Processo Seletivo de estudantes 2022/2: Prazo para solicitar gratuidade da taxa de inscrição vai até 05 de maio

Banner com a frase: Estude no IFRS - Processo Seletivo IFRS 2022/2

Interessados em participar do Processo Seletivo de estudantes 2022/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) têm até o dia 05 de maio de 2022 para solicitar a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição. Essa opção é voltada para quem tem renda familiar bruta mensal de até R$ 1.818,00 per capita (1,5 salário mínimo per capita). O documento com orientações para encaminhar o pedido está publicado no site de ingresso do IFRS (Edital nº 40/2022). É importante que os interessados leiam o edital com atenção e continuem acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br para saber mais.

Sobre o Processo Seletivo 2022/2

Neste Processo Seletivo de estudantes 2022/2, são ofertadas mais de 1.400 vagas em cursos técnicos e superiores presenciais, em 10 campi do IFRS. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Viamão e Vacaria. Todos os cursos do IFRS são gratuitos.

Confira a lista de cursos e o cronograma disponível no site ingresso.ifrs.edu.br

Sobre as inscrições

Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e cadastro no site Gov.br (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br). As inscrições serão realizadas no período de 09 a 22 de maio de 2022 e mesmo os candidatos que tiverem a isenção da taxa aceita precisarão realizar a inscrição no sistema eletrônico. O início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2022.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para concorrer no Processo Seletivo 2022/2 será cobrada uma taxa. Para quem se inscrever à seleção para participar do processo seletivo: para cursos técnicos, a taxa será R$ 20,00 (ingresso via Sorteio ou sorteio/Enem) ou R$ 40,00 (ingresso via prova/Enem); para cursos superiores de graduação será R$ 60,00 (ingresso por prova/Enem) ou R$ 20,00 (ingresso por nota do Enem). Não há cobrança de taxa de inscrição para cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Confira abaixo informações sobre a forma de seleção e outros detalhes sobre este Processo Seletivo.

📌 Principais datas do Processo Seletivo:

• Pedidos de gratuidade (isenção) da taxa de inscrição – de 27 de abril a 05 de maio de 2022.
  • Período de inscrições para concorrer às vagas nos cursos – de 09 a 22 de maio de 2022, pelo link que será publicado no site https://ingresso.ifrs.edu.br/2022-2/.
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 12 de junho.