Início do conteúdo

Diferenciais e bons resultados dos IFs são destacados em audiência pública na Assembleia Legislativa


O IFRS esteve presente na audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul que tratou dos cortes orçamentários nas instituições federais de ensino. A atividade ocorreu na manhã desta terça-feira, 21 de maio de 2019, no Teatro Dante Barone da AL, em Porto Alegre.

Na ocasião, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou os diferenciais e resultados positivos conquistados pelos Institutos Federais e a necessidade de recursos para que as ações sejam mantidas: “Onde mais jovens de 14, 15 e 16 anos podem fazer pesquisa, extensão, arte, cultura, esportes? Eu respondo: em lugar nenhum, apenas em um campus de um Instituto Federal. Além disso, temos ensino superior de ótima qualidade, vide qualquer avaliação séria que se faça”.

O reitor citou também premiações nacionais e internacionais recebidas por estudantes do IFRS, como o prêmio de eficiência energética conquistado por estudantes do Campus Erechim nos Estados Unidos (saiba mais); e a premiação em Ciência do Materiais da aluna do Campus Osório na maior feira de Ciências do mundo (confira). Ele completou: “Portanto, se a métrica do governo federal para nos medir for desempenho, eficiência, não temos problema algum, nenhum centavo poderá ser retirado do nosso orçamento. Nós temos sim desempenho, eficiência e melhoramos a vida das pessoas” .

Júlio salientou ainda que, além de lutar pelos 30% cortados do orçamento das instituições federais de ensino, a luta é também pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016, a qual limita os investimentos púbicos em educação. “Nossa luta não tem partido nem ideologia política, mas tem uma causa: a educação pública brasileira.”

Participaram da audiência pró-reitores, diretores-gerais de campi, servidores e estudantes do IFRS, além de gestores, servidores e estudantes dos outros dois Institutos Federais gaúchos (IFFar e IFSul).

Nesta quarta-feira, 22 de maio de 2019, um grupo de parlamentares gaúchos deverá estar em Brasília para tratar dos cortes orçamentários na Educação com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, e com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Assista a trecho da audiência pública em vídeo da ALTV

 

 

Fim do conteúdo