Comissão Interna de Saúde, Segurança e Prevenção de Acidentes (CISSPA)

O QUE É A CISSPA?

A CISSPA é um órgão de natureza deliberativa sobre questões pertinentes à saúde, à segurança e prevenção de acidentes.

A CISSPA possui caráter prevencionista sobre questões pertinentes ao meio ambiente, à saúde e à segurança do trabalho e tem como finalidade a melhoria das condições de trabalho e do meio ambiente, buscando soluções que promovam o bem estar físico, psíquico e social do profissional em educação.

OBJETIVOS DA CISSPA:

– Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

– Propor atividades que desenvolvam atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;

– Valorizar e estimular a participação dos profissionais em educação, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.

CONTATO: [email protected]

COMPOSIÇÃO: Portaria 134/2023

Titulares

• Cristina de Souza França
  • Elvis Grigolo dos Santos
  • Raquel Dalla Lana Cardoso

Suplentes

• Rudimar Luis Petter
  • Sergiomar Theisen

LEGISLAÇÃO:

Regimento Interno aprovado pelo CONSUP, conforme Resolução nº 64, de 25 de junho de 2019

Manual de Recomendações do Uso de EPI por Atividades

Manual de Procedimentos em Saúde do Servidor IFRS (atualizado em 10/01/2017)

Política de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO

Como mais uma ação de prevenção e combate ao assédio e às violências no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foram definidos fluxos e procedimentos para denúncias e ações de acolhimento, que estão publicados na Instrução Normativa (IN) nº 06/2022.

Além do apoio e do acolhimento, o IFRS orienta, por meio da IN nº 06/2022, que qualquer pessoa que sentir necessidade pode registrar a denúncia junto à Ouvidoria do IFRS. Isso é realizado por meio do sistema Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Esse é o espaço que acolhe o que estudantes, servidores ou pessoas da comunidade externa têm a dizer e realiza os encaminhamentos necessários. No site, é preciso escolher a manifestação intitulada “denúncia” e, para registrar as informações, é possível fazer login ou então escolher a opção “Não identificado” para relatar o caso sem se identificar.

Canal Ouvidoria

FORMULÁRIOS:

Quando ocorrer acidente ou incidente em serviço com ou sem lesão com servidores do quadro efetivo, deverá ser preenchido o FAIS (Formulário de acidente e incidente em serviço). Em seguida, encaminha-se o processo para a perícia médica oficial (SIASS). Formulário de acidente e incidente em serviço

Se for identificado uma situação de risco e/ou perigo ou tenha sugestões de ações a ser realizada pela CISSPA Local entre em contato conosco através dos formulários abaixo:

EVENTOS 2023:

Celebração do Dia Internacional da Mulher

Simulação de evacuação

Realização da vacinação da Gripe e Bivalente Covid, dos servidores e terceirizados do Campus Sertão.

Última atualização em 06/06/2023