Início do conteúdo

Ações de Extensão – Inscrições e Informações


 – Introdução à análise de dados com R

O curso “Introdução e análise de dados com R” tem o objetivo de apresentar aos discentes as principais potencialidades da linguagem de programação R para a análise de dados estruturados e não estruturados. Em função de seu caráter introdutório, serão apresentados conceitos básicos da linguagem, além dos principais pacotes e ferramentas por meio de aulas conceituais e de exemplos empíricos, auxiliando aos discentes na elaboração de documentos acadêmicos e empresariais. O curso ainda visa difundir entre o público-alvo a utilização de softwares livres.

Período de inscrição no curso: a definir

Aulas: a definir

Informações: bruno.miyamoto@feliz.ifrs.edu.br

 —————————————————————————————————————————————

Feliz em Movimento

O projeto Feliz em Movimento é um projeto que se destina à comunidade da Região do Vale do Caí e é composto por aulas semanais que ocorrem durante todo o ano (30/05 a 31/10) abrangendo diversos conteúdos relacionados à área da saúde. O projeto tem como principal meta levar um maior conhecimento sobre saúde e qualidade de vida para que, assim, os participantes consigam melhorar seu embasamento teórico, inserindo em sua prática diária os diversos assuntos abordados nas aulas.

As aulas serão ministradas nas quartas-feiras das 9h á 10h na sala (A1) pela professora Dra. Vivian Treichel Giesel.

Inscrições: Sala D2 ou pelo e-mail vivian.giesel@feliz.ifrs.edu.br

Para inscrição basta preencher formulário ( https://goo.gl/forms/69Gg86CmGj2TWmVr2, informar no e-mail ou pessoalmente o nome completo, telefone, e-mail e CPF

Número de vagas: não há limite

Coordenador: Vivian Treichel Giesel  – vivian.giesel@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Manejo de resíduos sólidos por meio de compostagem em escala reduzida

O projeto de extensão traz à tona os modos de ver e pensar o tratamento e a disposição dos resíduos sólidos urbanos e suas potencialidades ambientais, num projeto que propõe o desenvolvimento de ações compartilhadas com a comunidade acadêmica e externa da região do Vale do Rio Caí, RS, Brasil, à partir das demandas da sustentabilidade ambiental. Surge do interesse em proporcionar, aos educandos e aos membros da comunidade externa, uma aproximação com o meio ambiente e seus aspectos, bem como conteúdos sobre segregação, tratamento e disposição adequada de resíduos sólidos urbanos, especialmente a compostagem. Desta forma, o projeto tem por objetivo desenvolver ações extensionistas que promovam a sensibilização ambiental, de modo a ampliar a visibilidade dos impactos ambientais negativos gerados pela disposição incorreta dos resíduos. A metodologia será desenvolvida em escolas selecionadas por manifestação de interesse prévio ou indicadas pelo município, bem como na própria estrutura do IFRS – Campus Feliz, por meio da realização de oficinas e palestras, abrangendo aspectos econômicos, sociais e principalmente, ambientais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável. Entende-se que as ações de extensão também contribuem promovendo a sensibilização pessoal, de modo que os participantes possam se tornar membros mais engajados e comprometidos com a sociedade e com o ambiente.

Coordenador: Suyanne Angie Lunelli Bachmann (suyanne.bachmann@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Liberdade, Igualdade e Brasilidade: Os desafios da inclusão

