 

1. Nome da ação: Administração Financeira

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso EaD

Resumo: A proposição do curso de Administração Financeira é direcionada para estudantes do IFRS, egressos, servidores e profissionais da comunidade externa. Esta capacitação objetiva aprofundar os conhecimentos sobre a administração financeira, tratando temas como orçamento, custos, fluxo de caixa, preço, lucro, e outros conceitos fundamentais para administração financeira. Utiliza-se materiais da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância.

 

2. Nome da ação: Afirmar para educar na diversidade

Coordenadora: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Projeto

Resumo: Este projeto objetiva oportunizar o debate com vistas à sensibilização e enfrentamento da linguagem e das atitudes sexistas, machistas, transfóbicas, homofóbicas, racistas e capacitistas. A proposta abarca ações diversas como: estudo e desenvolvimento das referidas temáticas pelo Grêmio Estudantil e Programa Leituras e Vivências Afirmativas para produção de materiais como cards e textos reflexivos para postagens nos perfis dos Núcleos; oficina afirmativa dos Núcleos (NAPNE, NEABI e NEPGS) e CAE, articulados com o Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados e Grêmio Estudantil, em turmas de primeiro ano do Ensino Médio Integrado; e interações com a comunidade externa, por meio da geração de conteúdos digitais (cards e textos) em campanha relacionada às temáticas, essas resultantes de produções dos estudantes. Os conteúdos gerados serão veiculados por meio dos perfis do Instagram dos Núcleos de Ações Afirmativas e do Grêmio Estudantil do campus.

 

3. Nome da ação: A reinvenção da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia: O Brincar em tempos de pandemia

Coordenadora: Samantha Dias de Lima

Modalidade: Programa

Resumo: O projeto de extensão intitulado ‘A reinvenção da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia: o brincar em tempos de pandemia’ está associado a um Projeto Indissociável, (‘A reinvenção da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia: estratégias inovadoras em tempos de pandemia’- Edital 29/2021), ambos vinculados ao curso de Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha. As ações do projeto em pleito são de extensão, promovendo socializar por meio de um projeto de extensão, que culminará com uma formação virtual para 120 cursistas, compartilhamento os conhecimentos produzidos na Brinquedoteca do curso, considerando o momento pandêmico que ainda nos encontramos e a importância de mantermos os nossos investimentos na temática. O projeto tem entre os objetivos manter a pauta da importância do brincar no desenvolvimento humano, em especial nas infâncias, salvaguardando a brinquedoteca (virtual) do curso de Pedagogia enquanto espaço potente para isto, tendo em vista a necessidade de formarmos pedagogos e pedagogas comprometidos com tal agenda. Além disso, exploraremos o repositório virtual (que será produzido no Edital 29/2021) como acervo digital das produções deste projeto. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e far-se-á uso da ferramenta teórico-metodológica intitulada Pesquisa (de)formação um modo de pensar-fazer ensino e pesquisa de natureza participativa e formativa. Dessa forma, possibilita fazer um diagnóstico do cenário dos participantes do projeto aliando as questões da participação e da formação nas atividades de extensão a serem desenvolvidas. O projeto conta ainda com parceria de pesquisadores de outros campi e de outras instituições de ensino de diferentes localidades.

 

4. Nome da ação: Ciência em palco

Coordenador: Alexandre J. Bühler

Modalidade: Projeto

Resumo: Apesar de vivermos em mundo rodeado de tecnologia, onde a ciência tem um papel fundamental, boa parte da população ainda tem muito pouco ou quase nenhum conhecimento sobre como funciona a ciência ou sobre o quão importante ela realmente é sobre nossas vidas. Baseado nessa premissa, este projeto prevê a criação de peças teatrais que envolvam um tema central dentro da ciência e relatem, como ao longo do tempo, este tema foi evoluindo. Essa peças serão criadas com o auxílio de alunos bolsistas (voluntários ou não) dos cursos técnicos integrados do Ensino Médio do Campus. Uma vez prontas, as peças serão apresentadas para alunos da rede pública de ensino da cidade de Farroupilha. O objetivo é o de divulgar a ciência, buscando apresentá-la de uma forma simples e acessível ao público em geral.

 

5. Nome da ação: Educação Ambiental

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso EaD

Resumo: Esta capacitação é volta aos interessados nos temas ligados à Educação Ambiental, que é o processo de conscientização que entende que o homem não apenas faz parte da natureza, mas que depende dela para sobreviver, sendo fundamental manter o equilíbrio das relações estabelecidas com o ambiente natural. O curso está divido em quatro módulos, sendo eles: O homem e a natureza, o consumo e o meio ambiente; Fundamentos da Educação Ambiental; Educação Ambiental, conferências e legislação; Educação Ambiental na prática. Utiliza-se materiais da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância.

