Licenciatura em Pedagogia conquista conceito 4 em avaliação do MEC

O curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada do IFRS foi aprovado com nota 4 na avaliação in loco do INEP/MEC realizada de 14 a 16 de junho (de modo on-line). Os avaliadores conheceram as instalações físicas da unidade, analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso e ainda tiveram momentos de conversas com gestores, docentes e discentes.

O diretor-geral do Campus, Fábio Azambuja Marçal, destacou o desafio que é ter uma licenciatura de oferta pública, presencial e noturna, especialmente pela dificuldade de trabalhar e estudar, pela escassez no transporte público e pela falta de investimentos na educação.

A coordenadora do curso, professora Caroline Pires, também enfatizou o orgulho para instituição de ter um curso de licenciatura presencial na periferia. Ela ainda agradeceu ao empenho de toda a comunidade acadêmica para a concretização do curso e no processo de avaliação.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco.

Licenciatura em Pedagogia
O curso é gratuito, com duração de quatro anos e ingresso anual por processo seletivo próprio do IFRS ou pelo Enem. A primeira turma ingressou em 2019/2 e se forma em 2024.

A Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo geral formar e habilitar profissionais para atuar na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (inclusive modalidade EJA), nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, em unidades e projetos educacionais escolares e não-escolares (com alta qualificação em uma perspectiva investigativa, inovadora, inclusiva e democrática), bem como na gestão educacional e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional. Além disso, o curso visa formar profissionais que tenham a capacidade de articular teoria e prática pedagógica de modo a propiciar as competências necessárias para o exercício da docência e para a gestão de processos educativos em diferentes contextos educacionais.