Plataforma para aprimorar notificações da violência no ambiente escolar foi lançada

Foi lançada neste mês de março a plataforma CIPAVE+ de proteção integral à criança e ao adolescente, que registra notificações de violência interpessoal e autoprovocada em escolas. Educadores de todo o Rio Grande do Sul poderão registrar casos de violência nas escolas em que trabalham para que eles sejam acompanhados. Com o aprimoramento das comunicações, a plataforma deve gerar dados para integrar e ampliar a rede de enfrentamento e proteção social. O sistema foi desenvolvido a partir de projeto coordenado pelos professores Maurício Polidoro, do Campus Restinga do IFRS, e Daniel Canavese de Oliveira, da Escola de Enfermagem da Ufrgs.

O sistema é estruturado com base no formulário do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), utilizado por profissionais de saúde para informar às autoridades casos que são de notificação compulsória – como violência e determinadas doenças. Nas escolas gaúchas, a coleta de dados deve iniciar a partir de abril de 2020. Incialmente, 80 instituições de ensino estaduais de abrangência do Programa RS Seguro vão aderir de forma experimental ao acompanhamento.

A plataforma foi construída como parte do projeto “Contribuições para o aprimoramento da vigilância da violência interpessoal/autoprovocada contra populações vulneráveis no Rio Grande do Sul: o Sinan, a equidade em saúde e a intersetorialidade”, desenvolvido pelo IFRS e pela Ufrgs, e tem a parceria da Coordenadoria das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), vinculada à Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e das secretarias estaduais da Saúde e da Segurança Pública.

O evento de lançamento foi realizado na tarde do dia 5 de março de 2020, no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre. Educadores de escolas estaduais e municipais e servidores da Saúde que trabalham com notificação de casos de violência participaram do evento. A atividade prosseguiu no dia 6 de março, com uma oficina sobre a utilização da plataforma, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Também está prevista a disponibilização de um curso online para os educadores.

O projeto “Contribuições para o aprimoramento da vigilância da violência interpessoal/autoprovocada contra populações vulneráveis no Rio Grande do Sul: o Sinan, a equidade em saúde e a intersetorialidade” vem sendo desenvolvido pelo IFRS e pela Ufrgs desde 2017, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. No ano passado, ele foi premiado na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) do Ministério da Saúde.

Texto adaptado de Comunicação da Ufrgs com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul