Mostras de cinema ocorrem em três campi do IFRS

A sétima arte tem espaço de gala no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Neste fim de segundo semestre de 2018, quatro festivais de cinema estão na agenda dos campi. Vão desde trabalhos autorais com a câmera na mão até releituras literárias para a tela, como trabalho de aula.

Campus Restinga inaugura festival

Oito curtas-metragens autorais participam do I Festival de Curtas do IF do Campus Restinga (POA). As produções são dos estudantes do curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino Médio e participantes do projeto de Ensino Curtas no IF. As mostras ocorrerão no dia 5 de dezembro, das 10h às 12h; das 15h30 às 17h30; e das 19h30 às 21h30. Já às 17h30, terá entrega de premiação em diversas categorias, como melhor curta, melhor direção, melhor fotografia etc.

Mostra do Campus Rio Grande chega à terceira edição

Com uma programação recheada, a Mostra de Curtas OfCine chega a sua terceira edição. O evento, que também conta com a primeira edição do Cinemário (seminários de cinema), ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro, no Campus Rio Grande. Serão diversos cineastas, educadores, entusiastas e estudantes que se reunirão em workshops, mesas de debate, palestras e exibições de filmes, incluindo o lançamento do longa-metragem Yonlu, com a presença do diretor Hique Montanari. Tudo é ofertado à comunidade de forma gratuita.

O evento é uma ação dos projetos de extensão do IFRS – Campus Rio Grande Oficinas de Cinema – OFCINE e CineClube, sob coordenação da professora Raquel Andrade Ferreira. A Secretaria de Município de Cultura, SESC – Rio Grande, Furg e Ufpel são parceiros do festival 3º Mostra de Curtas OfCine.

Campus Osório tem dois festivais na agenda

Contos do século 19 de autores como Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Arthur Conan Doyle inspiraram curtas-metragens gravados por estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS – Campus Osório. O resultado poderá ser conferido no dia 18 de dezembro, a partir das 14h, no Festival de Curtas 2018 do campus. Os preferidos receberão um reconhecimento pelo júri técnico e popular, em categorias como melhor curta, melhor elenco, melhor direção, melhor roteiro etc.

Ainda falando de Edgar Alan Poe, no dia 13, no Campus Osório, ocorre o Short Film Festival. A mostra de curtas inspirados no autor será às 8h15min.

Mais: