Campus Sertão recebe comitiva do Canadá

Entre os dias 6 e 8 de março, o Campus Sertão recebeu a visita de um grupo de seis estudantes e um professor do curso de Gestion et technologies d’entreprise agricole (Gestão e tecnologia da empresa agrícola) do Cégep de Sherbrooke, localizado no estado de Québec, Canadá.

O grupo foi recepcionado na manhã de segunda-feira, 6 de março, pelo Diretor-Geral do Campus Odair José Spenthof, pelo coordenador do Departamento de Extensão Sergiomar Theisen, pela coordenadora da Secretaria de Pós-Graduação Marindia Zeni representado o Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, pela coordenadora do curso Técnico em Agropecuária Deise Caldart Roscioli  e pelos docentes Rosângela Poletto Cattani e Augusto José Posser, os quais apresentaram o Campus e o roteiro da visita. Na mesma manhã, o grupo conheceu os laboratórios e a estrutura central do Campus. À tarde, a comitiva visitou a Fazenda de João Amantino, em Passo Fundo, para conhecer as potencialidades e limitações da cadeia produtiva brasileira.

Na terça-feira (07/03) pela manhã houve um momento de interação entre os canadenses e os alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia no auditório central. O bate-papo incluiu troca de experiências na área e as possibilidades de intercâmbio entre os dois países. No turno da tarde, o grupo visitou um erval e a ervateira Hoppen Petry em Erebango para conhecer a árvore da qual são extraídas as folhas de erva-mate e como o processo é realizado, inclusive o preparo do mate.

A programação da quarta-feira (08/03) iniciou com uma conversa sobre a agropecuária no Brasil para discutir os diferenciais e os modos produtivos da agricultura canadense frente à agricultura nacional. Pela parte da tarde, o encerramento da visitação foi num passeio à cavalo pela estrutura física do Campus conduzida pelo Centro de Equoterapia Cavalo Crioulo. O grupo também conheceu o Centro e as atividades desenvolvidas pelos vários projetos no local.

Antes da visita ao Campus Sertão, a comitiva esteve em outros dois campi do IFRS, Bento Gonçalves e Osório. Desde o ano de 2011, grupos de estudantes e docentes do Cégep têm visitado os campi do IFRS, incluindo o Campus Sertão, além de propriedades rurais do Estado para compreender os diferentes modos produtivos da agropecuária canadenses e brasileira, conhecer as formas de financiamento agrícola e as leis ambientais que impactam o setor, com a finalidade de desenvolver subsídios para enfrentar os desafios da área.