Processo Seletivo especial para ingresso de estudantes indígenas recebe inscrições até 23 de junho

Banner #Estude no IFRS. Processo Seletivo Indígena 2023/2. Inscrições abertas até 23/06. No banner estudante indígena sorri e faz anotações em caderno. Acesse: ingresso.ifrs.edu.br.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe inscrições para o Processo Seletivo especial de ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores de graduação. As inscrições podem ser feitas até 23 de junho de 2023, pelo site de ingresso.  Não há cobrança de taxa.

Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas. São ofertadas 78 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no segundo semestre de 2023 em nove campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

São duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas (PPI), conforme Lei 12.711/12 e a Política de Ação Afirmativa do IFRS.

📌 Sobre a seleção:

A seleção se dará por meio de prova presencial de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio entre os candidatos inscritos, para os cursos de nível técnico. A prova de redação ocorrerá no dia 03 de julho de 2023, às 10h. O sorteio será no dia 04 de julho de 2023, às 14h.

Informações completas no edital e anexos, disponíveis no site de ingresso.

📌 Cronograma inicial:

12/06 – Publicação do Edital

12 a 23/06 – Período de inscrições

Até 23/06 – Solicitação de condição especial para a realização da prova de redação

27/06 – Divulgação da lista dos candidatos com inscrições homologadas (inscrições válidas para o processo seletivo)

10h 03/07 – Prova de redação

14h do dia 04/07 – Sorteio público

07/07 – Publicação do resultado da prova de redação e do sorteio

De 11 a 13/07 – Envio da documentação dos candidatos aprovados em Primeira Chamada para efetivação da matrícula

Confira o cronograma na página de ingresso.

📸 Na imagem em destaque está a estudante Kalindi, Kaingang e aluna do Campus Farroupilha do IFRS.