Quando a Literatura inspira o Cinema: IFestival exibe e premia curtas

Machado de Assis, Guimarães Rosa, Edgar Allan Poe e outros escritores serviram de inspiração para os 16 curtas-metragens produzidos pelos alunos dos cursos Técnicos em Informática e Química do IFRS Campus Feliz que integraram o 1º IFestival. A exibição e cerimônia de premiação foi realizada na noite de 22 de novembro, no Centro Cultural de Feliz, com a presença dos alunos, familiares e servidores da instituição.

O IFestival foi organizado pelos professores Marcelo Calixto, Andrea Monzón e Cristiano Pereira e buscou interligar Literatura, Língua Portuguesa e Inglesa e Cinema. A partir da leitura de contos em língua portuguesa, de diversos autores e nacionalidades, os alunos do Ensino Médio Integrado em Química e Informática foram conduzidos à criação de um roteiro adaptado. Logo após, criaram curtas-metragens no intuito de “personificar e atualizar” as obras de grandes autores da literatura.

Antes da exibição das produções, o professor Cristiano Pereira destacou que “nós professores fomos apenas os instrutores de como chegar no resultado que vocês assistirão hoje, mas todo o trabalho de leitura e adaptação do roteiro foi realizado pelos alunos. No primeiro momento, não pensamos que teríamos tantos curtas participando e com tanta qualidade. Fico muito agradecido com todos que participaram”.

As avaliações técnicas foram realizadas por André Assmann, diretor da Dell’Arte Produções, Ricardo Sampaio, técnico em audiovisual, Franck Joy de Almeida, professor de informática, e Viviane Diehl, professora de artes.

Os troféus, denominados de IFitos, foram produzidos em cerâmica pelos alunos do campus e participantes dos projetos “Ceramicando na escola” e “Artistando”.

Os ganhadores dos IFitos foram:

Melhor ator: Lucas Schlindwein – 3º ano Téc. Informática, por “The Black Cat”;

Melhor atriz: Narjana Zimmer – 2º ano Téc. Química, por “Conto de Escola;

Melhor ator coadjuvante: Guilherme Engel – 3º ano Téc. Informática, por “The Black Cat”;

Melhor atriz coadjuvante: Maria Eduarda Baumgratz – 2º ano Téc. Química, por “Conto de Escola;

Melhor roteiro adaptado: Amanda Sperafico e Tobias Trein – 3º ano Téc. Informática, por “The Black Cat”;

Melhor figurino: Maria Eduarda Baumgratz e Narjana Zimmer – 2º ano Téc. Química, por “Conto de Escola”;

Melhor trilha sonora: Maria Júlia Pontal e Adriel da Silva – Téc. Informática 1B, por “Precisa-se”;

Melhor Filme: “The Black Cat”

Melhor direção: Tauana Auler Rosa – 3º ano Téc. Informática.

A Banda Áudio Feliz, composta por alunos e servidores do campus, também participou do evento, mostrando um pouco do repertório musical elaborado neste ano.

Confira as imagens da premiação no álbum do Facebook.