Início do conteúdo

Informações sobre Empréstimos


� Dúvidas? ☟☟

 

Quantos livros posso emprestar por vez?

  • Os estudantes podem emprestar até 5 exemplares e os servidores  até 10.

Quanto tempo posso ficar com os livros?

  • O período de reserva é de até sete dias e pode ser renovado até dez vezes. (Lembrando que os empréstimos e renovações só serão possíveis se o leitor estiver regularizado junto a Biblioteca. )

Como acesso o meu histórico de empréstimos?

  • Através do Meu Pergamum. O login para Estudantes é”12″ + matrícula; para os Servidores é “S”+ SIAPE

Como faço para renovar os livros que tenho de empréstimo?

  • Faça o login no Meu Pergamum e clique no ícone RENOVAR, ao lado do título do livro. Caso o livro esteja reservado por outro leitor, não será possível a renovação.

Consultei o Pergamum  e o livro que procuro está emprestado. Como faço a reserva?

  • Clique no ícone RESERVA, abaixo do título do livro e preencha as informações necessárias (certifique-se de selecionar SERTÃO na Unidade de Informação).

Esqueci de renovar o(s) livro(s). E agora?

  • Você deve devolver o livro à biblioteca o mais breve possível, pois a multa é no valor de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso, para cada item emprestado (consulte o Regulamento de Multa). A partir da data do atraso e até a sua regularização, ficam suspensos ao leitor em débito todos os serviços de empréstimos. A regularização é efetuada via pagamento de Guia de Recolhimento da União – GRU, conforme a Lei n. 9.784 de 1.999.

O atraso na entrega gerou multa. Como faço a emissão da GRU?

Para gerar o boleto de sua GRU acesse: gru.sertao.ifrs.edu.br, digite seu nome e seu CPF. selecione os Serviços Administrativos (Biblioteca), depois digite o valor da multa conforme informado em sua conta no Pergamum e clique em Gerar GRU. Atenção: o comprovante de pagamento da GRU deve ser entregue para a Biblioteca para que o você possa novamente ter acesso aos serviços da Biblioteca!

Consulte o Manual do Usuário Pergamum

Última atualização em 24/02/2022

Fim do conteúdo