Provas do Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do IFRS ocorrem no domingo

Candidatos dos cursos técnicos subsequentes e superiores de graduação que optaram pela seleção por prova, confiram algumas das principais informações e orientações para a realização do exame.

Será realizado neste domingo, 12 de junho de 2022, o exame de seleção para ingresso de estudantes nos cursos técnicos subsequentes e superiores de graduação para os candidatos que optaram por esse tipo de seleção. As listas com as relação dos locais de prova, bem como os endereços podem ser conferidas no site de ingresso, em “Últimas publicações”.

Veja seu nome na lista, confira seu local de prova e o endereço

📍 Sobre a prova

O candidato deverá comparecer ao local de provas por volta das 7h30min (1h antes do horário de início do exame) portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.  (⚠️Candidatos de Porto Alegre devem ter atenção às alterações anunciadas no trânsito – leia aqui

A prova (exame de seleção) terá início às 8h30min, horário de Brasília, e será objetiva (questões com alternativas de respostas para marcar). Para os cursos técnicos, o exame terá 40 questões e duração de três horas e trinta minutos. Para os cursos superiores de graduação, serão 45 questões e quatro horas e trinta minutos de duração da prova.

Essas e outras orientações constam dos editais. É importante que o candidato leia o documento do seu tipo de curso com atenção.

📝Orientações aos candidatos:

>> Chegue com antecedência – às 7h30min (que é 1 hora antes do horário de início do exame)

>> Leve caneta esferográfica azul ou preta.

>> Leve a versão original de documento de identidade com foto utilizado na inscrição. Por documento de identidade com foto entende-se: Carteiras de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação, pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras funcionais com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação.

>> O uso da máscara será obrigatório durante todo o período em que o candidato estiver nas dependências do local de prova, sendo permitido sua retirada apenas para tomar água ou se alimentar

>> Não será permitido o acesso ao local de prova do candidato que não estiver utilizando máscara de proteção respiratória.

>> Não serão aceitos lenços, bandanas ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção.

>> Não será permitido o uso de protetor facial (face shield) sem máscara por baixo.

>> Não use: véus, bonés, chapéus, gorros, lenços, aparelhos auriculares (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial), óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos.

>> Não porte: armas, malas, livros, calculadoras, relógio digital, fones de ouvido, gravadores, pagers, notebooks, telefones celulares, pen drives, tablets ou quaisquer aparelhos eletrônicos similares.

>> Aparelhos eletrônicos: o candidato que se apresentar para a prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado.

>> Água: é permitido levar uma garrafa de água para consumo.

>> Alimentos: não será permitido o consumo na sala de prova. Com o acompanhamento de um fiscal, o candidato poderá consumir alimento fora da sala.

>> Saída da sala sem retorno: somente será permitida a partir de 1 (uma) hora após o início da prova.

>> Será permitida a entrada somente do candidato nas dependências do local onde será realizado o Exame de Seleção, sendo recomendado que os acompanhantes não se aglomerem no portão de entrada dos locais de prova.

Essas e outras informações e recomendações encontram-se no edital, é importante que o candidato leia os documentos com atenção.

📝 Fique atento às próximas datas importantes referentes às provas do Processo Seletivo:

•  12 de junho de 2022 (domingo) – Aplicação da prova presencial para os cursos técnicos e superiores nos campi que optaram por esse formato de seleção.
  • 13 de junho de 2022 (segunda-feira) – Publicação do gabarito preliminar das provas.
  • 13 e 14 de junho de 2022 (segunda e terça-feira) – período para apresentar recursos quanto ao gabarito das provas. Os recursos de nulidade e troca de gabarito somente serão aceitos com a fundamentação das justificativas e poderão ser enviados nos dias 13 a 14 de junho de 2022 por meio do Formulário de Recursos, Anexo V, para o e-mail: [email protected], até às 17h do dia 14 de junho de 2022.

Acompanhe as demais datas importantes acessando o cronograma no site de ingresso.