O Projeto Liberdade, Igualdade e Brasilidade: os Desafios da Inclusão pretende dar voz aos excluídos: mulheres que sofrem caladas com a violência doméstica, mas que não constam nas estatísticas até que se tornem mais um número, vítimas de Feminicídio; aos adolescentes que pouco discutem sobre sexualidade e gênero, por vergonha ou falta de oportunidade; aos negros que sonham com oportunidades pessoais, educacionais e profissionais mas ainda vivem à margem da sociedade, que lhes nega seus direitos básicos;e aos deficientes físicos e mentais que, em pleno Século XXI, ainda sofrem preconceito. A ação ‘Da Violência Doméstica ao Feminicídio: o Vale do Caí em Dados’ vai levantar os números desta realidade e torná-los públicos, na esperança de que essas mulheres falem com sua própria voz; o ‘Curso de Educação Inclusiva Primeiros Passos’ visa capacitar profissionais aptos a acolher Pessoas com Necessidades Especiais em suas escolas, comunidades e sociedade, quebrando barreiras atitudinais e físicas, em nome da inclusão e do fim do preconceito. O ciclo de debates/palestras Papo de Inclusão tem por objetivo criar a oportunidade, para a comunidade em geral, de ouvir, refletir e interagir com profissionais de diferentes formações sobre políticas afirmativas. Somente é possível lutar pelos Direitos Humanos quando se conhece esses direitos: Liberdade e Igualdade são fundamentais para que o ser humano possa usufruir de sua plenitude como tal.

Coordenador: Ubaldininha da Costa Torres Luize (ubaldininha.luize@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Produção de cerveja artesanal

Sabe-se que a cultura cervejeira está associada com tradições germânicas. Desse modo, devido à imigração alemã na região do Campus Feliz, é expressiva a produção de cerveja artesanal por meio de cervejarias de pequena e média escalas, bem como a produção caseira por entusiastas. Assim, mostra-se interessante utilizar a estrutura e o corpo técnico do Campus Feliz para a capacitação e a transmissão de conhecimentos sobre a produção de cerveja artesanal. Desta forma, o projeto visa apresentar para as comunidades interna e externa, os aspectos teóricos e práticos da produção de cerveja artesanal através da oferta de oficinas práticas, capacitando os participantes para produzir cerveja artesanal em suas residências ou, eventualmente, despertar o caráter empreendedor e tornar-se uma fonte de renda. Além disso, será resgatada a história da indústria cervejeira na região, visando o mantimento e resgate do patrimônio cultural da região.

Coordenador: Matheus Felipe Pedrotti (matheusfelipepedrotti@gmail.com)

—————————————————————————————————————————————

– Aprendendo na prática: Química dos Metais

Aprender química de um jeito diferente, além da sala de aula, entrar num laboratório e entender que a química não é um bicho de sete cabeças, é um dos propósitos desse projeto. A iniciativa tem como objetivo promover ações educacionais, as quais visam contribuir na melhoria e qualidade do processo de ensino-aprendizagem, de alunos de escolas que não dispõe de laboratório para aulas práticas de química, como também para pessoas interessadas sobre o assunto. Propõe ações em nível de pesquisa (a base teórica do projeto), ensino (produção de material para educação presencial e a distância) e extensão (promoção de oficinas com experimentos de química), abordando, nessa edição do projeto, a química dos metais. Conceitos sobre ligações químicas, ligas metálicas, propriedades e processamento de metais e as reações de oxi-redução envolvidas no processo de corrosão dos metais serão explanados. São experimentos que tem como foco o entendimento de como os materiais metálicos, a ciência e a tecnologia fazem parte do nosso cotidiano. As atividades serão desenvolvidas no laboratório de química do campus Feliz e serão oferecidas para alunos de escolas da região. A oferta da oficina será feita de acordo com a faixa etária e/ou grau de instrução de cada grupo de alunos. Também será elaborado material para ser disponibilizado em uma plataforma digital de livre acesso para pessoas interessadas nos assuntos apresentados. Espera-se com esse projeto difundir conhecimento para pessoas além dos muros do IFRS como também servir como um meio de divulgação do Campus para a comunidade externa.