 

6. Nome da ação: Debatendo a curricularização da extensão nos Cursos de Engenharia e Tecnologia Mecânica

Coordenadora: Melissa Dietrich da Rosa

Modalidade: Evento

Resumo: O intuito do evento é debater a curricularização da extensão em cursos de Engenharia e Tecnologia, principalmente da área mecânica, através do compartilhamento de experiências de Coordenadores de Cursos que já implementaram o processo. O evento será no modelo remoto, através do YouTube, no formato de mesa redonda contando com os seguintes convidados: Prof. Carlos Alfredo Gracioli Aita – Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica do IFSC – Xanxerê Prof. Tomé de Pádua – Mestre em Educação com foco na Curricularização da Extensão – IFSC Prof. Samuel Scheleski – IFSC Xanxerê Prof. Matheus Fontanelle Pereira – Coord. Engenharia Mecânica – IFSC Lages

 

7. Nome da ação: Debate por uma Educação Não Discriminatória

Coordenadora: Minéia Frezza

Modalidade: Evento

Resumo: Vinculado à Política de Ações Afirmativas do IFRS e promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS – Campus Farroupilha, o evento consistirá em um debate online em alusão ao Dia de Luta por uma Educação não Sexista e não Discriminatória (21/06). Para a ocasião, contaremos com a participação de Fabrício Romani Gomes Araujo, Professor de História da rede municipal de Farroupilha e da rede estadual do Rio Grande do Sul. Doutorando no PPG em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O convidado abordará o dever de afirmação de compromissos de luta que visem combater todo tipo de preconceito, assumindo o papel da escola no cumprimento de sua função social de comprometimento com a formação intelectual, científica e cidadã e de seus estudantes. A discussão terá como base o artigo de autoria do palestrante convidado, intitulado ‘A história que (quase) ninguém conta: as/os dissidentes do heteroCistema na educação básica e nas passarelas do samba’ (2021).

 

8. Nome da ação: Direitos, Nome Social e Visibilidade Trans no IFRS

Coordenadora: Minéia Frezza

Modalidade: Evento

Resumo: Vinculado à Política de Ações Afirmativas do IFRS e promovido pelos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS, pela Assessoria de Relações Étnico-Raciais e pela Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade, o evento consistirá em uma formação docente sobre nome social. Para a ocasião, contaremos com a participação das seguintes pessoas convidadas: Priscila Froés, Acácia Rufatto, Bryan Maciel e Vércio Gonçalves Conceição, que abordarão a temática por meio do compartilhamento de suas experiências pessoais e acadêmicas em relação a direitos, nome social e visibilidade trans no IFRS. O debate contará com a mediação da Professora Deisi Noro. Nesse sentido, a formação abordará o dever de afirmação de compromissos de luta que visem combater todo tipo de preconceito, assumindo o papel da escola no cumprimento de sua função social de comprometimento com a formação intelectual, científica e cidadã e de seus estudantes.

 

9. Nome da ação: Educação em Saúde: formação continuada para atuação nos espaços comunitários

Coordenadora: Luciane Torezan Viegas

Modalidade: Curso

Resumo: No momento atual, em que a pandemia do Covid-19 assola o mundo e dá visibilidade às inúmeras carências e necessidades, evidencia-se e torna-se premente unirmos esforços e contribuirmos com conhecimentos a fim de avançarmos em áreas dentro de nossa esfera de atuação. Trata-se de um curso dirigido a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e à equipe de visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cinquentenário, localizada próxima ao IFRS/Campus Farroupilha, atendendo a comunidade local. O objetivo geral deste curso será oportunizar a aquisição de novos conhecimentos referentes à função desempenhada pelos participantes junto às famílias atendidas. O curso proposto será totalmente online, utilizando as mesmas ferramentas empregadas em aulas remotas pelo IFRS/Campus Farroupilha. Para as atividades síncronas semanais será utilizada a ferramenta Google Meet e as atividades assíncronas, acontecerão pelo Moodle do campus Farroupilha. Durante a realização do curso serão realizadas avaliações processuais escritas sistemáticas e feedbacks orais a cada encontro. Os conteúdos do curso versarão sobre: aspectos gerais do desenvolvimento humano – gestante, criança, adulto, idoso; desenvolvimento infantil; deficiências cognitivas/ transtornos do desenvolvimento; dinâmicas de grupo; vínculos afetivos familiares; atividades lúdicas; reaproveitamento de materiais recicláveis. Assim, a proposta deste curso de formação continuada, além de acolher a uma demanda da comunidade local atendida pela SMS/ Farroupilha, também contribuirá, a longo prazo, para se pensar na formação profissional e nas ações dos profissionais pedagogos formados pelo Curso de Pedagogia do IFRS/Campus Farroupilha, que também atuarão em espaços de educação não-formal.

