Pela primeira vez em formato virtual, Salão chega ao fim com destaque para a qualidade dos trabalhos

Foram três dias intensos! Conectados pela ciência e pela plataforma virtual onde ocorreu o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, quase mil estudantes e servidores participaram das atividades que fizeram parte desta edição histórica. Devido à pandemia de Covid-19, o maior evento institucional migrou para o mundo virtual, realizado de 16 a 18 de dezembro de 2020. Mas a essência do compartilhamento de conhecimentos e de ser uma representação do muito que é feito nos 17 campi se manteve, assim como esforço para que fosse concretizado.

Por isso, o encerramento foi marcado pelas palavras “emoção”, “agradecimento” e “qualidade”. O reitor Júlio Xandro Heck e os pró-reitores Lucas Coradini (Ensino), Marlova Benedetti (Extensão) e Eduardo Girotto (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) parabenizaram estudantes e servidores pela qualidade dos trabalhos apresentados. Lembraram que a experiência de participar também faz parte do processo formativo dos discentes. Por ser no formato on-line, os participantes precisaram preparar vídeos para demonstrar as 561 ações inscritas para o evento, o que exigiu criatividade.

Além dos trabalhos apresentados, as palestras foram atrações à parte desta edição! Instigadoras reflexões sobre ciência, inovação, aproximação do conhecimento com as comunidades, empreendedorismo…

Confira abaixo um pouco do que foi pauta nas atividades do terceiro e último dia do Salão e, ao final, leia também os textos sobre os outros dias do evento.

Inovação e empreendedorismo foram os temas centrais do último dia

O último dia do Salão teve início com uma reflexão sobre como a inovação é uma estratégia promissora para o desenvolvimento dos territórios e o empreendedorismo, um caminho para para a evolução das pessoas e sociedades.

Um bate-papo contou com a participação de Ana Paula Matei, servidora da universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Artur Gibbon, professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); e Anderson Yanzer, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação e do Escritório de Projetos do IFRS. Eles lembraram que inovação não precisa ser algo “mirabolante”, mas está presente nas práticas do dia a dia. Foi abordado o potencial do Brasil em relação aos projetos de inovação, bem como os poucos investimentos nos projetos da área. A importância da aproximação entre as instituições de ensino e o setor produtivo e da atuação em rede foram destacados.

O tema seguiu presente na atividade seguinte: “Como posso empreender em tempos de crise?”. O gerente executivo da Junior Achievement RS, Henrique Bandeira, salientou que ser empreendedor não é necessariamente abrir um negócio. E o que é então? É uma atitude, a qual remete a conseguir gerar resultados a partir da visão de oportunidade, a ter resiliência, a acreditar em si mesmo. E isso pode fazer a diferença no dia a dia de qualquer pessoa, que atue nas mais distintas áreas. Participou da palestra o presidente na Besouro Agência de Fomento Social, Vinícius Mendes, contando a respeito de suas vivências como empreendedor. Para Vinícius, estimular a atitude empreendedora é uma forma de incentivar as pessoas a pensarem no todo e a inovação é conquistada tendo como primeiro passo o conhecimento.

Em seguida, o assunto foi economia 4.0. Três projetos do IFRS selecionados em editais nacionais da área foram apresentados. Capacitação técnica e emocional de estudantes – do IFRS e de outras instituições -, aprendizagem baseada em projetos, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão são alguns pontos em comum entre as iniciativas. Cluster 4.0 – Fábrica de Aprendizagem, do Campus Caxias do Sul, teve a apresentação do professor Eduardo Thomazi. Para falar sobre o Projeto Idealizar, do Campus Canoas, participou a professora Priscila Wachs. Thiago Fonseca, técnico de Laboratório do Campus Rio Grande abordou o projeto “Automação, Conectividade e Tecnologia – Soluções inteligentes para a indústria 4.0”.

Para saber mais sobre o que esteve em pauta no salão, não deixe de conferir as gravações das atividades da íntegra. Os vídeos estarão disponíveis no canal IFRS-Oficial do YouTube nos próximos dias.

Integra – Portal da Inovação do IFRS

O Integra – Portal de Inovação do IFRS também teve um espaço para apresentação no último dia do Salão. Para conhecer o portal e saber mais acesse.

Espaço Kids

Durante os três dias de evento, as crianças foram contempladas enquanto os papais e as mamães trabalhavam e participavam das atividades do Salão. O Espaço Kids foi pensado com carinho exclusivamente para os pequenos e contou com atividades síncronas e a disponibilização de materiais lúdicos e educativos. Contação de histórias, roda de conversa, poesias, dicas de filmes, livros e experiências. As atividades ocorreram nos três dias do evento.

Sobre o Salão

O 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino congregou sete eventos: 9º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 8º Seminário de Extensão (Semex); 7º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 5º Seminário de Pós-Graduação (5º SPG); 5º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra dos Produtos da Pós-graduação (MPPG).

Acesse o site desta edição e leia também:

> Ciência para a sociedade, arte, cultura e memória: o que foi pauta no segundo dia do Salão

> Começa o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

> Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino começa na quarta-feira com a participação de 561 trabalhos

> Salão do IFRS terá palestras, atividades culturais e mostras