Salão do IFRS – Maior evento institucional vai reunir mais de mil estudantes e servidores a partir desta quinta-feira

Estudantes andando em frente ao IFRS Campus Bento Gonçalves.

Chegada de delegação de estudantes no Salão 2019

O Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino chega à sétima edição nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2022 e volta a ser realizado de forma presencial, no Campus Bento Gonçalves, depois de dois anos em formato virtual. O evento deve superar as edições anteriores em número de público e apresentações. São mais de mil pessoas envolvidas entre servidores e estudantes nos três dias de evento, que este ano soma um total de 658 trabalhos a serem apresentados nos diferentes níveis: ensino médio, superior de graduação e de pós-graduação.

O salão congrega vários eventos* que reúnem a produção interdisciplinar de estudantes e servidores dos 17 campi do IFRS, além de outras instituições parceiras. Este ano, tem como tema central “Descolonizar o pensamento: ciência e saberes populares no bicentenário da independência do Brasil”.

Sobre o evento

O Salão é uma oportunidade de divulgação do que é produzido na instituição durante o ano letivo, em especial em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Os estudantes apresentam oralmente os trabalhos dos quais participam como bolsistas ou voluntários, recebendo uma avaliação As atividades propiciam o compartilhamento, a discussão e a troca de experiências entre alunos e servidores de diferentes unidades do IFRS.

Além das apresentações, são realizadas feiras, exposições, palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e outras atividades que são organizadas pelas pró-reitorias de Extensão, de Ensino e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, com o apoio dos comitês de cada área.

Apesar de este ser o 7º Salão, para a comissão organizadora, toda edição é única. “Se pensarmos que ele é inédito para a grande maioria dos estudantes e há uma expectativa por parte deles por este momento, é um grande desafio para quem organiza o evento”, pontua Marlova Benedetti, pró-reitora de Extensão. Ela conta que serão recebidos indígenas de três comunidades do Rio Grande do Sul: Aldeia da Estiva, Cantagalo e Lomba do Pinheiro. “Num evento que se propõe a dar visibilidade aos saberes tradicionais, isso é bastante simbólico”, conclui.

Confira no vídeo momentos da edição virtual de 2021 e imagens da edição presencial de 2019:

Relembre, nas fotos, momentos da última edição presencial, em 2019:

Confira os eventos que compõem o Salão 2022 e o número de trabalhos a serem apresentados em cada um:

– 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict): 229 trabalhos;

– 10º Seminário de Extensão (Semex): 179 trabalhos;

– 9º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept): 171 trabalhos;

– 7º Seminário de Pós-Graduação (SPG): 15 trabalhos;

– 7º Seminário de Internacionalização: 4 trabalhos;

– Sessão de Indissociabilidade: 26 trabalhos;

– Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT): 16 trabalhos;

– Mostra de Protótipos Automotivos: 3 trabalhos;

– Mostra de Arte: 15 apresentações culturais que ocorrerão ao longo dos três dias e, relacionadas à temática do evento.

Será realizada também a Feira de Sabores e Saberes, para a comercialização de produtos da agricultura familiar e de movimentos sociais, que é aberta ao público em geral e vinculada à Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental do IFRS. E seguindo o sucesso da última edição presencial, novamente haverá o Espaço Kids, local lúdico e de acolhimento para famílias, crianças e demais participantes e que, neste ano, contará com o apoio de estudantes e servidores voluntários.

Ocorrerá também o primeiro encontro de Educação a Distância (EaD), no qual serão divulgados os projetos desenvolvidos e apresentadas as oficinas produzidas pelos bolsistas EaD.

Confira a programação geral do 7º Salão do IFRS e o mapa do Campus Bento Gonçalves

Mostra técnico-científica do Campus Bento Gonçalves

No mesmo período, será realizada a Mostra técnico-científica do Campus Bento Gonçalves,  com apresentação, divulgação e discussão de trabalhos de ensino, pesquisa, inovação e extensão de estudantes do Campus ou de outras instituições da região. Confira a programação da Mostra do Campus Bento Gonçalves