Início do conteúdo

Comitiva canadense e pesquisador alemão visitam o IFRS


Comitiva Canadense em visita ao Campus Sertão.

Estudantes e professor em visita ao Campus Sertão

Entre os dias 23 de fevereiro e 11 de março, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu a visita de cinco estudantes do curso de Gestão e Tecnologias de Empresas Agrícolas do Cégep de Sherbrooke, Quebec, Canadá, acompanhados do professor Yvon St-Jean. A visita faz parte do acordo de cooperação internacional assinado entre as instituições e visa ao desenvolvimento de projetos em conjunto. A comitiva buscou conhecer modos de produção agrícola brasileiro e comparar com os realizados no Canadá. 

Durante a estada no Rio Grande do Sul, a equipe esteve nos campi Osório, Bento Gonçalves, Sertão e Viamão. Na oportunidade, conheceram produções de bananas,  cana- de- açúcar e cachaça,  bovina, de arroz e de erva-mate. Visitaram também um meliponicultor, a ecocitrus usina de compostagem, e o Vale dos Vinhedos.

“Esta visita oportuniza trocas valiosas de experiências entre a comunidade do IFRS e os estudantes e o professor canadendes”, comenta a assessora de Assuntos Internacionais, Viviane Campanhola Bortoluzzi. 

Parceria busca viabilizar a vinda de estudantes canadenses para atividades no IFRS

 

Assessora de ações afirmativas Viviane Campanhola Bortoluzzi e o gerente regional da Sault College, William Bertaiolli sorrindo em frente a um banner do IFRS. Na quinta-feira, 09 de março de 2023, a assessora de Assuntos Internacionais, Viviane Campanhola Bortoluzzi, esteve em uma reunião com o gerente regional da Sault College, William Bertaiolli.

A atividade, que ocorreu no Campus Porto Alegre do IFRS, buscou traçar a elaboração de projetos conjuntos e renovação do acordo de cooperação entre as instituições, bem como a viabilização da vinda de estudantes canadenses para atividades no Instituto. “A expectativa é trazer os estudantes para o IFRS e ministrar disciplina conjunta com um professor nosso e um da Sault”, comenta a assessora que acrescenta que a renovação do acordo será iniciada ainda em março.

A Sault College é parceira do IFRS no fornecimento de bolsas do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), programa promovido por um edital do governo canadense, do qual participaram alunos de diferentes países.  

Projetos em parceria e viabilização de Acordo de Cooperação

No dia 16 de fevereiro, o IFRS recebeu a visita do professor alemão Herbert Michael Heise, pesquisador na área de instrumentação analítica com aplicações na biomedicina (diagnóstico de algumas doenças como diabetes e câncer), que desenvolve trabalhos em diversos hospitais. 

Heise foi recebido pela pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, pela assessora de Assuntos Internacionais, Viviane Campanhola Bortoluzzi, pela pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marilia Bonzanini Bossle e pelo professor do Campus Caxias do Sul Paulo Janissek. Na ocasião, foram discutidos projetos que os professores pretendem desenvolver em parceria e também a viabilização de um possível acordo de cooperação entre o IFRS e a Universidade de Iserlohn (Südwestfalen) em que Heise trabalha. 

Em visita ao Campus Caxias do Sul, o pesquisador ministrou uma palestra para os alunos das disciplinas de Fundição, Processos de Fabricação, Metalurgia Mecânica e Físico-Química. 

Leia também:

Campus recebe comitiva do colégio Cégep de Sherbrooke, do Canadá

Campus Sertão recebe comitiva do Canadá

 

Fim do conteúdo