“Fala aí, Reitor” do mês de junho está no ar

Olá, colegas servidores e estudantes do IFRS! Compartilho com vocês o nosso “Fala aí, Reitor” deste mês. Boa leitura!

“Abraço” aos campi do IFRS

Em quase todas as unidades do IFRS, no dia 13 de maio ocorreu um “abraço ao campus“. Foi um momento de estudantes e servidores mostrarem, por meio de um abraço, o quanto estão comprometidos e engajados com as causas da educação pública e, ao mesmo tempo, preocupados com o futuro dos Institutos Federais.

Encontro dos Reitores das Instituições Públicas de ensino superior do RS com os presidentes da Câmara e Senado

No dia 22 de maio, tivemos um dia histórico para educação gaúcha: os reitores das sete universidades públicas (seis federais e a Uergs) e dos três institutos federais foram recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os cortes no nosso orçamento e da defesa da educação pública foram as pautas da conversa. Ambos os presidentes foram muito receptivos e se comprometeram em auxiliar a nossa causa! As instituições do RS estão mais unidas e mobilizadas do que nunca!

Audiência Pública na Assembleia Legislativa

O IFRS esteve presente na audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul. A atividades tratou dos cortes orçamentários nas instituições federais de ensino e ocorreu no dia  21 de maio. Foi muito bom ver todas as instituições federais de ensino do estado, sindicatos, movimento estudantil, deputados, gestores e comunidade defendendo a mesma causa: educação pública! Saiba mais, aqui.

Reunião do Pacto Alegre

No dia 31 de maio, ocorreu a reunião da Mesa do Pacto Alegre, da qual o IFRS faz parte juntamente com muitas outras instituições representativas de Porto Alegre. No encontro, foram aprovados 24 projetos de diferentes áreas, envolvendo setores público e privado. A ideia central é estimular a inovação e a cidadania na Capital. E o IFRS está presente e atuante! Para saber sobre o Pacto Alegre: https://pactoalegre.poa.br/

Instalação da Cerpe e do GT encargos docentes

Em maio, teve início os trabalhos de dois grupos instituídos pelo Consup e que têm tarefas muito importantes: a Comissão de Regramento do Processo Eleitoral (Cerpe) e o Grupo de Trabalho “Encargos Docentes”. A Cerpe tem como atribuições elaborar o Regramento do Processo de Consulta para Reitor e Diretor-geral de TODOS os campi do IFRS e também o Edital de Constituição das Comissões Eleitorais. Além disso, vai acompanhar o processo de consulta eleitoral até o seu final. Já o GT tem a tarefa de propor uma nova regulamentação para a distribuição dos encargos docentes no IFRS.

Participação na ReditecSul

O  Campus Frederico Westphalen do Instituto Federal Farroupilha foi sede da ReditecSul, evento que reuniu os reitores e diretores-gerais de campus dos IFs da região Sul do Brasil. Foram dois dias de intensos debates e compartilhamento de experiências entre os gestores.

Reunião do Colégio de Dirigentes (CD)

Nos dias 20 e 21 de maio, em Porto Alegre, ocorreu a reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS (CD – IFRS). Muitos temas importantes para o nosso IFRS estavam na pauta. Sem dúvida, o mais importante e que ocupou a maior parte do tempo foi a revisão do planejamento anual do IFRS diante dos cortes de orçamento. A decisão coletiva dos dirigentes foi por zelar a manutenção de ações que impactam diretamente nos estudantes, que são aquelas que nos caracterizam e nos dão identidade: oferecer ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento regional com enorme qualidade. Também chamo a atenção para a decisão de manter todos os contratos de terceirizados responsáveis pelos serviços continuados, como como limpeza, portaria e segurança. Ressalto o fato de que as decisões e encaminhamentos foram fruto de muitas discussões, mas que, ao final, a posição tomada traduz um sentimento de unidade e coesão institucional. Confira as principais definições do Colégio de Dirigentes sobre o tema, válidas para a Reitoria e para os 17 campi.

Conversa com servidores da Reitoria

Tivemos um momento, de conversa com os colegas da Reitoria sobre os impactos do corte orçamentário no IFRS, no dia 23 de maio. Foi uma oportunidade de dialogar com os colegas e apresentar os encaminhamentos e ações que estão sendo realizados.

Lançamento de Editais de Fomento à Pesquisa da FAPERGS

Participamos do lançamento dos editais da Fapergs para o ano de 2019. No total são 4 editais que somados totalizam mais de 21 milhões de reais em recursos para pesquisa no Rio Grande do Sul e que podem ser acessados pelos servidores do IFRS.

Em julho tem mais.

Até lá.