Rede de Enfrentamento da Desinformação em Saúde inicia ação sobre a monkeypox

Cartaz Monkeypox - Direito à informação. Rede de Enfrentamento da Desinformação em Saúde. Acompanhe os posts informativos no fim da notícia.

A Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde (Redes), formada por várias instituições federais de ensino, entre elas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), e pelos ministérios públicos federal e estadual com sede no Rio Grande do Sul, deu início à sua primeira ação informacional e de letramento. O tema é a monkeypox, doença infecciosa que vem se espalhando pelo mundo, pelo Brasil, pelos estados e, provavelmente, pela sua cidade. É uma questão de saúde pública que exige ações combinadas tanto dos órgãos públicos quanto de cidadãs e cidadãos.

“A partir da experiência com a pandemia do coronavírus, percebemos que a plena realização do direito fundamental à saúde passava necessariamente pela salvaguarda de outro direito igualmente fundamental: o acesso à informação de qualidade”, explica a procuradora da República Bruna Pfaffenzeller, uma das representantes do Ministério Público Federal na Redes.

Campanha – A partir de orientações oficiais e médicas, a Redes criou cards com informações básicas sobre a doença, que podem ser compartilhados com parentes e amigos via WhatsApp ou Telegram. Estão lá dados sobre o comportamento da doença, tratamento, formas de prevenção, sintomas e até uma sequência de imagens que mostra a evolução das lesões na pele, tudo supervisionado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Também há peças para as redes sociais Facebook e Instagram, além de uma lista com as fontes consultadas (órgãos oficiais de saúde, universidades, pesquisadores e médicos). Tudo para que você possa aprofundar seu conhecimento e ter a certeza de que, ao compartilhar essas informações, estará contribuindo para enfrentar a desinformação em saúde.

Veja ao final do texto alguns exemplos desse material. O conteúdo completo, inclusive com a lista de fontes, está reunido na página especial monkeypox.

Missão – Mentiras, boatos, informações sem contexto ou fundamento e outras formas de desinformação podem influenciar para aumentar a transmissão e a gravidade de doenças. Podem também dificultar o acesso da população a serviços de saúde e a tratamentos adequados. A missão da Redes é enfrentar esses desafios, por meio da educação e de outras ações que contribuam para garantir o direito do cidadão a informações e a serviços de saúde orientados pela ciência.