Volta às aulas no IFRS: Mais oito campi iniciaram o ano letivo

Estudantes no saguão do Campus Alvorada.

Recepção aos estudantes no Campus Alvorada

Oito campi do IFRS deram início ao ano letivo 2023 na semana que passou. No dia 02 de março, foi a vez de o Campus Alvorada dar as boas-vindas aos estudantes. Os campi Canoas, Erechim, Farroupilha, Osório, Porto Alegre, Vacaria e Viamão iniciaram as atividades letivas em 27 de fevereiro.

Acompanhe um pouco da recepção aos alunos em cada unidade:

Campus Alvorada

No Campus Alvorada, a acolhida aos estudantes ocorreu nos três turnos e contou com a participação de pais e responsáveis e de servidores. Teve entrega de material e sarau. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, esteve presente nas atividades da manhã. Os novos alunos fizeram uma visita guiada pelo campus para conhecer os espaços.

Houve também trote solidário, com doação de alimentos para a ONG Onedes da Silva (que faz marmitas uma vez por semana para pessoas em vulnerabilidade econômica) e de ração para os cães que vivem no campus. As ações de acolhimento aos novos estudantes seguem até o dia 17 de março de 2023.

Campus Canoas

As boas-vindas aos estudantes do Campus Canoas foram dadas por direção-geral, coordenação e direção de Ensino. A Coordenação de Assistência Estudantil falou com os discentes sobre os profissionais que atuam no setor, além do auxílio fornecido aos alunos em vulnerabilidade social. Houve uma confraternização coletiva, uma dinâmica e um passeio pelo campus, para conhecer alguns espaços, como a biblioteca, o laboratório de matemática e os prédios de sala de aula.

No turno da tarde, os alunos que ingressaram nos cursos de ensino médio integrado ao técnico foram recepcionados pela banda do campus. À noite, teve palestra inaugural do curso de especialização em Gestão de Projetos e Inovação, com o tema “Contexto e futuro da inovação no RS”.

Campus Erechim

No Campus Erechim, a recepção dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio foi realizada pelo Grêmio Estudantil e contou com apresentações musicais e acolhimento por parte dos alunos veteranos e dos professores. Os coordenadores de curso e professores de cada área também deram as boas-vindas para os estudantes dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e dos cursos superiores.

Estava programada também uma recepção institucional oficial para todos os alunos do Campus Erechim.

Campus Farroupilha

A manhã do dia 27 de fevereiro de 2023 foi marcada por reencontros e acolhimento aos novos estudantes no Campus Farroupilha. Os novos alunos receberam orientações dos coordenadores dos cursos e foram guiados pelo campus, para conhecer as estruturas que vão utilizar durante a vida acadêmica, além de oportunidades e setores da instituição.

Campus Osório

No Campus Osório, foi realizada uma cerimônia de recepção aos estudantes nos três turnos de atividades letivas. As boas-vindas foram dadas pela diretora-geral, Flávia Twardowski. O centro de convivência do campus foi todo remodelado para receber os estudantes, ganhando biombo com exposição de arte, cantinho da música, paredes com pinturas decorativas e plantas. A recepção contou apresentação teatral e musical coordenada pela professora Agnes Schmeling. Outra novidade do campus é o jogo de damas que foi pintado no chão do pátio externo, com peças grandes, criativas e coloridas.

Campus Porto Alegre

As atividades de recepção aos estudantes ocorreram até sexta-feira, 03 de março, na “Semana de Acolhimento” do Campus Porto Alegre. Ao longo da semana foram realizadas atividades de acolhida com programação especial para os alunos. Confira a programação disponível no site do campus

Campus Vacaria

No Campus Vacaria, a recepção aos estudantes teve início com um café da manhã e apresentação musical. No turno da tarde a acolhida dos alunos ingressantes contou com conversa com a coordenação de Assistência Estudantil e apresentação do curso com a coordenação dos cursos integrados. Também ocorreu uma conversa com o Núcleo de Ações Afirmativas (Naaf). No dia 28 de  fevereiro, foi realizado um evento de abertura do ano letivo na Casa do Povo.

Campus Viamão

Os novos alunos do Campus Viamão fizeram uma caminhada pela unidade para conhecer um pouco mais os espaços. Foram realizadas também dinâmicas de apresentação e integração entre estudantes veteranos e novatos.

Volta às aulas no IFRS

A volta às aulas 2023 nos 17 campi do IFRS começou dia 08 de fevereiro e vai até 17 de março. As informações sobre o calendário acadêmico anual de cada campus podem ser encontradas na capa do site da unidade. Confira os próximos campi a darem início ao ano letivo:

Campus Restinga – 13 de março;

Campus Ibirubá – 17 de março.

Vídeo de boas-vindas: