[Retrospectiva] O IFRS foi notícia em 2019 – segundo semestre

Confira algumas das principais notícias divulgadas na mídia do Estado, do país e até internacional sobre conquistas e desafios do IFRS. Abaixo, estão compiladas matérias do segundo semestre de 2019. Acesse aqui o texto sobre as notícias do primeiro semestre do ano.

2º Semestre

JULHO

As conquistas dos nossos estudantes estiveram na mídia: alunos do Campus Restinga participaram de Desafio Tecnológico da Google (como mostra esta matéria do Correio do Povo) e estudantes do Campus Erechim destacaram-se com o veículo que roda 543 quilômetros com um litro de gasolina (veja no HistoryTV).

Em um desafio ambiental, o IFRS arrecadou 10 toneladas de resíduos eletrônicos e foi notícia (Correio do Povo).

E uma pesquisa do Campus Sertão mereceu destaque na imprensa ao apontar os motivos que fazem os jovens ficarem ou deixarem o campo (como nesta matéria de capa do Campo e Lavoura, da Zero Hora).

AGOSTO

Premiada por suas pesquisas, a professora Flávia Twardoski, do Campus Osório, foi tema de uma matéria especial em agosto (GaúchaZH).

O IFRS entrou na lista das melhoras universidades do mundo, e a imprensa noticiou (veja no Brasil de Fato).

Foi apresentado na imprensa o Projeto EcoViamão, do Campus Viamão (confira matéria no Diário Gaúcho).

SETEMBRO

O perfil dos estudantes do IFRS foi notícia (Portal ADverso) e a colocação do IFRS entre as melhores instituições de ensino do mundo seguiu repercutindo (veja no GaúchaZH).

OUTUBRO

O IFRS atingiu a marca de 300 mil estudantes em cursos a distância e a imprensa divulgou (Jornal Semanário).

desbloqueio de verbas das instituições de ensino federais contingenciadas pelo MEC também foi destaque (Sul21 e G1).

Ainda em outubro, protótipos de veículos criados por estudantes do IFRS participaram da Shell Eco-Marathon, no Rio, e ganharam visibilidade (O Globo).

NOVEMBRO

O Processo Seletivo de Estudantes esteve em destaque (veja no Brasil Escola) e o primeiro Circuito de Atividades Literárias do IFRS (Serra Nossa).

DEZEMBRO

Projeto sobre violência a populações vulneráveis do qual o IFRS faz parte foi premiado pelo Ministério da Saúde (veja no site da Ufrgs).

A imprensa noticiou também a previsão de instalação de painéis solares em campi do IFRS (GaúchaZH).