Início do conteúdo

O Campus Publica


Confira algumas publicações dos Servidores do Campus Sertão:
Servidor (a) Área Publicação Saiba mais
Maísa Helena Brum

Felipe Batistella Alvares

Educação How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS – Campus Sertão Relato de experiência educomunicacional realizada na disciplina de Língua Inglesa I em conjunto com a disciplina de Áudio, Fotografia e Audiovisual, com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão. A fim de produzir um programete bilíngue para a rádio da escola, os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa como as temáticas escolhidas para o programa a ser criado.
Rosangela Poletto Cattanio Zootecnia Procedimentos de Biossegurança para Prevenção ao Contágio e Propagação da Covid-19 para Colaboradores de Frigoríficos O material foi elaborado com a colaboração entre profissionais, professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Ele apresenta medidas e procedimentos de biossegurança que visam minimizar os impactos da Covid-19 para os colaboradores de frigoríficos, indicando medidas gerais sobre a prevenção e os Pontos Críticos de Contágio da Covid-19 (PCCC-19).
Alexandra Ferronato Beatrici

Estudante: Oscar de Souza Santos

Educação Gênero e Sexualidade no Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Sul – do Projeto à Lei Aprovada O recorte da pesquisa refere-se à elaboração do Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, desde o Projeto de Lei até o texto final aprovado. Como resultado, verificou-se os cortes referentes à temática de gênero e sexualidade, evidenciando a força política de movimentos conservadores na construção do documento e o retrocesso que este processo representou para a construção do ambiente escolar acolhedor e inclusivo.
Ana Sara Castaman 

Estudante: Angélica Tommasini

Educação Aprendizagem baseada em problemas O presente estudo tem como objetivo conhecer acerca dos conceitos de metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a relatar a experiência do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), em uma instituição de ensino federal.
Noryam Bervian Bispo Agronomia Informações técnicas para o cultivo do milho e sorgo na região subtropical do Brasil: safras 2019/20 e 2020/21 Esta publicação é resultado da 1ª MISOSUL – Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo foi realizada no período de 12-14/08/2019, em Chapecó, SC. As informações técnicas descritas nesta publicação, objetivam subsidiar o cultivo de milho e de sorgo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná nas safras 2019/2020 e 2020/2021.
Affonso Manoel Righi Lang Interdisciplinar

Ressignificando o ensino dos esportes de invasão: um relato de experiência com o modelo sport education e a utilização das TIC

Capítulo que foi publicado no livro Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Interdisciplinaridades e  relata uma experiência pedagógica no ensino dos esportes de invasão com o modelo Sport Education e a utilização do vídeo como ferramenta pedagógica no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão/RS.
Affonso Manoel Righi Lang Interdisciplinar

Perfil dos Docentes de Educação Física dos Institutos Federais

O artigo identifica o perfil acadêmico e profissional dos professores de Educação Física dos Institutos Federais e verificar as suas principais áreas/linhas de atuação profissional. O estudo revela que os Institutos Federais se constituem em instituições privilegiadas por oportunizar, aos docentes, o desenvolvimento de trabalhos coletivos, o compartilhamento de experiências de ensino, pesquisa e/ou extensão, além de potencializar o desenvolvimento de projetos colaborativos em rede.
Fábio Roberto Krzysczak História História do Mundo Rural: o sul do Brasil Trata-se do capítulo intitulado Processos judiciais como fontes históricas para o estudo da propriedade rural. Este texto teve como objetivo realizar uma breve descrição histórica da propriedade da terra (rural) privada no Brasil e, analisar as possibilidades de utilização de processos judiciais transitados em julgados como fontes históricas, para o estudo destas propriedades.
Ana Sara Castaman 

Marta Marques

Estudante: Angélica Tommasini

Educação Atendimento Educacional Especializado na Educação Profissional e Tecnológica: Possibilidades e Desafios a partir do uso de Materiais Didático-Pedagógicos Elaboração e utilização de materiais didático-pedagógicos para o atendimento educacional especial no IFRS Campus Sertão.
Gustavo Conde Margarites Sociologia A Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil O volume começa com a contextualização da utilização da TCAE, expondo os referenciais teórico e metodológico que embasam a análise do autor. Em seguida, faz uma reconstrução da trajetória das políticas de proteção social no Brasil, destacando a sua inserção no cenário político nacional. Para isso, é apresentado o contexto que antecedeu o processo de construção do campo de ação estratégica estatal da assistência social após o período de redemocratização do país, visto como uma “janela de oportunidade”
Rosangela Poletto Cattanio Zootecnia Manual de boas práticas para o bem-estar de galinhas poedeiras criadas livres de gaiola. Apresentar os procedimentos de manejo comuns na granja produtora de ovos associados a possíveis melhorias para o bem-estar das galinhas poedeiras;
• Ofertar conhecimento e harmonização de práticas entre produtores, funcionários e técnicos visando assegurar o bem-estar das galinhas poedeiras;
• Fornecer subsídios para a capacitação de recursos humanos, quanto a elaboração de orientações técnicas, cursos e conscientização dos envolvidos acerca do bem-estar de galinhas poedeiras.
Emerson Rogério de Oliveira Júnior

Lis Ângela De Bortoli

Marcos Antonio de Oliveira

Estudante: Rangéli Mussato

Educação O uso das Tecnologias no Campo Educacional a partir da visão dos professores de duas escolas do município de Sananduva/RS Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Teorias e Metodologias do IFRS – Campus Sertão, no qual foi realizado um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal e outra da rede pública estadual, no município de Sananduva, Rio Grande do Sul.
Josimar de Aparecido Vieira

Ana Sara Castaman

Estudante: Mário Luiz Junges Júnior

Educação Produtivismo acadêmico: representação da universidade como espaço de reprodução social Este artigo tem por finalidade conhecer os conceitos e fundamentos das teorias crítico-reprodutivistas, de modo a contribuir para o entendimento da educação universitária como espaço de reprodução das formações sociais dominantes.
Ana Sara Castaman

Lis Ângela De Bortoli

Educação,

Educação Ambiental

Educação Ambiental em Projeto de Extensão: Contribuição na Formação de Bolsistas no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica O artigo Educação Ambiental em Projeto de Extensão: Contribuição na Formação de Bolsistas no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica analisou a experiência dos bolsistas e mostrou a importância do projeto para a formação humana e profissional dos estudantes, bem como no desenvolvimento de importantes habilidades e competências.

Última atualização em 31/05/2021

Fim do conteúdo