Início do conteúdo

Perguntas Frequentes


Estudantes do IFRS – Campus Farroupilha podem tirar dúvidas sobre matrículas, auxílio, sistemas etc. 

Os alunos vinculados ao sistema acadêmico SIGAA podem consultar e emitir o comprovante de matrícula. O documento contém autenticação digital, portanto, não necessita de assinatura.

Os alunos vinculados ao sistema acadêmico SIA também conseguem emitir o documento pelo sistema, porém, NÃO contém a autenticação digital, portanto, se precisar da assinatura, solicite ao Setor de Registros Acadêmicos.

Ou ainda, o documento pode ser solicitado diretamente junto ao Setor de Registros.

 

O IFRS – Campus Farroupilha conta com a Coordenação de assistência estudantil (CAE). O objetivo enquanto setor e equipe da assistência estudantil será o de contribuir com ações e atendimentos, tendo em vista a permanência e êxito escolar dos estudantes. A CAE acolhe, orienta e acompanha a trajetória educacional dos estudantes e esses são os profissionais da assistência estudantil. Os estudantes  podem solicitar atendimentos por meio do envio de e-mail aos profissionais da assistência estudantil. Além dos atendimentos, a Assistência estudantil realiza a inscrição, seleção e acompanhamento do Programa de benefícios com a publicação do Edital de auxílios permanência e moradia.

Para que o estudante possa acessar os auxílios estudantis é necessário que realize a inscrição no Edital de auxílios permanência e moradia dentro dos prazos e critérios estabelecidos no edital.

Site dos editais: https://ifrs.edu.br/farroupilha/editais/.

Através do link: https://biblioteca.ifrs.edu.br

Também disponível no site do campus na aba: 

Biblioteca > Consulta ao acervo > Acesso ao catálogo

Login: número de matrícula.

Senha: 6 números cadastrada na biblioteca. Caso não tenha criado essa senha presencialmente, será sua data de nascimento.

Acessando o site na aba Professores.

Você pode entrar em contato com a TI do campus Farroupilha através do email suporte.ti@farroupilha.ifrs.edu.br.

Você pode entrar em contato com o coordenador do seu curso que irá encaminhar para o setor adequado. Os contatos dos coordenadores estão no site do campus Farroupilha.

A grade de horários está disponível no Espaço do Estudante do site Institucional.

A responsabilidade dos estágios obrigatórios é do Setor de Ensino do Campus, e todas as informações necessárias encontram-se clicando aqui.

Para mais informações, é possível contatar o setor responsável pelo email: estagio.ensino@farroupilha.ifrs.edu.br.

Já os estágios não obrigatórios são de responsabilidade da Coordenação de Extensão, cujas informações encontram-se clicando aqui.

As informações de todos os cursos do campus, incluindo o contato do coordenador do curso, podem ser encontradas na aba Cursos do site institucional.

As informações de todos os cursos do campus, incluindo a matriz curricular, podem ser encontradas na aba Cursos do site institucional.

Após o cadastro dos alunos no sistema acadêmico, o setor de Registros Acadêmicos disponibiliza o número de matrícula dos ingressantes na página dos Registros Acadêmicos (aqui).

É por meio do sistema acadêmico que o estudante tem acesso ao seu histórico, atestado de matrícula e os alunos do ensino médio integrado têm acesso ao boletim. Também é através do sistema acadêmico, que a cada semestre os estudantes dos cursos superiores e subsequentes solicitam suas rematrículas.

Orientações para acessar  o sistema acadêmico SIA :

  • O login do aluno é composto pelo número de matrícula antecedido pela letra “a”. Por exemplo: a10000000
  • A senha provisória é a data de nascimento do aluno com 8 (oito) dígitos sem as barras (recomenda-se alterar a senha no primeiro acesso). Por exemplo: 12101982
  • O acesso ao SIA é pelo endereço sia.ifrs.edu.br

Orientações para acessar o sistema acadêmico SIGAA:

  • Realizar cadastro no link.
  • Em caso de dúvidas sobre o cadastro, consulte o tutorial.
  • O login do aluno é composto pelo número do CPF.
  • A senha é a que foi criada no ato do cadastro.

Os estudantes matriculados nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais deverão acessar o sistema acadêmico SIA.

Para os cursos superiores e subsequentes, é realizada mediante solicitação de disciplinas no sistema acadêmico SIA ou SIGAA, a cada semestre, de acordo com o calendário do campus (o calendário acadêmico é publicado no site do IFRS – Campus Farroupilha).

