Último dia para pagar a taxa de inscrição do Processo Seletivo de Estudantes

Esta segunda-feira, 11 de novembro de 2019, é o último dia para pagar a taxa de inscrição do Processo Seletivo de Estudantes 2020/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições encerraram-se no domingo, dia 10 de novembro.

A taxa de inscrição da seleção custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

São ofertadas mais de 4800 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 17 campi do IFRS, localizados em em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. As aulas terão início no primeiro semestre de 2020.

Saiba mais

Todas as informações e formulários do Processo Seletivo estão disponíveis nos editais publicados no site ingresso.ifrs.edu.br. É responsabilidade dos candidatos a leitura do documento.

>> Editais:

Cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

Cursos superiores – edital nº 49/2019

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 50/2019

Cursos de Educação de Jovens e Adultos– EJA – edital nº 51/2019

Como funciona a seleção:

Cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).

– Os cursos técnicos integrados em Administração e em Meio Ambiente ofertados pelo Campus Viamão terão como forma de ingresso sorteio público.

– O curso técnico concomitante em Instrumento Musical ofertado pelo Campus Porto Alegre também terá como forma de ingresso sorteio público.

Edital para o processo seletivo dos cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

– Os cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica e em Eletrônica do Campus Farroupilha terão como forma de ingresso sorteio público.

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos subsequentes ao Ensino Médio – edital nº 50/2019

Cursosde Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra.

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA – edital nº 51/2019

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Confira o edital para o processo seletivo dos cursos superiores – edital nº 49/2019

Como se preparar para o Processo Seletivo 2020/1

O simulado a distância (EaD) Pré-IFRS foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do IFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

>> Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site de ingresso.ifrs.edu.br.