 

10. Nome da ação: Educação em Saúde: oportunidades educativas e desenvolvimento infantile

Coordenadora: Luciane Torezan Viegas

Modalidade: Projeto

Resumo: Trata-se de um projeto dirigido a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e à equipe de visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que atuam atendendo a comunidade local. O objetivo geral deste projeto será oportunizar a aquisição de novos conhecimentos referentes à função desempenhada pelos participantes junto às famílias da comunidade local. O projeto proposto será totalmente online, utilizando as mesmas ferramentas empregadas em aulas remotas pelo IFRS/Campus Farroupilha, ou seja, encontros pelo Google Meet e como ambiente virtual o Moodle do campus Farroupilha. Metodologicamente, durante os encontros síncronos, os visitadores do PIM e ACS relatarão suas necessidades em termos de intervenção pedagógica junto às crianças e joves das famīlias atendidas. Desta forma, as bolsistas realizarão pesquisas sobre as possibilidades de elaboraça6o de materiais sobre os temas e o grupo definirá conjuntamente sobre o que faz sentido elaborar, produzir ou propor que as famílias se engajem e produzam conjuntamente para fomentar o desenvolvimento infantil (jogos, brinquedos, materiais concretos e outros construidos com base nas demandas trazidas pelos participantes). Assim, as estratégias de intervenção e propostas práticas educativas poderão ser organizadas e utilizadas, uma vez que constituirão parte do acervo composto pelo grupo. Basicamente, espera-se que os materiais utilizados e as propostas encaminhadas surjam nos momentos de visita, quando os profissionais da saúde perceberem ‘oportunidades educativas’ como uma brincadeira, ou possibilidade de jogo ou uso de materiais que sejam do agrado das famílias e que possam motivá-los para que se trabalhe o desenvolvimento infantil.

 

11. Nome da ação: Evento integração entre academia, mercado e comunidade

Coordenadora: Tânia Craco

Modalidade: Evento

Resumo: O intuito do evento é valorizar as organizações da Serra Gaúcha, acessando visões de negócios e tendências, debatendo temas transversais à área, instigando a busca e a troca constante de conhecimento entre indivíduos. A programação contará com a palestra do Sr. Eduardo Manenti Vargas (diretor da Fras-le), profissional com mais de 20 anos de experiência atuando em empresas líderes de mercado e com conhecimento sobre o mercado internacional.

 

12. Nome da ação: Geografia I

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso Ead

Resumo: A proposição do curso de “Geografia I” é direcionada para estudantes do IFRS, egressos, servidores e profissionais da comunidade externa. Esta capacitação objetiva aprofundar os conhecimentos sobre as principais questões relacionadas à geografia como conceitos fundamentais, formação e regionalização do Brasil, aspectos ligados à geografia física e temas relacionados à população. Utiliza-se materiais da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância.

 

13. Nome da ação: Geografia II

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso EaD

Resumo: A proposição do curso de “Geografia II” é direcionada para estudantes do IFRS, egressos, servidores e profissionais da comunidade externa. Esta capacitação objetiva aprofundar os conhecimentos sobre as principais questões relacionadas à geografia como: IDH no Brasil e no Mundo; Espaço Rural e questão agrária; Produção Agropecuária Brasileira; Espaço Urbano Brasileiro; Atividade Industrial no Brasil; Produção de Energia no Brasil; Transportes no Brasil; Desenvolvimento x natureza; Fóruns Mundiais Sociais: Uma outra globalização é possível?. Utiliza-se materiais da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância.

 

14. Nome da ação: Geografia e Geopolítica na Atualidade

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso EaD

A proposição do curso de Geografia e Geopolítica na Atualidade é direcionada para estudantes do IFRS, egressos, servidores e profissionais da comunidade externa. Esta capacitação objetiva aprofundar os conhecimentos sobre as principais questões relacionada à geopolítica e o papel da interação entre os países do mundo. Utiliza-se materiais da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância.

 

15. Nome da ação: Geografia e Turismo

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso Ead

Resumo: O curso de Geografia e turismo visa tratar de temas relacionados à cultura e características turísticas das 5 regiões brasileiras, classificadas pelo IBGE. É direcionado para estudantes do IFRS, egressos, servidores e à comunidade externa.Utiliza-se materiais próprios e, também da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância.

 

16. Nome da ação: Geologia Ambiental

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso EaD

Resumo: Esta capacitação é volta aos interessados nos temas ligados a formação conceitual e prática sobre os aspectos da Geologia Ambiental. As Unidades de Ensino focalizam temas relacionados aos conceitos de Pedologia e Geomorfologia, abrangendo questões que vão desde os conceitos, finalidades e limites da ciência. O curso está divido em quatro módulos, sendo eles: I – Conceitos básicos: o que é Geologia Ambiental?; II – Os principais tipos de solos e seus atributos; III – Noções básicas de Pedologia e Geomorfologia; IV – As causas e as consequências do intemperismo e da erosão para o meio ambiente e para a vida humana. Utiliza-se materiais da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância

 

17. Nome da ação: História da Física

Coordenador: Murillo Pereira Azevedo

Modalidade: Curso

Resumo: Neste curso, com duração de 40h, o aluno terá a oportunidade de conhecer a vida e as obras dos mais importantes cientistas da história integrando a evolução do pensamento cientifico ao contexto social, político e religioso de sua época. Ao final do curso o aluno deverá ter compreendido que o conhecimento científico não evoluiu alheio ao mundo mas faz parte dele. Conta com vários personagens contribuindo, cada um à sua maneira, para a formação de teorias consolidadas, universais que ainda hoje ajudam no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da sociedade. O curso é ofertado para alunos que pretendem estudar pela modalidade de ensino a distância, logo cada um terá seu ritmo e o tempo que julgar necessárias para entregar as atividades. Este curso tem uma proposta de ensino gamificado, o que quer dizer que além de completar as atividades você será estimulado a superar desafios, acumular pontos, colecionar artefatos, conquistar medalhas ficar bem posicionado no ranking. Serão disponibilizados alguns textos e indicadas páginas na internet para leitura além de exercícios e atividades diversas. O curso está dividido em 3 módulos com atividades gamificadas em cada um. O estudante deve estar preparado para viajar no tempo e redescobrir as leis mais fundamentais da natureza usando apenas o raciocínio, a razão e um pouco de matemática. Seu aprendizado será ainda mais intenso se conhecer sobre a História e conversar com pessoas que gosta desse tema.

 

18. Nome da ação: IF MAIS EMPREENDEDOR NA SERRA GAÚCHA

Coordenadora: Anelise D’Arisbo

Modalidade: Projeto

Resumo: O projeto visa a atender e apoiar Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais (MEIs) da região da Serra Gaúcha, em especial às afetados pela Pandemia da Covid-19, através de um processo de diagnóstico e orientação nas principais áreas da gestão, visando a sobrevivência, a manutenção e a ampliação da capacidade de operação das organizações assessoradas. Pretende-se aqui institucionalizar no campus o projeto que foi selecionado pela CHAMADA PÚBLICA IFRS Nº 26/2021, a qual por sua vez integra o EDITAL Nº 05/2021 – ADESÃO AO PROGRAMA IF MAIS EMPREENDEDOR NACIONAL. Ainda, os coordenadores integramos um projeto multicampi do IFRS, o IFRS Contribui. Contamos com 6 bolsistas, sendo 2 estudantes de Graduação e 4 estudantes do ensino técnico. Selecionamos 7 empreendimentos para atuação sob nossa coordenação e atuaremos em conjunto em outros empreendimentos mais, sob coordenação de outros colegas.

 

19. Nome da ação: IFRS Campus Farroupilha e Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha: formação docente e compartilhamento de experiências

Coordenadora: Graciele Rosa da Costa Soares

Modalidade: Programa

Resumo: O presente programa visa oferecer espaços de formação continuada em serviço para professores da Rede Municipal de Farroupilha (pública e privada) oportunizando espaços de aprendizagem e compartilhamento de experiências a partir de propostas de servidores do IFRS Campus Farroupilha entre setembro de 2021 e dezembro de 2022. Serão realizados diferentes projetos com temáticas voltadas às demandas apresentadas pela Rede Municipal, ou identificadas a partir de contato direto com a comunidade Farroupilhense. A metodologia será variada considerando-se as especificidades de cada temática e grupo a ser atendido. Ao final de cada projeto serão realizadas avaliações que contribuirão para a avaliação final deste programa, indicando possíveis novas formas de atuação junto ao grupo de professores. Espera-se que o programa possa acolher as diferentes necessidades de formação dos professores da rede municipal de Farroupilha, bem como agregar experiências ricas de compartilhamento de vivências entre estes profissionais e os estudantes dos cursos da área de educação do IFRS Campus Farroupilha.

 

20. Nome da ação: Planejamento Ambiental

Coordenadora: Fernanda Pizzato

Modalidade: Curso EaD

Resumo: Esta capacitação é volta aos interessados nos temas ligados ao planejamento ambiental, que pode ser entendido como todo planejamento que prioriza a valorização e conservação da biodiversidade, beneficiando de forma sustentável a vida de uma determinada biosfera. O curso inicia com uma introdução ao tema, posteriormente trata sobre Políticas Públicas Ambientais, Sustentabilidade, Solo e Alimentos e, por fim, traz temas ligados à Degradação e Recuperação Ambiental. Utiliza-se materiais da Rede E-Tec, rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância.