Coordenador: Cínthia Gabriely Zimmer (cinthia.zimmer@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– A Nossa Voz

A escola, tradicionalmente, apresenta-se como local de reprodução de ideais estruturados de uma cultura patriarcal e essencialmente excludente. Entretanto, o espaço escolar pode ser utilizado de maneira a abalar tais ideais, tornando-se um lugar de enfrentamento e de possível contra-hegemonia para as discussões de gênero. Assim, a escola pode adquirir um caráter transformador dos sujeitos e da sua relação com a diversidade de gênero. A partir dessa ideia inicial, consideramos que combater desigualdades a fim de construir uma sociedade mais justa é uma demanda de primeira necessidade e que, por isso, deve se iniciar nos espaços educacionais. Pensando nisso, o presente projeto visa promover espaços de diálogo e construção coletiva de conhecimento, conscientização e mobilização acerca de questões relacionadas com às temáticas de gênero direitos humanos. A proposta constitui-se em um conjunto articulado de ações de extensão apoiadas nas ações já realizadas em 2017, através do projeto de extensão ‘A Nossa Voz: precisamos falar sobre feminismo’, estabelecendo-se como uma continuação desse, porém com um leque maior de atividades, possibilitando a realização de diferentes ações dentro da temática de gênero, sexualidade e direitos humanos, refletindo o que foi a realidade do projeto em 2017, visto que para muito além das oficinas nas escolas previamente planejadas no projeto, realizamos diversas ações voltadas para o público externo e que tiveram boa aceitação.

Coordenador: Camila de Azevedo Moura (camila.moura@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Fundamentos para iniciantes ao estudo de Física

O curso Pré-Física destina-se aos alunos iniciantes ao aprendizado de Física. Ele pode ser usado tanto para Ensino Fundamental (9° ano) e Ensino Médio como para Ensino Superior. O pré-Física tem como objetivo melhorar o aproveitamento dos alunos de Física I (mecânica), introduzindo alguns tópicos básicos de Matemática e Física. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle, apesar de não fazer parte da grade regular dos cursos de Ensino Médio e Graduação ele pode ser usado pelos docentes como auxiliar na introdução da disciplina ou como método avaliativo inicial, já que possui 5 simulados. Essas avaliações, inclusive, são usadas para conceder os certificados.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer (fabricio.scheffer@feliz.ifrs.br)

—————————————————————————————————————————————

– Ceramicando na escola 2018

O projeto de extensão traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potencialidade educativa, numa proposta para o desenvolvimento de ações compartilhadas com as escolas da região do Rio Caí, RS, Brasil, atendidas no ano de 2016, e que requerem a continuidade. O interesse reverbera em proporcionar aos educandos uma aproximação com a cerâmica, de modo a viabilizar na prática, a realização de todo o processo técnico cerâmico no próprio espaço das escolas. A modelagem, a secagem, o preparo da peça para a queima e a realização desta, inspiram experimentações em métodos alternativos. A abordagem educacional referente à inclusão das relações étnico-raciais africana e indígena, no currículo escolar, abarca conteúdos da história e da arte, especialmente no que tange a implementação da Lei No 11.645/2008. Desse modo, o projeto tem por objetivo dar continuidade ao desenvolvimento ações extensionistas que promovam a visibilidade da cerâmica contextualizando abordagens curriculares da educação para as relações étnico-raciais, com os alunos da educação básica, por meio de ações que proporcionem experiências no campo da cerâmica, ampliando o conhecimento sobre a formação intercultural do povo brasileiro. A metodologia da proposição estético-pedagógica se desenvolve nas oficinas, palestras e exposições, no espaço das escolas e do IFRS – Campus Feliz. A cultura cerâmica e sua potencialidade educativa oportuniza uma experiência perceptiva singular e sensível aos participantes, viabiliza a produção cerâmica no espaço das escolas e contribui para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

Coordenador: Viviane Diehl (viviane.diehl@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Artistando 2018

