Início do conteúdo

Começa o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS


Se a ciência está sendo colocada em xeque no desafiador ano de 2020, o maior evento institucional do IFRS reinventa-se para promover reflexões sobre a importância da área e demonstrar o quanto a educação pública é capaz de mudar vidas e sociedades. Em formato inédito, totalmente virtual, teve início nesta quarta-feira, 16 de dezembro de 2020, o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino da instituição. São quase mil estudantes e servidores participando das palestras, mostras e apresentações de trabalhos, até sexta-feira, 18, com o tema central “Conectados pela Ciência”. Confira algumas atividades do primeiro dia:

Cerimônia de abertura

Uma “mesa de abertura virtual” (imagem em destaque) marcou o início do 5º Salão, às 9h desta quarta-feira. Nas falas, obstáculos e crises de 2020 foram lembrados. No entanto, o destaque ficou para o esforço e a resiliência da comunidade acadêmica: servidores e estudantes buscaram caminhos alternativos para seguir atendendo demandas da sociedade, deram continuidade a seus projetos de diferentes áreas e fizeram novas ações para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências, esforçaram-se para ofertar as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), para fomentar e realizar ações, para reduzir desigualdades. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, lembrou:

“Nós não tínhamos receitas prontas para este momento. Temos mais perguntas do que respostas, mas é assim que a ciência avança. A nossa instituição também vive as angústias e incertezas que os tempos pandêmicos trazem. Em março passamos a trabalhar de forma remota, e põe trabalhar nisso. Em todos os campi e na Reitoria ações importantes seguem ocorrendo para o enfrentamento da pandemia e suas consequências”, salientou, acrescentando que o Salão é também um momento de prestação de contas dessas iniciativas à sociedade.

Além do reitor, participaram da mesa de abertura virtual os pró-reitores Eduardo Giroto (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Marlova Benedetti (Extensão), Lucas Coradini (Ensino), Tatiana Weber (Administração) e Amilton de Moura Figueiredo (Desenvolvimento Institucional); o diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerin, e o estudante Eduardo Neves, presidente da Associação de Estudantes do IFRS – Osvaldo Casares Pinto. As apresentações culturais, em vídeo, foram da Orquestra Juvenil do Projeto Prelúdio, do Campus Porto Alegre, e da Banda Combos, do Campus Sertão.

Para a ciência e a vida

Pensar diferente! Desconfiar; fazer uma análise crítica da realidade, das notícias; não negar porque não está enxergando, mas buscar formas de ver. Dicas como essas, para avançar nas ciências e na vida, foram compartilhadas pela reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda, na palestra de abertura, com o tema central “Conectados pela Ciência”.

Lúcia lembrou que a colaboração leva muito mais longe que a competição e que ciência não combina com preconceitos. Na ciência e na vida, quanto mais cabeças pensando e mais diversidade, mais produtividade, pois interpretar algo a partir preconceitos leva mais facilmente a conclusões erradas, apontou. 

Para a palestrante, o cientista melhora a si mesmo pelo conhecimento, e melhora também a sociedade. E apesar de importante, a busca pelo conhecimento pouco servirá se ele não for utilizado para ajudar as pessoas. 

Ela observou que ciência envolve satisfação, mas também dedicação e trabalho. “Quando estivermos muito cansados, podemos aprender a descansar, e não a desistir.”

Ficou interessado em saber mais? Após o Salão, a gravação da palestra será disponibilizada na íntegra no canal IFRS-Oficial do YouTube

 

Transformando realidades

Andar de avião pela primeira vez; conhecer outros estados e países; receber prêmios; ter chance de novos estudos e trabalhos. Essas são oportunidades que a ciência deu em comum aos jovens cientistas que participaram do painel virtual  “O que a Iniciação Científica mudou na sua vida?”. Instigadoras, mas não únicas. Na fala deles, foi possível perceber também que fazer ciência deu a eles motivações em comum: acreditar no próprio potencial, querer contribuir com a sociedade e dedicar-se para levar oportunidades de iniciação científica a outros jovens.

A atividade ocorreu na tarde desta terça-feira, 16 de dezembro. Compartilhando vivências e dicas, fizeram falas: Eros Frederico da Silva, acadêmico do Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que é embaixador da Brazil Conference at Harvard & MIT 2019; Fabiane Kuhn, CEO da startup Raks Tecnologia Agrícola, estudante de Ciência da Computação e reconhecida com os prêmios The Outstanding Young Person na categoria Desenvolvimento Científico e/ou Tecnológico e Top Talents Under 25 na categoria empreendedorismo.

Falaram também Raíra Saloméa Nascimento, mestranda em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Administração e em Comunicação Social; Juliana Davoglio Estradioto, egressa do Campus Osório do IFRS, estudante de Comunicação e Engenharia na Northwestern University, vencedora do prêmio Jovem Cientista e que atua em movimentos para educação científica: ABRIC, FBJC e Meninas Cientistas; e Natanael Sebaje da Silva, estudante do Campus Viamão que participa de projetos de pesquisa. A atividade  foi conduzida conjuntamente pela diretora do Campus Osório, Flávia Twardowski, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFRS, Eduardo Girotto.

Vale a pena assistir ou rever na íntegra os depoimentos. Então, fique atento que, após o Salão, a gravação do painel será disponibilizada no canal IFRS-Oficial do YouTube

 

Desafios para a internacionalização

A pandemia de Covid-19 trouxe ainda mais desafios para a internacionalização das instituições de ensino e algumas chegaram a fechar os departamentos dedicados à área. Alternativas e necessidades foram apontadas pela professora Luciane Stallivieri, pesquisadora do tema e pós-doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, que ministrou a última palestra do primeiro dia do 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. A palestrante destacou que a internacionalização é um comportamento, e não um departamento. Estabelecer conexões, buscar entender e estudar questões globais fazem parte.

Apontada ao mesmo tempo como um desafio e um caminho, a possibilidade e a necessidade atual de virtualização da internacionalização foi citada por Luciane. Para que se concretize, é necessário capacitar os docentes, sensibilizar os alunos sobre a riqueza que pode representar essa experiência; atualizar as parcerias com instituições internacionais; regulamentar institucionalmente este novo momento; oferecer infraestrutura e apoio à área.

Aos estudantes interessados em desenvolver habilidades de um profissional global, ela recomendou: invista no estudo de idiomas; capacite-se; estude muito; escolha um mentor, espelhe-se em uma pessoa que você admira. 

A atividade foi coordenada pela assessora de Assuntos Internacionais do IFRS, Viviane Bortoluzzi. Se você quiser ver ou rever na íntegra, aguarde a publicação da gravação no canal IFRS-Oficial do YouTube.

Sobre o Salão

O 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino congrega sete eventos: 9º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 8º Seminário de Extensão (Semex); 7º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 5º Seminário de Pós-Graduação (5º SPG); 5º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra dos Produtos da Pós-graduação (MPPG). Nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, ocorreram as primeiras apresentações de trabalhos do 8º Semex (foto ao lado).

Acesse o site desta edição , confira a programação completa e leia também:

 

> Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino começa na quarta-feira com a participação de 561 trabalhos

> Salão do IFRS terá palestras, atividades culturais e mostras

Fim do conteúdo