Último dia de inscrições para o Processo Seletivo Complementar de estudantes

Encerram-se nesta quarta-feira, 11 de agosto de 2021, as inscrições para o Processo Seletivo Complementar de Estudantes 2021 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São vagas para cursos técnicos integrados e subsequentes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores de graduação nos campi Erechim, Porto Alegre, Restinga (Poa), Vacaria e Viamão. No total, são aproximadamente 600 vagas (Confira aqui os cursos ofertados no Processo Seletivo Complementar de Estudantes 2021 do IFRS).

Os editais com o detalhamento do processo, a lista de cursos e vagas, bem como outras informações estão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br, no qual estará disponível também o  link para o sistema de inscrições. As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line e o candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (que está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo Complementar.

Vale lembrar que todos os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

Confira algumas informações sobre o Processo Seletivo:

• Em razão da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.
  • Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público entre os inscritos.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações.

* Sobre os campi: Cinco campi do IFRS participam deste Processo Seletivo de estudantes. São eles:  Campus Erechim, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Vacaria e Campus Viamão.

> Para mais informações, os interessados podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.