[Retrospectiva] O IFRS foi notícia em 2019

No balanço do ano de 2019, uma coisa é possível afirmar com certeza: o IFRS, mais do que nunca, foi notícia. Conquistas e desafios ganharam destaque na imprensa local, regional, nacional e internacional. Abaixo, confira algumas das muitas matérias veiculadas no primeiro semestre do ano. Os destaques do segundo semestre serão publicados em outro texto.

Retrospectiva – 1º semestre de 2019

JANEIRO

No primeiro mês de 2019, as premiações da estudante Juliana Davóglio Estradioto, do Campus Osório, com a consequente seleção para acompanhar a cerimônia do Prêmio Nobel, foram notícia na imprensa nacional e internacional, como na TV Globo e na Revista Galileu.

Outro destaque foi o Prêmio Direitos Humanos para um projeto voltado a imigrantes realizado no Campus Erechim, como publicado nesta matéria do Jornal Bom Dia.

E mês teve ainda a divulgação dos cursos EaD ofertados pelo IFRS em veículos como o site GaúchaZH; e da pesquisa sobre violência contra populações vulneráveis, do Campus Restinga, como nesta matéria do site G1.

FEVEREIRO

A reportagem sobre um projeto do Campus Bento Gonçalves venceu uma categoria do 1º Prêmio Conif de Jornalismo e o fato foi notícia na Rádio Difusora.

A imprensa também deu espaço para o adiamento da volta às aulas no Campus Porto Alegre, devido a adequações ao PPCI, como mostra este texto do Jornal do Comércio.

MARÇO

Boas notícias no mês de março: mãe e filho se formaram juntos no Campus Restinga e foram destaque na imprensa (veja esta matéria da Revista Cláudia) e cursos do Campus Feliz receberam nota máxima e o fato foi divulgado na imprensa local (confira matéria no Jornal Ibiá).

ABRIL

No mês de abril, o IFRS foi considerado uma das “fábricas de conhecimento” do Brasil, figurando entre as 50 instituições que mais tiveram publicações científicas (reportagem do Jornal da USP).

Também foi notícia o bom desempenho da equipe Drop Team, do Campus Erechim, que venceu a competição da Shell Eco Marathon Americas, nos Estados Unidos (assista na RBS TV).

MAIO

O quinto mês do ano foi de muitas notícias na imprensa. As vagas ofertadas no Processo Seletivo de estudantes são divulgadas em diferentes veículos (confira na Gaúcha ZH).

As dificuldades impostas pelo contingenciamento orçamentário ganharam espaço na mídia (veja na Gaúcha ZH), assim como a mobilização para reverter a situação (confira no Correio do Povo).

A premiação da estudante do Campus Osório Juliana Estradioto na maior feira de ciências do mundo foi divulgada na mídia nacional (como nesta matéria da Folha de São Paulo) e internacional (veja na Deutsche Welle).

E os nossos estudantes ainda fizeram bonito na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, conquistando ouro e prata (como mostra este texto do Brasil de Fato).

JUNHO

Para encerrar o semestre, ótimas notícias: o desempenho da estudante e pesquisadora do Campus Osório Juliana Estradioto e da professora orientadora Flávia Twardoski figurou com destaque no jornal O Globo.

O projeto Meninas na Ciência, do Campus Farroupilha, foi tema de reportagem da Gaúcha ZH.

E uma matéria da Folha de São Paulo citou o IFRS como da “elite do Enem” no Brasil.

> Para acessar toda a clipagem, clique aqui.