Processo Seletivo 2022/1: Você se autodeclarou negro na inscrição? Fique atento à etapa de verificação

Os candidatos que se autodeclararam negros (pretos e pardos) na inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS precisam ter a autodeclaração verificada por uma comissão de heteroidentificação. Esta etapa será em formato presencial.

A lista com a primeira chamada de candidatos para participar da verificação foi publicada na terça-feira, 11 de janeiro de 2022, no site ingresso.ifrs.edu.br, juntamente com orientações para o dia da comissão de heteroidentificação para candidatos aprovados como negros (pretos e pardos).

A comissão utilizará, exclusivamente, o conjunto de características físicas do candidato (critério fenótipo) para a verificação étnico-racial. Para saber mais sobre o assunto, assista aos vídeos disponíveis na página “Cotas” do site ingresso.ifrs.edu.br.

Fique atento ao funcionamento dessa etapa de verificação:

📌ANTES DA VERIFICAÇÃO

📝Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), além de enviar a documentação pelo sistema Pré-matrícula, deverão participar da verificação étnico-racial no período de 01 a 04 de fevereiro. Neste ano, a verificação ocorrerá de forma presencial. A data, o horário e o local da conferência estão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br.

📝 Nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro de 2022, estará disponível no site ingresso.ifrs.edu.br o link para o Sistema eletrônico pré-matrícula do IFRS. Os candidatos chamados (convocados) para participar da comissão de heteroidentificação precisarão acessar esse sistema no período de 27 a 31 de janeiro para:

1) preencher o formulário eletrônico de autodeclaração,

2) preencher o formulário eletrônico de autorização de imagem.

📌NO DIA DA VERIFICAÇÃO

O candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência do horário que foi agendado, tendo consigo um documento de identificação atualizado com foto. Lembre-se que não serão aceitos documentos danificados, vencidos ou com mais de dez anos de emissão.

O procedimento é rápido e simples, o estudante terá apenas de responder para a comissão como se autodeclara etnicamente.

Se a Comissão de Heteroidentificação aprovar (deferir) a autodeclaração racial do candidato, você deu mais um passo rumo a se tornar estudante do IFRS, mas a sua matrícula ainda não está garantida. Será preciso seguir os demais procedimentos referentes à matrícula, conforme as orientações do edital. Fique atento aos prazos!

Caso a autodeclaração não seja aceita (seja então indeferida) pela Comissão e o candidato não concorde, poderá entrar com recurso. Fique atento aos prazos do cronograma.

📌Confira as próximas data importantes

27 a 31 de janeiro – Envio da documentação para matrícula em primeira chamada

01 a 04 de fevereiroComissões de heteroidentificação para Primeira Chamada (Sorteio e Prova)

04 de fevereiro – Resultado preliminar das comissões de heteroidentificação (Sorteio e Prova) a partir das 18h.

05 a 07 de fevereiro – Recursos para comissões de heteroidentificação (Sorteio e Prova)

09 de fevereiro – Resultado final das comissões de heteroidentificação (Sorteio e Prova) a partir das 10h.

11 de fevereiro – Resultado preliminar das matrículas e da análise de renda (Sorteio e Prova) a partir das 18h.

Acesse o cronograma completo