Salão do IFRS – Aberto oficialmente o maior evento institucional

Foto aérea da fachada do IFRS Campus Bento Gonçalves.

Está aberta a sétima edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Este ano, o maior evento institucional retoma a forma presencial após dois anos em formato virtual. As delegações dos 17 campi começaram a chegar às 8h desta quinta-feira, 3 de novembro de 2022, ao Campus Bento Gonçalves. O clima era de reencontro e entusiasmo. São mais de mil estudantes e servidores reunidos até sábado, 5 de novembro.

Na cerimônia de abertura, a fala do reitor Júlio Xandro Heck deu o tom de um momento de renovação de esperanças e reencontros. Ele destacou as vidas ceifadas de forma precoce com a pandemia, o papel do Sistema Único de Saúde (SUS), dos Institutos e Universidades que não fugiram aos seus compromissos com a sociedade. “Sobrevivemos e hoje celebramos a vida, a ciência, a amizade e uma espécie de recomeço. O Salão marca esse recomeço! Novamente temos aqui reunidos nossos 17 campi e a reitoria! Novamente o IFRS dedica três dias para apresentar algumas das nossas muitas virtudes”,  concluiu.

Após, foi realizada a palestra “Ciência e saberes populares como instrumento de emancipação social”, com  Luciana Maestro Borges, doutora em Agronomia, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A palestrante falou sobre experiências do IFPR com povos e comunidades tradicionais, como indígenas e pescadores artesanais. Ela destacou que é necessário humildade para se conectar com os diferentes públicos, acessando os espaços deles e se contectando a eles. Recomendou aos estudantes que aproveitem as oportunidades e se conectem com a realidade, pois as experiências de vida vão complementar a trajetória profissional.

Para encerrar as atividades da manhã, estudantes e servidores do Campus Osório apresentaram o espetáculo musical Liberdade, como a primeira atração da 9ª Mostra de Arte do IFRS.