 

21. Nome da ação: Geração de conteúdo para as mídias digitais do Coletivo Autoria

Coordenador: Nicholas Fonseca

Modalidade: Projeto

Resumo: Geração de conteúdo para as mídias digitais (YouTube e Instagram) do programa de extensão Coletivo Autoria. Previsão de conteúdos é: – Gravações de músicas autorais pelas bandas locais (gravações caseiras, em suas casas); – Gravação de vídeos por músicos da cidade sobre: composição musical; dicas de composição; dicas sobre prática em seus instrumentos musicais; – Auxílio na divulgação e compartilhamento de ações, notícias e lançamentos das banda locais, para fortalecimento da cena musical (principalmente a de rock e pop rock) de Farroupilha;

 

22. Nome da ação: LabPed: Laboratório pedagógico de experiências educativas

Coordenadora: Samantha Dias de Lima

Modalidade: Curso

Resumo: Considerando o previsto no edital 27/2020, “estimular o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e indissociáveis no âmbito do campus Farroupilha, com o objetivo de minimizar os impactos da suspensão das atividades presenciais em decorrência da Pandemia COVID-19 e criar condições para os alunos exerçam atividades complementares, após o retorno das atividades presenciais” este projeto justifica sua aderência, pois viabilizará através de ações indissociáveis de ensino-pesquisa-extensão oportunidades formativas aos nossos estudantes. O objetivo geral deste projeto é promover um espaço de experiências educativas, de cunho formativo aos estudantes do Campus Farroupilha vinculados à área da Educação, como os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, de Formação Pedagógica para não graduados, da Especialização em Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica e estudantes do Ensino Médio que tenham interesse em seguir na carreira do magistério, além de estudantes interessados de outros cursos e ocasionalmente da comunidade externa. Este espaço será entendido como um laboratório pedagógico de experiências educativas (LabPed) por proporcionar que as aprendizagens se deem através de espaços virtuais interativos via Google Meet promovendo diferentes experiências educativas por meio das trocas entre professores e alunos e também entres os pares, integrando os conhecimentos da área da Educação na formação inicial, por meio do ensino de competências necessárias para a formação profissional deste futuro professor, mas também através de formação continuada, explorando novas dimensões e possibilidades destes conhecimentos por meio da extensão, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora dos currículos acadêmicos

 

23. Nome da ação: Leituras e vivências afirmativas no IFRS Campus Farroupilha

Coordenadora: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Programa

Resumo: O Programa ‘Leituras e vivências no IFRS Campus Farroupilha’ é um programa amplo que objetiva promover ações desenvolvidas na perspectiva das temáticas de identidades de gênero, relações étnicos-raciais e inclusão. As ações propostas são articuladas pelos Núcleo de Ações Afirmativas atuantes no IFRS Campus Farroupilha, quais sejam: o NAPNE, o NEABI e o NEPGS, bem como por docentes e técnicos colaboradores. Assim, propõe-se que o referido programa coordene ações de estudos, eventos, cursos e debates com as temáticas de gênero e sexualidade, identidades e relações étnico-raciais e inclusão na educação, no formato remoto em vista da continuidade de atividades online no IFRS, no ano de 2021. As atividades anteriormente mencionadas contituem a proposta de metodologia a ser adotada neste programa e se relacionam com o objetivo comum de contribuir para uma educação não discriminatória, promovendo espaços de debate e formação com vistas à desmistificação de preconceitos e ao combate da discriminação de gênero e de raça. Assim , esperamos proporcionar a valorização da diversidade cultural e do respeito à diferença em nosso país e na região de abrangência do IFRS Campus Farroupilha. Desse modo, pretendemos prosseguir fortalecendo a atuação dos Núcleos (NAPNE, NEABI e NEPGS) no referido campus e incentivar a ampliação de ações afirmativas no espaço do campus para a comunidade interna e externa, além da busca pelo estreitamento e manutenção de laços com coletivos e grupos comunitários.