O projeto “Artistando” alia arte, artesanato e design, com atenção estética, criativa e produtiva, de modo a contemplar o desenvolvimento sustentável e a integração com aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais. O reconhecimento da formação intercultural do povo brasileiro proporciona problematizações no âmbito da cultura, especialmente, da cultura material. A proposta surge do interesse em ampliar as ações extensionistas para mais áreas do contexto das artes plásticas, para uma educação que desperte a curiosidade, abandonando as obviedades na produção do conhecimento. Sendo assim, o objetivo do projeto é promover modos de pensar a interculturalidade, problematizando aspectos da arte, do artesanato e do design, por meio de ações para instigar o processo de criação inventiva, oportunizar vivências teóricas e práticas, técnicas e artísticas, cujas experiências construídas e compartilhadas significativamente, educam para a vida. Visitas técnicas, exposições e oficinas integram o contexto metodológico, no qual compreendemos a proposição e a participação nas ações desenvolvidas com os participantes da comunidade, como geradoras de conhecimento. As oficinas movimentam as experimentações para uma interação compartilhada, operada com a arte, o artesanato e o design, na proposição estético-pedagógica, que pode qualificar a geração de trabalho e renda. Esta proposta revisita a cultura e o envolvimento com formas de expressão e produção material, para além do que é vivido cotidianamente. Portanto, o participante vivencia experiências nos campos da arte, do artesanato e do design, amplia o saber fazer contextualizado e estabelece relações e significações para o reconhecimento intercultural.

Coordenador: Viviane Diehl (viviane.diehl@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Revisão de Física para o ENEM

O projeto visa a organização e desenvolvimento de um curso de revisão destinado, principalmente, aos alunos interessados em revisar os conteúdos de Física para processos seletivos como o ENEM e vestibulares. Serão oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade será ofertado um simulado avaliativo. O curso será organizado em 17 unidades, que abrangem os conteúdos de Mecânica, Gravitação, Ondas, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna. As videoaulas e materiais serão produzidos e publicados no Moodle. O curso é ministrado totalmente a distância usando o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle. As avaliações, inclusive, serão usadas para conceder os certificados.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer (fabricio.scheffer@feliz.ifrs.br)

—————————————————————————————————————————————

– Português para estrangeiros

A presente proposta objetiva oferecer um curso de português para estrangeiros, com foco especial nos refugiados e imigrantes que moram na região de Feliz. Nos últimos anos, tem-se testemunhado um aumento na quantidade de imigrantes que vem ao Brasil, em especial à região da Serra Gaúcha, em busca de oportunidades de trabalho. De maneira geral, pode-se afirmar que essas comunidades não tem recebido a devida atenção por partes dos órgãos governamentais. Dentro das ações possíveis para melhorar o acolhimento a essa população, destaca-se o ensino da língua portuguesa, passo fundamental para a inserção digna da mesma na comunidade. O projeto pretende oferecer um curso de português com metodologias específicas para esse público. Além disso, espera-se contar com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Letras como bolsistas do projeto, capacitando-os no ensino de língua estrangeira e na elaboração de materiais didáticos.

Coordenador: Elisa Marchioro Stumpf (elisa.stumpf@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– I Seminário de Gestão Escolar: desafios, vivências e possibilidades

A gestão escolar tem sido um tema recorrente no que tange ao processo de organização da escola enquanto um espaço democrático e criativo. Diante disso, o curso de Especialização em Gestão Escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Feliz, propõe o I Seminário de Gestão Escolar: desafios, vivências e possibilidades, numa tentativa de articular os saberes empíricos com os saberes acadêmicos, aproximando a instituição dos espaços escolares em prol de uma práxis educativa significativa. Neste contexto, o seminário proposto contemplará a explanação de vivências cotidianas de gestores escolares em atuação nos ambientes educativos localizados no Vale do Caí, bem como possibilitará a apresentação de pesquisas realizadas por egressos do próprio curso, inter-relacionando os processos de ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador: Edson Carpes Camargo (edson.camargo@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Contação de histórias 2018

O projeto consiste em realizar oficinas de contação de histórias para o público visitante da Feira do Livro da cidade de Feliz, composto em grande parte por alunos das escolas da região. Essa ação tem três objetivos. O primeiro é divulgar, na comunidade local, o curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês bem como o próprio Instituto, através de materiais impressos, bem como caracterização do espaço destinado ao Instituto no local da feira. O segundo objetivo é oferecer a oportunidade aos alunos do curso para colocar em prática conceitos e competências trabalhados em diversos componentes curriculares, especialmente no que diz respeito às formas de dinamização da leitura de textos literários. Por fim, busca-se também mobilizar os alunos para a importância do incentivo à leitura nos anos iniciais de escolarização na formação de leitores.

