Projetos de estudantes do IFRS são premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Três pesquisas do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram destaque na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), evento virtual realizado de 23 a 26 de junho de 2022. Cinco premiações foram conquistadas pelas estudantes do Ensino Médio Integrado, sendo dois primeiros lugares, dois prêmios especiais e um terceiro lugar. Todos os projetos são orientados pela professora Flávia Twardowski.

O projeto Eco-socius: o comportamento dos jovens brasileiros na economia circular”, desenvolvido pela estudante Victórya Leal Altmayer Silva, ficou com o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas & Linguística, Letras e Artes. Também conquistou o Prêmio Jovem Inovadora, com credencial para participação no ano que vem na Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS), na Sérvia.

O “Sustainpads: absorventes femininos ecológicos e acessíveis”, das alunas Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, garantiu o primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra e o Prêmio em Excelência e Pesquisa, com premiação de R$ 1 mil.

Já a pesquisa “Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento de uva”, da estudante Amanda Ribeiro Machado, levou o terceiro lugar em Ciências Biológicas.

Sobre os projetos

O“Eco-socius: o comportamento dos jovens brasileiros na economia circular” empregou equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características) para sua análise, que demonstrou que ações educativas podem estimular os jovens a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental.

O trabalho já foi premiado com diversos primeiros lugares: na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na categoria Ciências Sociais Aplicadas, com possibilidade de publicar artigo no periódico Scientia Prima, e conquista do Prêmio por um Mundo Sem Lixo, da empresa Movimento Circular; na Mostratec 2021, em História e Ciências Sociais; no Prêmio Jovem Pesquisador Gaúcho da Assembleia Legislativa do RS, com credencial para Regeneron ISEF e para Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso a ciência, que ocorrerá em Brasília no mês de julho.

O projeto “Sustainpads: absorventes femininos ecológicos e acessíveis” desenvolveu o material absorvente (parte interna) a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira e envolvidos com um biofilme produzido com resíduos da indústria nutracêutica, que são colocados dentro de suportes feitos com sobras de tecido.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual ao mesmo tempo que reduz a poluição ambiental.

Entre os principais prêmios já recebidos estão: 1° lugar na área Engenharia e Materiais da Mostratec 2021, 2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra da 20º Febrace e ter sido escolhido para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que acontece na Suécia, em 26 de agosto de 2022.

O “Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento de uva”, criou um plástico biodegradável a partir de resíduos da produção do suco de uva e do processamento de vinho.

Essa celulose bacteriana, que é um material biodegradável alternativo aos polímeros artificiais (empregados para a produção dos mais diversos objetos e materiais) também apresentou potencial para a geração de energia e água, por meio de reações químicas, num equipamento chamado células combustíveis, que já foi utilizado por naves espaciais da Nasa.

Sobre o evento

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) foi idealizada para ser totalmente online, mesmo antes da pandemia do coronavírus. O objetivo do evento é democratizar o acesso às oportunidades científicas, possibilitando o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.

Conta com palestras, workshops, atividades culturais e uma maratona de inovação – com desafios voltados à inovação, criatividade, resolução de problemas e design thinking.

Texto: Gabriela Morél – Comunicação do Campus Osório