Geral
[Retrospectiva] O IFRS foi notícia em 2019 – segundo semestre
Confira algumas das principais notícias divulgadas na mídia do Estado, do país e até internacional sobre conquistas e desafios do IFRS. Abaixo, estão compiladas matérias do segundo semestre de 2019. Acesse aqui o texto sobre as notícias do primeiro semestre do ano.
2º Semestre
JULHO
As conquistas dos nossos estudantes estiveram na mídia: alunos do Campus Restinga participaram de Desafio Tecnológico da Google (como mostra esta matéria do Correio do Povo) e estudantes do Campus Erechim destacaram-se com o veículo que roda 543 quilômetros com um litro de gasolina (veja no HistoryTV).
Em um desafio ambiental, o IFRS arrecadou 10 toneladas de resíduos eletrônicos e foi notícia (Correio do Povo).
E uma pesquisa do Campus Sertão mereceu destaque na imprensa ao apontar os motivos que fazem os jovens ficarem ou deixarem o campo (como nesta matéria de capa do Campo e Lavoura, da Zero Hora).
AGOSTO
Premiada por suas pesquisas, a professora Flávia Twardoski, do Campus Osório, foi tema de uma matéria especial em agosto (GaúchaZH).
O IFRS entrou na lista das melhoras universidades do mundo, e a imprensa noticiou (veja no Brasil de Fato).
Foi apresentado na imprensa o Projeto EcoViamão, do Campus Viamão (confira matéria no Diário Gaúcho).
SETEMBRO
O perfil dos estudantes do IFRS foi notícia (Portal ADverso) e a colocação do IFRS entre as melhores instituições de ensino do mundo seguiu repercutindo (veja no GaúchaZH).
OUTUBRO
O IFRS atingiu a marca de 300 mil estudantes em cursos a distância e a imprensa divulgou (Jornal Semanário).
O desbloqueio de verbas das instituições de ensino federais contingenciadas pelo MEC também foi destaque (Sul21 e G1).
Ainda em outubro, protótipos de veículos criados por estudantes do IFRS participaram da Shell Eco-Marathon, no Rio, e ganharam visibilidade (O Globo).
NOVEMBRO
O Processo Seletivo de Estudantes esteve em destaque (veja no Brasil Escola) e o primeiro Circuito de Atividades Literárias do IFRS (Serra Nossa).
DEZEMBRO
Projeto sobre violência a populações vulneráveis do qual o IFRS faz parte foi premiado pelo Ministério da Saúde (veja no site da Ufrgs).
A imprensa noticiou também a previsão de instalação de painéis solares em campi do IFRS (GaúchaZH).