 

24. Nome da ação: Língua e cultura como ferramentas para acolher e integrar (i)migrantes e refugiados

Coordenadora: Minéia Frezza

Modalidade: Programa

Resumo: Atualmente, o Brasil está recebendo milhares de imigrantes e refugiados/as advindos/as de diversos países devido, principalmente, a políticas de acesso ao país que evoluíram muito nos últimos anos. Contudo, os serviços de acolhimento ainda não se tornaram políticas públicas, de modo que as poucas atividades empenhadas em receber, direcionar e promover a qualidade de vida dos/as imigrantes ainda são majoritariamente realizadas por parcas iniciativas individuais e de organizações voluntárias. Ademais, o contexto pandêmico atual, no qual atividades presenciais foram suspensas como medida de enfrentamento à COVID-19, resultou em uma diminuição da oferta de atividades dessa natureza. Para atender a essa demanda, este programa visa reunir a experiência de docentes de diferentes campi do IFRS envolvidas em atividades relacionadas ao ensino Português como Língua de Acolhimento (doravante PLAc) para promover atividades de acolhimento e integração de imigrantes e refugiados por meio de atividades que promovam trocas linguísticas e culturais.

 

25. Nome da ação: NEPEA em Ação

Coordenadora: Pâmela Perini

Modalidade:Projeto

Resumo: As ações humanas têm provocado intensas alterações no meio ambiente, gerando condições desfavoráveis à sobrevivência da própria espécie humana e de todas as demais formas de vida no planeta. A educação ambiental é uma das estratégias de formar cidadãos conscientes, que reconhecem os problemas ambientais e buscam soluções para a construção de uma sociedade sustentável. Nesse sentido, por este projeto, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gestão Ambiental do IFRS Campus Farroupilha (NEPEA) tem o objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a percepção ambiental e o engajamento individual e coletivo em ações de preservação do meio ambiente e escolhas sustentáveis. Para tanto, pretende promover ações de educação ambiental diversas por meio de mídias sociais. E, desta forma, contribuir com a divulgação científica de informações sobre alguns problemas ambientais e suas possíveis soluções, abordando também os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a realidade local.

 

26. Nome da ação:Oficinas de inglês para crianças da Casa Lar

Coordenadora: Lucilene Bender de Souza

Modalidade: Projeto

Resumo: As oficinas têm o objetivo de familiarizar as crianças com a língua inglesa, promovendo o interesse e o aprendizado de inglês a partir de músicas, histórias, teatrinhos, pinturas, jogos e outros recursos lúdicos. Ao término de cada encontro, as crianças receberão uma atividade com o conteúdo abordado para ser realizada como “tema” durante a semana de intervalo entre um encontro e outro. O público-alvo são as crianças da Casa Lar Padre Oscar Bertoldo de Farroupilha. Elas serão organizadas em dois grupos conforme a faixa etária. A princípio, pensamos em um grupo de 4 a 6 anos e outro de 7 a 10 anos. Os encontros serão quinzenais e terão a duração de meia hora para o primeiro grupo e quarenta e cinco minutos para o segundo grupo. A forma de realização será remota através do Google Meet ou do Zoom. O dia da semana e o horário serão acordados com a Casa Lar.

 

27. Nome da ação: PEnsE 2021_7ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS Campus Farroupilha

Coordenador(a): Michele Oliveira da Silva Franco / Felipe Sampaio

Modalidade: Projeto

Resumo: Anualmente o Campus Farroupilha realiza o PEnsE, a 7ª edição que será realizada entre os dias 14 e 16 de Dezembro/2021, devido a Pandemia COVID-19, será novamente virtual, podendo ter algumas ações presenciais desde que cumpram os protocolos sanitários estabelecidos. O PEnsE contará com a apresentação de trabalhos oriundos de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizados por servidores(as) e estudantes do IFRS e também pela comunidade externa. O evento será constituído de trabalhos de diversos níveis de aprofundamento que visem o debate entre os participantes, apresentações artistícas e culturais, oficinas e cursos. O site oficial do PEnsE pode ser acessado em ifrs.edu.br/farroupilha/pense.

 

28. Nome da ação: Personalização do Ensino por meio de Metodologias Ativas

Coordenadora: Graciele Rosa da Costa Soares

Modalidade: Curso EaD

Resumo: O curso visa abordar diferentes metodologias ativas que poderão ser utilizadas no desenvolvimento de aulas presenciais ou remotas. São trabalhados aspectos teóricos das seguintes abordagens: aprendizagem por pares, gamificação e design thinking. O curso é direcionado para profissionais ou estudantes da área da Educação.

