Projeto de estudantes que revisam textos online para ajudar postulantes ao Enem ganha prêmio

Professor Márcio Bigolin e os estudantes Ana Carolina Barreto Link e Gabriel Zanella Bardini, em frente a um prédio com logo do IFRS

No sábado, 2 de julho de 2022, a Incubadora Tecnológica Liberato revelou as equipes classificadas no “Desafio Impulso”, uma atividade na qual 57 estudantes apresentaram propostas empreendedoras. Um grupo de alunos do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está entre os premiados que ganharam inserção no Programa Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) Start RS e uma pré-incubação na Incubadora Liberato pelo período de seis meses.

O site colaborativo RevisãoOnline foi criado pelos estudantes Ana Carolina Barreto Link, 18 anos, e Gabriel Zanella Bardini, 16. O site oferece de forma gratuita a revisão de textos no formato dissertativo-argumentativo, modelo utilizado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na última edição do Enem, quase 96 mil candidatos zeraram a prova de redação e apenas 22 receberam a nota máxima. O sistema começou focado no Enem e, aos poucos, foi expandindo para outros concursos vestibulares. O site ainda não possui aplicativo por questão de tempo e alto custo de desenvolvimento.

A equipe é orientada pelos professores Márcio Bigolin e Cleusa Albília de Almeida, ambos do Campus Canoas do IFRS. O projeto está em fase de receber versões para as línguas inglesa e espanhola.

Confira o projeto no Instagram: https://www.instagram.com/revisao.online

Texto e foto: João Henrique Machado – Comunicação do Campus Canoas