“Volta às aulas” no IFRS: Campi Bento Gonçalves e Sertão recepcionam estudantes

Visão aérea do pátio do campus Bento Gonçalves cheio de estudantes.

Expectativas, reencontros e novos desafios. O ano letivo de 2023 começou nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, em dois campi do IFRS: Bento Gonçalves e Sertão. Saiba mais abaixo.

Campus Bento Gonçalves

No Campus Bento Gonçalves, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram recebidos no início da manhã. Eles participaram de um tour pelo campus, receberam orientações e as boas-vindas de dirigentes da instituição e tiveram um intervalo estendido para promover a integração entre as turmas.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, esteve presente na acolhida, assim como os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão. O reitor falou do destaque que o IFRS vem obtendo nacionalmente graças a projetos de pesquisa, extensão e de ensino e a muitas ações desenvolvidas em benefício da sociedade. “Você estão em uma instituição que vai oferecer ensino, pesquisa e extensão. Vai oferecer possibilidade de participar de projetos, de se envolver em atividades de cultura, de esportes, de participar de eventos no Brasil inteiro, de contar com assistência estudantil, de conviver com a diferença”, salientou.

O diretor-geral do campus, Rodrigo Monteiro, lembrou que o período em que os estudantes passam no IFRS é um ciclo de transformação, tanto técnica e profissionalmente quanto de crescimento pessoal. Ele frisou que a instituição preza pela formação integral e recomendou aos estudantes aproveitarem as oportunidades.

Na noite desta quarta-feira, será a vez de os alunos dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e dos superiores participarem de atividades de acolhida.

Campus Sertão

No Campus Sertão, a movimentação de estudantes e pais começou cedo neste dia 08 de fevereiro. Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio contemplados com a residência estudantil chegaram acompanhados dos pais ou responsáveis, com malas e cheios de expectativa para conhecer a estrutura do local onde irão morar e estudar pelos próximos três anos. Em diversos locais do campus, corações foram afixados com a mensagem “Espalhe amor por onde for”, em uma iniciativa do Departamento de Assistência Estudantil.

Integrantes da direção-geral e da Assistência Estudantil recepcionaram os alunos, repassaram informações sobre as aulas, alimentação, moradia e demais benefícios estudantis. Leia mais sobre o início das aulas no Campus Sertão

Boas-vindas

Confira o vídeo de acolhida aos estudantes do reitor do IFRS,  Júlio Xandro Heck:

Volta às aulas no IFRS

A volta às aulas 2023 nos 17 campi do IFRS começou neste dia 08 de fevereiro e vai até 17 de março. As informações sobre o calendário acadêmico anual de cada campus podem ser encontradas na capa do site da unidade. Saiba a data de início do ano letivo:

• Campus Alvorada – 02 de março;
  • Campus Bento Gonçalves – 08 de fevereiro;
  • Campus Canoas – 27 de fevereiro;
  • Campus Caxias do Sul – 15 de fevereiro;
  • Campus Erechim – 27 de fevereiro;
  • Campus Farroupilha – 27 de fevereiro;
  • Campus Feliz – 22 de fevereiro;
  • Campus Ibirubá – 17 de março;
  • Campus Osório – 27 de fevereiro;
  • Campus Porto Alegre – 27 de fevereiro;
  • Campus Restinga – 13 de março;
  • Campus Rio Grande – 13 de fevereiro;
  • Campus Rolante – 13 de fevereiro;
  • Campus Sertão – 08 de fevereiro (ingressantes) e 13 de fevereiro (para os demais);
  • Campus Vacaria – 27 de fevereiro;
  • Campus Veranópolis – 23 de fevereiro;
  • Campus Viamão – 27 de fevereiro.