Projeto sobre violência e populações vulneráveis é premiado pelo Ministério da Saúde

O projeto “Contribuições para o aprimoramento da vigilância da violência interpessoal/autoprovocada contra populações vulneráveis no Rio Grande do Sul: o Sinan, a equidade em saúde e a intersetorialidade” foi reconhecido como uma das três experiências mais relevantes em epidemiologia e saúde pública no país. O trabalho conquistou o terceiro lugar na categoria “Vigilância, prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, das causas externas e ações de promoção da saúde” na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Além do reconhecimento, o projeto recebe o prêmio no valor de R$ 20 mil, que será usado na continuidade das pesquisas e das ações desenvolvidas. A premiação ocorreu na semana passada, em Brasília.

Desenvolvido desde 2017 em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), o projeto trabalha a partir de dados de violência interpessoal e autoprovocada registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no Rio Grande do Sul. Integram a equipe professores, pesquisadores e pós-graduandos da UFRGS e do IFRS e servidores da SES/RS. O trabalho é financiado pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) e coordenado pelos professores da Escola de Enfermagem Daniel Canavese de Oliveira e do IFRS – Campus Restinga Maurício Polidoro.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site do grupo de ensino-pesquisa-extensão Saúde, Ambiente e Desenvolvimento. No menu “Publicações”, é possível acessar um relatório sobre a situação da violência contra as populações vulneráveis do Sistema Único de Saúde (população negra, LGBT, indígena e em situação de rua).

Sobre a Expoepi – Reconhecida como um dos eventos mais importantes de vigilância em saúde do país, a Expoepi reúne gestores e profissionais que atuam em serviços de saúde do SUS, além de estudantes e interessados no tema. O evento reconhece e premia experiências bem-sucedidas na área da vigilância em saúde para inspirar outras iniciativas pelo país. Nesta edição, foram 1.185 projetos inscritos.

Na foto (esq. para dir.): Pesquisadores Daniel Canavese (Ufrgs), Jaqueline Soares (SES/RS) e Mauricio Polidoro (IFRS) – foto arquivo pessoal

Texto e foto: site da Ufrgs