Início do conteúdo

O Campus Publica


Confira algumas publicações dos Servidores do Campus Sertão:
Servidor (a) Área Publicação Saiba mais
Rosangela Poletto Cattanio Zootecnia Galinhas livres X Galinhas em gaiolas A preocupação e a demanda por produtos de origem animal com qualidade ética vêm tomando maiores proporções no meio acadêmico, indústria e sociedade nos últimos tempos. Hoje, uma parte relevante dos consumidores busca conhecer a origem dos alimentos derivados de animais, tais como a carne e ovos. A forma de criação e o cuidado com os animais nos diversos sistemas produtivos fazem parte dos princípios básicos da sustentabilidade.

É inerente a essa demanda que os processos produtivos sigam critérios mais rigorosos na criação animal, aqui em específico no que se refere às galinhas de postura comercial, e que considerem o bem-estar animal na prática de todas as etapas de criação. É essencial que todos os envolvidos diretamente com os animais estejam cientes e familiarizados com os manejos rotineiros. Devem compreender e conseguir rapidamente diagnosticar as consequências negativas ao bem-estar animal quando os manejos não atendem às necessidades fisiológicas e comportamentais das aves. Neste sentido, materiais informativos técnicos e práticos tornam-se imprescindíveis para uma capacitação eficaz daqueles que cuidam dos animais!

Felipe Batistella Alvares Educação Pedagogias Culturais no Campo Musical: o caso da Música Instrumental Gaúcha Ao lado de uma ampla literatura no âmbito da Educação que investiga processos de aprendizagem em espaços escolares, mais recentemente outras práticas e artefatos culturais que assumem uma função pedagógica, têm despertado interesse na pesquisa acadêmica. Neste sentido, o presente artigo, com base no campo dos Estudos Culturais, lança mão do conceito de Pedagogias Culturais, o qual aponta que os processos educativos podem ocorrer em diferentes instâncias, não se limitando às escolares. Seu objetivo é analisar o modo como acontecem as aprendizagens de músicos que transitam na Música Instrumental Gaúcha, entendendo este gênero musical como um local pedagógico. A partir da análise do material empírico, constituído por entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro músicos atuantes e publicamente reconhecidos no gênero, o estudo observou que os diferentes espaços e artefatos culturais ligados à cultura e à música gaúcha, como Centros de Tradições Gaúchas e Festivais Nativistas, presentes em toda a trajetória destes músicos, têm repercussões na promoção de situações de aprendizagem e na produção de saberes.
Deise Caldart Roscioli, Gabriele Albuquerque Silva, Marindia Zeni, Naiara Migon e Vanessa Carla Neckel

Estudantes: Ana Laura Tomasi, Eduarda Segatti Tres, Natália Uriarte Fauro, Oscar Santos, Renata Zamban

Ciências Humanas Circuito Diversifica do IFRS – Campus Sertão A experiência de criação e desenvolvimento do evento online Circuito Diversifica do IFRS – Campus Sertão, promovido de outubro de 2020 a março de 2021, foi relata em artigo publicado no livro Diálogos Insurgentes Durante a Pandemia: Educação, Diversidade e Interseccionalidades.

O artigo, escrito colaborativamente por Ana Laura Tomasi, Deise Caldart Roscioli, Eduarda Segatti Tres, Gabriele Albuquerque Silva, Marindia Zeni, Naiara Migon, Natália Uriarte Fauro, Oscar Santos, Renata Zamban e Vanessa Carla Neckel, visa compartilhar os aprendizados proporcionados pelo 1º Circuito Diversifica, promovido de outubro de 2020 a março de 2021.

Ana Sara Castaman

Lis Ângela De Bortoli

Estudante: Angélica Tommasini

Educação Este estudo tem por objetivo conhecer os fundamentos que norteiam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), de modo a compreender as bases conceituais da pesquisa como princípio pedagógico no contexto do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, pautando-se em uma perspectiva qualitativa e dialética e pela técnica bibliográfica. Está organizado em 02 (duas) seções: a) aborda as bases conceituais dos IF, enfatizando a pesquisa como um princípio pedagógico; b) apresenta a análise de um relato de experiência do ensino com pesquisa no contexto do PROEJA. Conclui-se que a pesquisa em sala de aula está indissociável do ensino. Assim, há que criar espaços efetivos no PROEJA para que os estudantes possam lidar com elementos inerentes à pesquisa como o questionamento, a construção de argumentos, a produção escrita e o diálogo.
Maísa Helena Brum

Felipe Batistella Alvares

Educação How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS – Campus Sertão Relato de experiência educomunicacional realizada na disciplina de Língua Inglesa I em conjunto com a disciplina de Áudio, Fotografia e Audiovisual, com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão. A fim de produzir um programete bilíngue para a rádio da escola, os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa como as temáticas escolhidas para o programa a ser criado.
Rosangela Poletto Cattanio Zootecnia Procedimentos de Biossegurança para Prevenção ao Contágio e Propagação da Covid-19 para Colaboradores de Frigoríficos O material foi elaborado com a colaboração entre profissionais, professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Ele apresenta medidas e procedimentos de biossegurança que visam minimizar os impactos da Covid-19 para os colaboradores de frigoríficos, indicando medidas gerais sobre a prevenção e os Pontos Críticos de Contágio da Covid-19 (PCCC-19).
Alexandra Ferronato Beatrici

Estudante: Oscar de Souza Santos

Educação Gênero e Sexualidade no Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Sul – do Projeto à Lei Aprovada O recorte da pesquisa refere-se à elaboração do Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, desde o Projeto de Lei até o texto final aprovado. Como resultado, verificou-se os cortes referentes à temática de gênero e sexualidade, evidenciando a força política de movimentos conservadores na construção do documento e o retrocesso que este processo representou para a construção do ambiente escolar acolhedor e inclusivo.
Ana Sara Castaman 

Estudante: Angélica Tommasini

Educação Aprendizagem baseada em problemas O presente estudo tem como objetivo conhecer acerca dos conceitos de metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a relatar a experiência do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), em uma instituição de ensino federal.
Noryam Bervian Bispo Agronomia Informações técnicas para o cultivo do milho e sorgo na região subtropical do Brasil: safras 2019/20 e 2020/21 Esta publicação é resultado da 1ª MISOSUL – Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo foi realizada no período de 12-14/08/2019, em Chapecó, SC. As informações técnicas descritas nesta publicação, objetivam subsidiar o cultivo de milho e de sorgo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná nas safras 2019/2020 e 2020/2021.
Affonso Manoel Righi Lang Interdisciplinar

Ressignificando o ensino dos esportes de invasão: um relato de experiência com o modelo sport education e a utilização das TIC

Capítulo que foi publicado no livro Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Interdisciplinaridades e  relata uma experiência pedagógica no ensino dos esportes de invasão com o modelo Sport Education e a utilização do vídeo como ferramenta pedagógica no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão/RS.
Affonso Manoel Righi Lang Interdisciplinar

Perfil dos Docentes de Educação Física dos Institutos Federais

O artigo identifica o perfil acadêmico e profissional dos professores de Educação Física dos Institutos Federais e verificar as suas principais áreas/linhas de atuação profissional. O estudo revela que os Institutos Federais se constituem em instituições privilegiadas por oportunizar, aos docentes, o desenvolvimento de trabalhos coletivos, o compartilhamento de experiências de ensino, pesquisa e/ou extensão, além de potencializar o desenvolvimento de projetos colaborativos em rede.
Fábio Roberto Krzysczak História História do Mundo Rural: o sul do Brasil Trata-se do capítulo intitulado Processos judiciais como fontes históricas para o estudo da propriedade rural. Este texto teve como objetivo realizar uma breve descrição histórica da propriedade da terra (rural) privada no Brasil e, analisar as possibilidades de utilização de processos judiciais transitados em julgados como fontes históricas, para o estudo destas propriedades.
Ana Sara Castaman 

Marta Marques

Estudante: Angélica Tommasini

Educação Atendimento Educacional Especializado na Educação Profissional e Tecnológica: Possibilidades e Desafios a partir do uso de Materiais Didático-Pedagógicos Elaboração e utilização de materiais didático-pedagógicos para o atendimento educacional especial no IFRS Campus Sertão.
Gustavo Conde Margarites Sociologia A Constituição da Assistência Social como um Campo de Política Pública no Brasil O volume começa com a contextualização da utilização da TCAE, expondo os referenciais teórico e metodológico que embasam a análise do autor. Em seguida, faz uma reconstrução da trajetória das políticas de proteção social no Brasil, destacando a sua inserção no cenário político nacional. Para isso, é apresentado o contexto que antecedeu o processo de construção do campo de ação estratégica estatal da assistência social após o período de redemocratização do país, visto como uma “janela de oportunidade”
Rosangela Poletto Cattanio Zootecnia Manual de boas práticas para o bem-estar de galinhas poedeiras criadas livres de gaiola. Apresentar os procedimentos de manejo comuns na granja produtora de ovos associados a possíveis melhorias para o bem-estar das galinhas poedeiras;
• Ofertar conhecimento e harmonização de práticas entre produtores, funcionários e técnicos visando assegurar o bem-estar das galinhas poedeiras;
• Fornecer subsídios para a capacitação de recursos humanos, quanto a elaboração de orientações técnicas, cursos e conscientização dos envolvidos acerca do bem-estar de galinhas poedeiras.
Emerson Rogério de Oliveira Júnior

Lis Ângela De Bortoli

Marcos Antonio de Oliveira

Estudante: Rangéli Mussato

Educação O uso das Tecnologias no Campo Educacional a partir da visão dos professores de duas escolas do município de Sananduva/RS Este artigo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Teorias e Metodologias do IFRS – Campus Sertão, no qual foi realizado um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal e outra da rede pública estadual, no município de Sananduva, Rio Grande do Sul.
Josimar de Aparecido Vieira

Ana Sara Castaman

Estudante: Mário Luiz Junges Júnior

Educação Produtivismo acadêmico: representação da universidade como espaço de reprodução social Este artigo tem por finalidade conhecer os conceitos e fundamentos das teorias crítico-reprodutivistas, de modo a contribuir para o entendimento da educação universitária como espaço de reprodução das formações sociais dominantes.
Ana Sara Castaman

Lis Ângela De Bortoli

Educação,

Educação Ambiental

Educação Ambiental em Projeto de Extensão: Contribuição na Formação de Bolsistas no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica O artigo Educação Ambiental em Projeto de Extensão: Contribuição na Formação de Bolsistas no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica analisou a experiência dos bolsistas e mostrou a importância do projeto para a formação humana e profissional dos estudantes, bem como no desenvolvimento de importantes habilidades e competências.
Daniela Lippstein Ciências Jurídicas Invenção versus descoberta: Estudo de casos sobre o exame de patentes em biotecnologia 2015 – 2020 O artigo tem por objeto a análise da concessão de patentes, por meio do estudo de casos múltiplos, no período de 2015 a 2020, na área da biotecnologia. Especialmente, quanto ao atendimento e aplicação dos critérios legais na identificação de invenções e/ou descobertas, presentes nos inventos, evidenciando o tratamento peculiar que a área demanda frente a legislação da propriedade industrial.

Última atualização em 11/09/2023

Fim do conteúdo