Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior abre novas oportunidades para o IFRS

Fotografia de participantes do Congresso que estão de máscara sobre um palco.

Após uma semana intensa de tratativas em prol de cooperações e acordos técnicos nas cidades de Bragança e Porto, em Portugal, a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Marlova Benedetti, retorna entusiasmada e com boas notícias para a comunidade acadêmica. Junto com os demais dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a representante do IFRS participou, do I Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior, de 4 a 6 de abril de 2022. Segundo Marlova, o seminário possibilitou uma abertura e uma maior aproximação, principalmente com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), para a ampliação de acordos de cooperação.

Marlova de máscara sentada com demais colegas participando do I Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior.Atualmente, o IFRS possui cinco acordos para dupla diplomação (que possibilita a outorga de diploma por duas instituições para um mesmo curso ou programa) com o IPB, que são: Engenharia Mecânica – Campus Erechim; Engenharia Mecânica e Engenharia Controle e Automação – Campus Farroupilha; Tecnologia em Gestão Ambiental – Campus Porto Alegre e Campus Viamão.  “A ideia é que possamos ampliar para outras áreas, pois há uma demanda por parte dos estudantes. Vamos encaminhar a dupla diplomação em Enologia para o Campus Bento Gonçalves. Fui procurada pelo coordenador de curso deles e já encaminhei com a gestão do Campus”, comenta Marlova.

Trativas e novos acordos com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) serão firmados buscando fechar duplas diplomações também, salienta a pró-reitora. “Nos próximos dias, firmaremos um novo acordo com o IPP, em virtude do vencimento do atual,  onde incluiremos a dupla diplomação. Estamos  à frente de  outros institutos em relação a esse tema.Tivemos um workshop sobre isso e eu tive a oportunidade de auxiliar  institutos de Portugal a desenhar o programa, em virtude da experiência do IFRS nesse tipo de acordo. Agora, é só fortalecer e ampliar as iniciativas nesse sentido”, completa.

Possibilidade de intercâmbio virtual para os estudantes portugueses

O IFRS poderá prever, em conjunto com os Institutos Portugueses, um acordo com planos de trabalho contendo atividades a distância como aulas, palestras, minicursos e oficinas. “Hoje, como não temos bolsas para os estudantes portugueses, não é vantajoso para eles. Mas, como alternativa, pensamos em trabalhar o intercâmbio virtual e vamos tratar disso com os cursos de graduação e pós-graduação”, explica a pró-reitora, que irá encaminhar essa demanda com a gestão do IFRS.

Retorno das tratativas para mestrado de servidores

Marlova de máscara em reunião com o vice-presidente do Instituto Superior de Contabilidade do IPP e outros colegas. Marlova comenta também ter feito uma reunião com o vice-presidente do Instituto Superior de Contabilidade do IPP, que oferta o Mestrado em Gestão Pública, programa já disponibilizado a servidores de alguns Institutos federais brasileiros. “Evoluímos bastante em relação a esse tema e iremos analisar os acordos fechados com outras instituições brasileiras a fim de trabalhar com uma proposta do IFRS para o mestrado de servidores”, afirma.

Sobre o Seminário

Durante o Seminário, realizado em Bragança, o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP) firmaram uma série de compromissos para o fortalecimento dos trabalhos das duas instituições, além de apresentarem projetos e potencialidades das ações. Vários destaques foram dados aos itinerários formativos inovadores, aos movimentos de dupla diplomação, projetos de mobilidade, relações de fronteira e ao aprofundamento das relações Brasil-Portugal.

Histórico da parceria:

No dia 10 de abril de 2017, o IFRS recebeu a visita do vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Carlos Ramos, e da diretora do Instituto de Engenharia da mesma instituição, Zita Vale.

O encontro teve como principal objetivo a assinatura do memorando de entendimento entre as instituições, que previa o estabelecimento de uma cooperação acadêmica, científica e cultural. A ideia era estabelecer parcerias para mobilidade acadêmica, projetos de pesquisas, mestrados, dentre outros. (Veja o texto)