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Orientações gerais da DE


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Formulário para solicitação de atestados ou declaração de docência

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Formulário para solicitação de atestados ou declaração de docência

 

Roteiro para elaboração do Plano de Trabalho Docente 2018/1

Modelo de ata de exame

Estudos de Recuperação Paralela

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO: O amparo legal para a realização dos estudos de recuperação encontra-se na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – Lei 9394/96 nos Artigos 12,13 e 24:”(…) Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: V – prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; (…)””Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;”
“Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; (…)V – a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (…)e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;(…)”
A saber, a Organização Didática do IFRS na seção V, também dispõe sobre a Recuperação Paralela:”Art. 194. Todo estudante, de qualquer nível ou modalidade de ensino, tem direito à recuperação paralela, dentro do mesmo trimestre/semestre.Art. 195. Os estudos de recuperação, como um processo educativo, terão a finalidade de sanar as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e elevar o nível da aprendizagem e o respectivo resultado das avaliações dos alunos, oportunizando ao estudante recuperar qualitativa e quantitativamente os conteúdos e práticas.§ 1º. A realização dos estudos de recuperação respeitará minimamente as seguintes etapas:I. Readequação das estratégias de ensino-aprendizagem;II. Construção individualizada de um plano estudos;III. Esclarecimento de dúvidas;IV. Avaliação.§ 2º. Define-se avaliação como o conjunto de procedimentos no qual se utiliza métodos e instrumentos diversificados, com o objetivo de realizar um diagnóstico de aprendizagem que será utilizado como ferramenta de planejamento.”

ORIENTAÇÃO:
A Diretoria de Ensino e a Coordenação Geral de Ensino orientam: Todos os estudantes com baixo rendimento têm direito a recuperação de nota e de conteúdo e a instituição de ensino tem o dever de ofertar. Por isso, os estudos de recuperação (recuperação paralela) devem ser realizados ao longo do período letivo e sugere-se a realização nas seguintes formas e devidamente registradas:- Individual (convocação do estudante para o horário de atendimento);- Em grupo (convocação de grupos de estudantes para o horário de atendimento)- Avaliação substitutiva (na turma durante o horário de aula ou convocação para o horário de atendimento)
Lembramos que as mensagens de e-mails também podem ser consideradas como registro.Sugere-se também que, no último dia letivo do trimestre/semestre, seja registrada no diário de classe no espaço destinado aos conteúdos a seguinte observação:Obs.: Os estudos de recuperação paralela foram realizados ao longo do semestre/trimestre (conforme o curso).

Roteiro para elaboração dos Planos de EnsinoSolicitação de visita técnica

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