Vem aí o processo seletivo complementar de estudantes 2022/2

Banner com a frase: Processo seletivo complementar IFRS 2022/2

São 430 vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores de graduação em oito campi do IFRS. O site com todas informações sobre esse Processo de seleção já está no ar.

Oito campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul  (IFRS) vão oferecer vagas em um Processo Seletivo Complementar, para ingresso ainda este ano. São vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores de graduação. O site do Processo Seletivo (PS) já está no ar. Acessando o endereço ingresso.ifrs.edu.br, os candidatos poderão conferir a lista de cursos e vagas

No total, serão ofertadas 430 vagas, para cursos dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão (abaixo, mais informações) para início das aulas no segundo semestre de 2022. Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos e que não haverá taxa de inscrição para este Processo Seletivo.

A publicação dos documentos com o detalhamento do processo (editais) ocorrerá no dia 1º de agosto, juntamente com o início das inscrições que poderão ser realizadas até 08 de agosto. Nos editais estarão disponíveis orientações sobre as inscrições, que são de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Para fazer sua inscrição neste processo de seleção o candidato deverá estar cadastrado no gov.br.

📝Confira o que já está definido sobre o Processo Seletivo, marque as datas na agenda e fique atento ao site e às redes sociais do IFRS para acompanhar as novidades:

• Para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2016. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2016.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 50%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.

📌Cronograma prévio do próximo processo de ingresso de estudantes:

• Publicação dos editais com o detalhamento do processo seletivo – 1º de agosto de 2022
  • Inscrições do processo seletivo –  1º a 08 de agosto de 2022
  • Sorteio público – 12 de agosto de 2022. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 16 de agosto de 2022.

⚠️ Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são presenciais.

> Para mais informações os interessados podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

📌Vagas a serem ofertadas:

• Cursos técnicos concomitantes/subsequentes – 27 vagas
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio – 267 vagas