Início do conteúdo

Professora e estudante do IFRS – Campus Caxias do Sul participam da XVI Jornada Espacial


Explorar o espaço faz parte do imaginário e de estudos há milênios. E por que não levar um pouco dessas curiosidades na prática em sala de aula? A professora de física Eliana Fernandes Borragini, do IFRS – Campus Caxias do Sul, e seus alunos tiveram um ano cheio na área da astronomia.

Durante esta semana, de 2 a 8 de dezembro, a docente e o estudante Gabriel Copatti, do 2º ano do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, participam da XVI Jornada Espacial, em São José dos Campos-SP, realizado por: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira. A dupla foi convidada pela organização do evento devido ao destaque que o Campus Caxias do Sul teve na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (duas medalhas de ouro e quatro de bronze). A ajuda de custo com a viagem e estadia está sendo por meio da Pró-Reitoria de Extensão.

Dentro da programação da XVI Jornada Espacial estão visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ao
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, ao Memorial Aeroespacial Brasileiro, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ao Instituto de Aeronáutica e Espaço, além de palestras com especialistas em foguetes, satélites, astronomia e oficinas de foguetes e de astronomia.

A docente e alunos Gabriel Ferronato Gasperin e Arthur Andreaza participaram, entre 29 de outubro e 1º de novembro, em Barra do Piraí – RJ, da Jornada de Foguetes. O encontro também foi a convite da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

   

 

Fim do conteúdo