O Calendário Acadêmico é um documento oficial, que contém datas importantes para a realização de atividades acadêmicas. Pode ser consultado no site do campus, no Espaço do Estudante.

Conforme Art. 65 da Organização Didática do IFRS, a Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) é o órgão central de Registro e Controle Acadêmico, desde o ingresso dos estudantes até a conclusão do curso (nível técnico e superior), sendo responsável pelo recebimento, expedição e guarda de documentos acadêmicos.

A justificativa de falta não anula o registro no Diário de Classe, apenas dá ao aluno o direito de realizar as avaliações realizadas no dia da falta em outra data.

Formulário de solicitação de abono/justificativa de faltas/exercícios domiciliares

  • Definições conforme Organização Didática do IFRS: Entende-se por falta justificada (FJ) o ato de apresentar o motivo legal que impediu o estudante de comparecer à atividade pedagógica, referente à(s) falta(s) que foi (foram) registrada(s), não anulando o registro no Diário de Classe, e dando ao estudante o direito de solicitação de avaliação de segunda chamada. O prazo para entrega de documento que justifique a falta deverá ser de 04 (quatro) dias úteis, após o término da vigência do atestado.
  • Já a falta abonada (FA) é o ato de apresentar o motivo legal que impediu o estudante de comparecer à atividade pedagógica referente à(s) falta(s) que foi (foram) registrada(s), anulando o registro no Diário de Classe, o que dará ao estudante o direito de solicitação de avaliação de segunda chamada, obedecendo aos prazos estipulados pela Organização Didática.
  • Os Exercícios Domiciliares (ED) possibilitam ao estudante realizar atividades em seu domicílio, quando houver impedimento de frequência às aulas, de acordo com o Decreto 1.044/69 e com a Lei 6.202/75, tendo suas faltas abonadas durante o período de afastamento. Terão direito à oferta de Exercícios Domiciliares, estudantes de qualquer nível ou modalidade de ensino que necessitarem se ausentar das aulas por um período superior a 15 (quinze) dias, nos casos definidos pela Organização Didática do IFRS (Art 158) O Exercício Domiciliar será deferido mediante solicitação protocolada na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, ou equivalente, contendo o atestado médico.Para informações na íntegra e casos diferentes dos mencionados anteriormente, visite: Organização Didática do IFRS (Aprovada pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 046, de 08.05.2015. Alterada pelas Resoluções nº 071, de 25 de outubro de 2016 e nº 086, de 17 de outubro de 2017).Documentação necessária: Cópia do comprovante do afastamento, conforme os artigos 154 e 156 da Organização Didática.


Napne – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. O Napne é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Os Napnes são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.

Contato: napne@farroupilha.ifrs.edu.br

Siga-nos no Instagram: @napne.farroupilha


Neabi – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas. O Neabi é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

Contato: neabi@farroupilha.ifrs.edu.br

Siga-nos no Instagram: @neabi.farroupilha

Nepgs – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. O Nepgs é um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática da educação para a diversidade de gênero e sexualidade. O Núcleo implementa políticas de educação para a diversidade de gênero e sexualidade, com vistas à promoção do direito à diferença, à equidade, à igualdade e ao empoderamento dos sujeitos.

Contato: nepgs@farroupilha.ifrs.edu.br

Siga-nos no Instagram: @nepgs.farroupilha

Nepea – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental. O Nepea é um núcleo propositivo e consultivo que estimula e promove ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temática ambiental, especialmente quanto à educação e gestão ambiental, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.

Contato: nepea@farroupilha.ifrs.edu.br

Siga-nos no Instagram: @nepea.campusfarroupilha


NAC – Núcleo de Arte e Cultura. O NAC é um setor propositivo e consultivo que media as ações relacionadas a arte e cultura. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento,  acompanhamento e qualificação das propostas da Política de Arte e Cultura do IFRS, conforme seus princípios e eixos de atuação. É constituído por servidores, estudantes e comunidade externa, visando discutir possibilidades para desenvolver meios, instrumentos e estratégias de acompanhamento e avaliação das ações planejadas para o desenvolvimento e manutenção da Política de Arte e Cultura local e institucional.

Documentos norteadores:

Resolução nº 033, de 06 de agosto de 2020 – Aprova a Política de arte e Cultura do IFRS

Sobre os núcleo: https://ifrs.edu.br/extensao/assessoria-de-arte-e-cultura/nucleos-de-arte-e-cultura/

Os interessados em participar podem encaminhar e-mail para: extensao@farroupilha.ifrs.edu.br


NuMem– Núcleo de Memória. O Núcleo de Memória do IFRS é um programa institucional, de caráter interdisciplinar e multicampi, consiste em um espaço de desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e projetos de resgate e preservação da memória de forma sistemática e permanente, além de auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e de extensão que se proponham a resgatar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência. Visa a consolidação da memória e da identidade da instituição, por meio do resgate e da socialização da história da IFRS, seja ela anterior a sua criação ou posterior a ela.

Documentos norteadores:
Compêndio “Implementação de um Núcleo de Memória: como desenvolver projetos e ações em memória e identidade institucional”
Regulamento Geral do Núcleo de Memória do IFRS.
Projeto do Núcleo de Memória do IFRS na íntegra.
Os interessados em participar podem encaminhar e-mail para extensao@farroupilha.ifrs.edu.br.

Acompanhe as notícias sobre eventos promovidos pelos núcleos no site do IFRS – Campus Farroupilha, escreva para os e-mails dos núcleos (listados acima) solicitando informações e/ou acompanhe as redes sociais de cada um deles.

Escreva para o e-mail do núcleo cuja temática lhe interessa e solicite sua inclusão oficial na portaria de composição do núcleo. Você receberá a confirmação do/a coordenador/a e será convidado a participar das reuniões e atividades do referido núcleo. Você pode participar de mais um núcleo se desejar.

É a sala 210.

Projetos de pesquisa e inovação permite o contato do estudante com a prática da pesquisa geradora de uma inovação tecnológica (produto ou processo). Representa a introdução do aluno ao desenvolvimento tecnológico e inovação, podendo levá-lo a engajar-se na prática da investigação inovadora. Contribui para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, sempre sob a orientação e supervisão de um orientador. A iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação caracteriza-se como um meio para a execução de um projeto inovador, partindo-se de uma demanda da sociedade, contribuindo também para a formação pedagógica, levando o discente a aplicar o método científico, visando à introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas tecnologicamente novos ou melhores que os existentes.

Ação proposta por professores ou técnicos administrativos, realizada de forma extracurricular, envolvendo estudantes com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos e nos cursos ofertados pelo campus. Essas ações favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando experiências significativas de iniciação científica e contribuindo expressivamente para a formação acadêmica dos estudantes.

Extensão atua como uma “ponte” entre o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico e a comunidade em que a instituição está inserida. Por meio desse relacionamento, busca articular diversas ações que buscam o desenvolvimento cidadão dos estudantes, o desenvolvimento socioeconômico e local, a superação de desigualdades entre outros objetivos expressos na política de extensão do IFRS.  Para que uma ação extensionista obtenha êxito, ela terá que promover, desde a sua concepção, o diálogo com a comunidade a ser atendida, o impacto na formação do estudante e promover a transformação social.

Ação que trabalha características da Pesquisa, Ensino e Extensão de forma conjunta e tem como objetivo contribuir significativamente para o desenvolvimento e a disseminação de ações para a melhoria e o aperfeiçoamento dos arranjos produtivos, culturais e sociais locais, na área de abrangência do campus do IFRS.

 

⇒ Segue com dúvidas? Entre em contato com o coordenador de seu curso ou com a Assistência Estudantil:

• Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

Administração: coord.integ.administracao@farroupilha.ifrs.edu.br

Eletromecânica: coord.integ.eletromecanica@farroupilha.ifrs.edu.br

Informática: coord.integ.informatica@farroupilha.ifrs.edu.br

• Cursos Téc. Subsequentes:

Eletrônica: coord.subseq.eletronica@farroupilha.ifrs.edu.br

Eletrotécnica: coord.subseq.eletrotecnica@farroupilha.ifrs.edu.br

Metalurgia: coord.subseq.metalurgia@farroupilha.ifrs.edu.br

Plásticos: coord.subseq.plasticos@farroupilha.ifrs.edu.br

• Cursos Superiores:

Formação Pedagógica: coord.form.pedagogica@farroupilha.ifrs.edu.br

Engenharia de Controle e Automação: coord.eng.controle@farroupilha.ifrs.edu.br

Engenharia Mecânica: coord.eng.mecanica@farroupilha.ifrs.edu.br

Pedagogia: coord.pedagogia@farroupilha.ifrs.edu.br

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: coord.ads@farroupilha.ifrs.edu.br

Fabricação Mecânica: coord.tfm@farroupilha.ifrs.edu.br

Processos Gerenciais: coord.tpg@farroupilha.ifrs.edu.br

Especialização em Educação: coord.espec.educacao@farroupilha.ifrs.edu.br

 Assistência Estudantil:

Contato: cae@farroupilha.ifrs.edu.br

Última atualização em 19/04/2022

Fim do conteúdo