Início do conteúdo

Projeto de Extensão do IFRS publica “Manual para elaboração de rotulagem para agroindústrias familiares”


Ilustração de um vidro de produto com rótulo. No rótulo, a expressão "Manual para elaboração de Rotulagem de Alimentos Embalados e Bebidas para Agroindústrias Familiares de Bento Gonçalves". Lúcia de Morares Batista, Emanoele Malinverno e Jaqueline Biazus.

Durante reunião da equipe do Projeto de Extensão “Análise dos rótulos de estabelecimentos cadastrados no Programa de Agroindústria Familiar do Município de Bento Gonçalves 2021/2022” do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), realizada na última terça-feira, dia 20 de dezembro de 2022, ocorreu o lançamento de um e-book. Trata-se do “Manual para elaboração de rotulagem de alimentos embalados e bebidas para agroindústrias familiares de Bento Gonçalves“.

Produzido pelas bolsistas do Projeto, sob orientação das professoras Lucia de Moraes Batista e Carina Fior Postingher Balzan, com capa elaborada pelo técnico em assuntos educacionais Daniel Clós Cesar, o e-book, encontra-se disponível gratuitamente no Repositório Institucional do IFRS.

Escrito no ano de 2021, revisado e publicado no ano de 2022, o Manual apresenta as informações necessárias e obrigatórias para a confecção dos rótulos dos produtos oriundos da agricultura familiar, seguindo as legislações. Ele está organizado de forma objetiva, clara e ilustrativa, permitindo aos proprietários das agroindústrias uma maior facilidade na elaboração da rotulagem de seus produtos, explica a professora Lucia.

Na ocasião, também foi apresentado a agricultores o resultado da análise dos rótulos de suas agroindústrias familiares (AF).

Sobre o Projeto

Está em seu terceiro ano de execução e já analisou e entregou pareceres para 31 agroindústrias familiares, totalizando 281 rótulos analisados. No retorno às atividades, em 2023, continuará atendendo aos agricultores familiares para que tenham seus rótulos de acordo com as legislações sobre rotulagem de alimentos, informa a professora Lucia.

Atualmente, conta com os seguintes membros:

  • Servidoras do IFRS: professoras Lucia de Moraes Batista (Coordenadora), Carina Fior Postingher Balzan, Karina Rossini e Simone Bertazzo Rossato; técnicas de laboratório, Daiane de Marco, Gisele Mion Gugel e Shana Paula Segala Miotto.
  • Bolsistas do IFRS – ano 2022: Jaqueline Biazus, Ana Paula Tansini, Ana Julia Reginatto Lorenzet, Francimara do Nascimento Alves Ferreira.
  • Parceiros do Projeto: Cristiano Selbach, da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura; Deise Neumann e Vinicius O. Rosa, da Secretaria da Saúde; Neiton Bittencourt Perufo, da Emater/Ascar; Emanoele Malinverno, Consultoria em Segurança dos Alimentos.

Participaram da reunião os membros do Projeto (professores e bolsistas) e os seguintes convidados:

  • Luciana Pereira Bernd, diretora-geral em exercício do Campus Bento Gonçalves;
  • Raquel Fronza Scotton, diretora de Extensão do Campus Bento Gonçalves;
  • Neiton Bittencourt Perufo, representando a Emater/Ascar;
  • Vinícius O. Rosa e Deise Neumann, representando a Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal;
  • Emanoele Malinverno, da Consultoria em Segurança dos Alimentos Emanoele Malinverno;
  • Adair Pedro Dorigon, representando a AF Produtos Coloniais Dalva Dorigon;
  • Kariele Comparin, representando a AF Regina Massas de CIA;
  • Verônica Tomasi e Virgínia Tomasi, representando a Addolorata Massas Caseiras;

 

Texto e fotos: Comunicação do Campus Bento Gonçalves

Edição: Comunicação da Reitoria

Fim do conteúdo