 

29. Nome da ação: Português como Língua de Acolhimento para (i)migrantes e refugiados

Coordenadora: Minéia Frezza

Modalidade: Curso EaD

Resumo: O curso Português como Língua de Acolhimento para (I)Migrantes e Refugiados busca auxiliar o processo de integração de estrangeiros que, por diversos motivos, deixaram seu país de origem e buscam uma nova oportunidade no Brasil. O conhecimento básico da língua oficial do Brasil torna-se, portanto, uma necessidade, que facilitará a comunicação e a interação social desse público. O Curso será ofertado em uma turma de nível básico, módulo 1, contemplando no total 90 participantes. As aulas serão ministradas aos sábados de manhã, das 9h às 10h, sob coordenação de docentes da área de Letras. No Módulo 1, estão previstos os seguintes conteúdos: – Apresentação pessoal e saudações. – Localização no tempo e no espaço. Identificação de rua, bairro e cidade. Pontos importantes: prefeitura, posto de saúde, hospital, agência de empregos, mercado, farmácia, escola. – Profissões. Como elaborar um currículo vitae e se apresentar em uma entrevista de emprego. – Tempo livre e atividades de lazer. – Corpo humano (partes do corpo, cinco sentidos, como buscar atendimento médico). – Alimentação, vestuário, mobília, eletrodomésticos (como e onde comprar). – Meios de transporte e como utilizá-los. – Tópicos gramaticais aplicados a situações comunicativas: pronomes, artigos, substantivos (masculino e feminino, singular e plural), adjetivos, verbos (presente, passado e futuro). – Numerais. Preço dos produtos e utilização do dinheiro (moeda brasileira). – Aspectos histórico-culturais referentes ao Rio Grande do Sul e ao Brasil

 

30. Nome da ação: Português como Língua Adicional em rede – IFRS

Coordenadora: Minéia Frezza

Modalidade: Curso EaD

Resumo: O Curso Português como Língua Adicional em rede – IFRS busca auxiliar o processo de integração de estrangeiros que deixaram ou que visam deixar seu país de origem em busca oportunidades no Brasil, especialmente de estudo. O conhecimento básico da língua oficial do Brasil é imprescindível para comunicação e a interação social desse público. O Curso será ofertado para duas turmas de nível básico, módulo 1, contemplando, no total, 40 participantes. Integrando o Edital CONIF/AI Nº 05, de 17 de maio de 2021, o PLA em Rede – IFRS, trata-se de um curso a distância tradicional, i.e., com tutoria, com limite de vagas e processo seletivo específico. Com carga horária de 150 horas, o curso foi criado e está hospedado no Moodle do IFSULDEMINAS, que organizou 18 lições baseadas no material didático de PLA elaborado por uma equipe do IFSUL (2015) vinculada ao Programa e-Tec, sendo aberta uma nova lição a cada semana. Além das atividades assíncronas organizadas pelo IFSULDEMINAS, haverá a oferta de encontros síncronos quinzenais por meio da plataforma Google Meet, nos quais haverá um enfoque em atividades interativas direcionadas à área de Português como Língua de Acolhimento de Acolhimento (doravante PLAc). As atividades assíncronas e síncronas serão moderadas pelos tutores do curso, que são bolsistas do Programa de Extensão Língua e cultura como ferramentas para acolher e integrar (i)migrantes e refugiados, com o apoio da coordenadora do curso, do moderador da plataforma, conforme orientado pelas diretrizes do Edital do CONIF supracitado.

 

31. Nome da ação: Programa de Iniciação Científica da OBMEP

Coordenadora: Ruana Maíra Schneider

Modalidade: Projeto

Resumo: O Programa de Iniciação Científica da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é oferecido aos alunos de Ensino Médio do IFRS e de escolas da região que tenham interesse em participar. O principal objetivo do programa é aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático. As atividades envolvem encontros online semanais com o professora, exercícios individuais e em grupos, avaliações online, participação em fórum e entrega de atividades em plataforma virtual mantida pela equipe da OBMEP.

 

32. Nome da ação: Representatividade importa: reflexões para uma educação antirracista

Coordenadora: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Evento

Resumo: Esta ação intercampi, proposta em parceria entre NEABIs Campi Farroupilha e Osório, tem por objetivo discutir acerca da importância da representatividade na educação. A ação visa a fomentar a reflexão para uma educação antirracista e problematizar o racismo estrutural e institucional que ainda persistem em nossa sociedade, bem como em seus contextos educacionais. Para tanto, os convidados Estevão de Fontoura (IFRS) e Maria Eduarda Ribeiro da Silva (UCS) debaterão acerca da representatividade negra na educação e nos currículos escolares contemporâneos, ensejando a promoção de práticas antirracistas no espaço escolar. O debate integra a programação da Formação Pedagógica 2021 do Campus Farroupilha e está vinculado ao Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha.

 

33. Nome da ação: Rodas de conversa: atravessando fronteiras : imigração, refúgio e arte

Coordenadora: Minéia Frezza

Modalidade: Evento

Resumo:As ‘Rodas culturais: atravessando fronteiras’ serão oportunidades de trocas entre brasileiras/os e imigrantes com vistas a promover a integração destes e o respeito daqueles. A proposta prevê a realização de cinco encontros on-line, com início em agosto de 2021 e término em janeiro de 2022. A ação contará com convidados/as representantes dos imigrantes instalados nas regiões de abrangência do IFRS, tais como Haitianas/os, Senegalesas/es, Bengalis, Venezuelanas/os, etc., que partilharão aspectos sobre a cultura dos seus países de origem, tais como artes, religiões, com as/os demais participantes de cada encontro. Os encontros ocorrerão em língua portuguesa, contando com o relato de experiência dos/as convidados/as, moderação da equipe organizadora e interação dos/as participantes. Com isso, esperamos contribuir com a ampliação de espaços de acolhimento e integração de imigrantes e refugiados e oportunizar situações de aprendizado e interações significativas com sujeitos da comunidade em geral.

 

34. Nome da ação: Roda de leitura: Escrevivências, em Conceição Evaristo

Coordenadora: Mônica de Souza Chissini

Modalidade: Evento

Resumo: Este evento objetiva ofertar uma Roda de leitura a partir da obra da autora Conceição Evaristo, com enfoque para a discussão da noção de ‘Escrevivência’, por ela cunhada. A ação, que conta com a convidada Giselle Maria Santos de Araújo, professora do IFRS – Campus Alvorada, escritora e pesquisadora da área de Literatura, busca aprofundar o tema da Escrevivência, enquanto desdobramento do projeto de ensino (Escre)Vivências em Educação, coordenado pela Professora Daniela de Campos, porém também fomentar a visibilidade da obra literária de Evaristo e da literatura de autoria de mulheres negras brasileiras. A atividade é também alusiva ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25/07/21, está vinculado ao Programa de Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha e é organizada pelo NEABI e NEPGS Campus Farroupilha.

 

35. Nome da ação: Sarau Artístico 08 de Março

Coordenadora: Minéia Frezza

Modalidade: Evento

Resumo: Ao longo dos anos as mulheres protagonizaram muitas lutas sociais e econômicas, além de também terem tido um papel importante em muitas descobertas científicas. Destes movimentos surgiram muitos direitos, leis e datas que buscam dar fim às desigualdades que circundam as mulheres cotidianamente ou ao menos, diminuí-las. No entanto, muitas mulheres ainda hoje são desassistidas, esquecidas e censuradas. A partir disso e com o intuito de buscar a reflexão acerca do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 08 de março e permitir uma maior visibilidade às mulheres e aos diversos aspectos que as cercam na sociedade, o Grêmio Estudantil Anísio Teixeira, em conjunto com NEABI, NEPGS, NEPEA e NAPNE do IFRS Campus Farroupilha, promove um sarau artístico, cujo tema são as diversas situações que são impostas às mulheres no dia a dia.

 

36. Nome da ação:Semear: saberes interculturais para cultivo de hortas orgânicas

Coordenador: Osmar Lottermann / Delma Tânia Bertholdo

Modalidade: Projeto

Resumo: O projeto objetiva constituir, por meio de trocas de saberes entre comunidade interna e externa, estratégias para a construção e plantio em hortas orgânicas. Prevê a construção do conhecimento agroecológico a partir da interlocução entre o IFRS Campus Farroupilha, Comunidade Kaingang de Farroupilha, Associação Cultural Moinho Covolan (ACMC) e Associação Farroupilhense de Agroecologia (AFAGRO), colaborando no que se refere à melhoria das condições de saúde da comunidade, contribuindo com a ocupação benéfica do solo e com a preservação ambiental.

 

37. Nome da ação: Semana Acadêmica da Tecnologia e da Engenharia

Coordenadora: Fernanda Raquel Brand

Modalidade: Projeto

Resumo: O intuito do evento é debater de forma conjunta entre IFRS, estudantes, profissionais, empresas, sindicatos e outros atores da comunidade, temas atuais das áreas dos cursos de Tecnologia e Engenharia, com enfoque no cenário de pandemia e pós-pandemia. O evento será no modelo remoto (podendo haver atividades presenciais caso já sejam permitidas), através do YouTube, no formato de mesa redonda, palestras, oficinas entre outras a serem definidas pelos estudantes.

 

38. Nome da ação:Treinamento de Xadrez

Coordenador: Augusto Massashi Horiguti

Modalidade:Projeto

Resumo: Este projeto visa oportunizar treinamento da modalidade xadrez através de plataformas on-line e Webconferências como forma de minimizar os efeitos da redução de eventos presenciais enxadrísticas. Além disso, visa também permitir a interação dos alunos e egressos do IFRS com outros atletas, visando um aprimoramento de desempenho através de torneios de Xadrez.

Mais informações sobre as ações de Extensão, entrar em contato com a Coordenadoria de Extensão:

Última atualização em 24/07/2023

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