Coordenador: Elisa Marchioro Stumpf (elisa.stumpf@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Palestra: Ideologia De Gênero Versus Educação Para O Gênero: Dissidências E Estratégias

A presente proposta trata-se de um evento de caráter de formativo voltado para um público que possua diálogo com a Educação e que tenha interesse de adentrar ou aprofundar o debate sobre os conceitos de gênero e sexualidade, tendo em vista que esse é um debate muito contemporâneo e necessário atualmente na educação. Será realizada palestra intitulada “Ideologia de Gênero X Educação para o Gênero: Dissidências e Estratégias”, a ser ministrada pela Doutoranda em Educação pela UFRGS, Daniela Connegatti. Esta proposta de comunicação oral tem por objetivo apresentar as atuais discussões sobre os conceitos de gênero e sexualidade de forma interseccional, conversando também com a questão da raça e da classe social, situando-as no campo da educação – e para além dela. Com efeito, a nomeada “Ideologia de Gênero” é discutida à luz dos referidos conceitos, visando à desmistificação desta narrativa. Assim, ao final da apresentação, busca-se discutir estratégias da educação para que as questões de gêneros, sexualidades, raça/etnia e demais tópicos afins sejam abordados em sala de aula e reverberem para fora dela, tendo em vista o clima atual de perseguição à professoras/es que se propõem a discutir estes assuntos, instituído principalmente pelas narrativas da “Ideologia de Gênero”.

Coordenador: Camila de Azevedo Moura (camila.moura@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Clube de Astronomia EaD

A proposta visa oferecer o clube de astronomia no Campus Feliz no formato EaD. O início das atividades do clube de astronomia no campus Feliz remonta ao ano de 2016, o clube tem o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de revisitar tópicos de astronomia, utilizando dos recursos de gamification (jogos, ranking, itens escondidos, etc..) para estimular a interação com os usuários. Serão desenvolvidos os conteúdos como missões a serem cumpridas, as atividades buscam estimular um maior interesse pela ciência.

Coordenador: Fabricio da Silva Scheffer (fabricio.scheffer@feliz.ifrs.br)

—————————————————————————————————————————————

– Arte, técnica e edição na fotografia digital

O curso tem por objetivo abordar, através de uma visão abrangente e integrada, aspectos relativos à utilização de métodos, processos criativos e técnicas na obtenção e processamento de imagem. O curso pode servir como um diferencial que influencia positivamente na inserção no mercado de trabalho ou como um fator de inserção social. O curso busca também desenvolver os aspectos fundamentais da Fotografia, abrangendo as formas de visualização e composição da imagem bem como técnicas de obtenção fotográfica e criação artística. A metodologia é constituída de um curso presencial de 20h. No curso o participante adquire os conhecimentos básicos de Fotografia e edição de imagens além de noções de fotografia artística. O curso será presencial, com 4 encontros de 5 horas, com aulas teóricas e práticas sobre técnicas de obtenção de imagens fotográficas, enquadramento, composição, fotografia artística e edição de imagens. As aulas do curso irão ocorrer no IFRS campus Feliz. Ao final do curso será realizado uma exposição fotográfica das principais imagens capturadas pelos alunos durante o curso. A exposição pode despertar nos participantes o gosto pelas artes e a iniciação de atividades ligadas a fotografia.

Coordenador: Eloir de Carli (eloir.carli@feliz.ifrs.edu.br)

Inscrições: de 10 a 17 de setembro, pelo link https://goo.gl/forms/DOr43JOZ0V4Dn0or1

Encontros presenciais dias 18 e 25 de setembro e 02 e 09 de outubro de 2018 das 13h15 às 17h30 na sala D4 no Campus Feliz do IFRS.

