Início do conteúdo

Sobre a residência e a semirresidência


Entende-se por Residência Estudantil o local disponibilizado pela Instituição para a residência do/a estudante no Campus e por Semirresidência Estudantil o local disponibilizado pela Instituição onde o/a estudante pode realizar sua higiene pessoal e a guarda de pertences, não sendo permitida a pernoite.

Ambas modalidades (Residência e Semirresidência) são destinadas a discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e vinculam-se à matrícula do/a estudante para fins de concessão, ficando sua manutenção condicionada ao cumprimento do Regulamento de conduta para estudantes residentes e semirresidentes (atualizado). O Departamento de Assistência Estudantil (DAE), junto da Comissão Disciplinar, poderá decidir, a qualquer tempo, sobre a perda deste benefício.

Os pais e/ou responsáveis legais e estudantes terão responsabilidade por manter e zelar pelos bens móveis e imóveis da Residência ou Semirresidência, respondendo por qualquer dano causado durante o período em que o/a estudante estiver na Instituição. Ao término do curso ou na saída do/a estudante da residência estudantil, a qualquer tempo, os bens utilizados deverão ser restituídos nas mesmas condições em que foram recebidos.

Para concorrer a Residência Estudantil o/a estudante deverá atender à critérios obrigatórios, como:

  1. Idade inferior a 18 anos, com exceção à estudantes indígenas e quilombolas; e
  2. Não ter domicílio familiar na área urbana do município de Sertão, Coxilha, Passo Fundo, Estação e Getúlio Vargas (municípios estes que possuem linhas de ônibus regulares com o Campus Sertão) ou residir em área de difícil acesso dos municípios citados.

E à critérios prioritários:

  1. Estudantes ingressantes por meio de cotas de renda inferior/escola pública; e
  2. Estudantes indígenas; quilombolas; ou com necessidade educacional específica devendo apresentar comprovação, conforme legislação vigente.

A classificação se dá a partir da avaliação dos critérios obrigatórios e prioritários pela Coordenação de Assistência Estudantil e Coordenação da Residência Estudantil do Campus. Os/as estudantes selecionados/as no processo seletivo e não contemplados/as com a Residência Estudantil terão direito à Semirresidência.

Destaca-se que não há custos à Residência ou  Semirresidência Estudantil. Contudo, os beneficiados pela Residência Estudantil deverão providenciar itens pessoais necessários à sua permanência no Campus, incluindo lastros de cama e colchão, além de itens de cama e banho. Ainda, tanto alunos residentes quanto semirresidentes, deverão providenciar um armário para a guarda de seus pertences, sendo que a Instituição disponibiliza de um espaço de 01 m² (um metro quadrado) por discente para a colocação do armário.

Ressalta-se que o benefício da alimentação escolar gratuita é garantido a todos/as os/as estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

Contato da Residência Estudantil (54) 3345 8013

Fim do conteúdo