—————————————————————————————————————————————

– Wii English Dance – Inglês Básico

Conhecer uma Língua estrangeira torna-se a cada dia um fator indispensável para o processo de comunicação. Constata-se, então, uma necessidade na oferta de cursos de línguas, ao passo que se torna relevante a aquisição de uma segunda língua (L2) em um mundo cada vez mais globalizado. O presente projeto, nesse viés, tem o intuito de oferecer oficinas de língua inglesa a partir de canções, a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas da comunidade envolvida. Ainda, será oferecida uma oficina de dança a partir da gamificação (com canções estudadas nas aulas de L2), com o objetivo de vivenciar experiências culturais que circundam a língua.

Coordenador: Cristiano da Silveira Pereira (crisshadow@ig.com.br)

As aulas serão de 06 de setembro a 07 de dezembro de 2018, todas as quintas e sextas-feiras, das 17h45 às 19h, na sala A3 do IFRS Campus Feliz.

—————————————————————————————————————————————

– PRÉ-ENEM FELIZ – REDAÇÃO PARA O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que oportuniza aos diversos estudantes uma vaga no ensino superior. Trata-se de uma prova composta por áreas do conhecimento aplicada em dois dias: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, por fim, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Diante disso, a presente proposta visa proporcionar uma preparação para a prova de Redação do ENEM deste ano na cidade de Feliz e suas adjacências.

Coordenador: Cristiano da Silveira Pereira (crisshadow@ig.com.br)

Inscrições: 16 de agosto a 04 de setembro de 2018, pelo formulário https://goo.gl/forms/YBZY1enqNnQXCLAn2

As aulas serão de 04 de setembro a 01 de novembro de 2018, todas as terças-feiras, das 14h às 16h, no IFRS Campus Feliz.

—————————————————————————————————————————————

– SEMTEC – Semana Acadêmica dos Cursos técnicos e tecnológicos do IFRS/Campus Feliz

A SEMTEC – Semana Acadêmica dos Cursos Técnico em Meio Ambiente, Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um evento anual, que vem consolidar o calendário acadêmico e trazer a vanguarda dos estudos e da produção científica, técnica e tecnológica nas áreas abrangidas pelos cursos. O evento consiste num ciclo de palestras, oficinas, debates e trocas de experiências com a finalidade de sensibilizar e envolver os futuros profissionais em relação às questões próprias das suas áreas, como são apresentadas e como, a luz do debate, são entendidas e melhor solucionadas. Os egressos da instituição terão uma oportunidade de atualização e a comunidade externa poderá se aproximar do Campus e percebê-lo com um pólo disseminador do conhecimento e impulsionador do desenvolvimento da Região.

Coordenador: Tiago Cinto (tiago.cinto@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Ressignificando a química por meio de experimentos

O presente projeto visa proporcionar, por meio de experimentos que possam ser realizados em sala de aula, a aprendizagem teórico-prática da química para alunos regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas dos municípios do Vale do Rio Caí. Os professores de Química das escolas participantes indicarão quais conteúdos são relevantes para serem revisados ou propostos. Desta forma, os docentes proponentes do projeto em conjunto com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química participantes do mesmo, selecionarão atividades relativas a esses conteúdos. Estes experimentos serão realizados pelos acadêmicos (atuando em duplas) e em conjunto com os alunos das terceiras séries do ensino médio nas respectivas escolas. O desenvolvimento dos experimentos será acompanhado pelos docentes proponentes deste projeto e pelo professor da turma. As atividades desenvolvidas atenderão as demandas curriculares das escolas, as quais podem estar vinculadas ao projeto de pesquisa “Processo de ensino e aprendizagem em química por meio de atividades práticas”. A partir dos resultados obtidos, tais atividades poderão ser reavaliadas e reelaboradas. A respectiva proposta contempla os objetivos do IFRS no tocante ao programa de extensão, entre eles: “promover a integração da Instituição com o mundo do trabalho e com os segmentos sociais; bem como difundir o conhecimento produzido na Instituição indissociável das atividades de ensino e pesquisa; além de desenvolver programações científicas, envolvendo os estudantes, servidores e a sociedade; para estreitar as relações com outras instituições públicas para a realização de parcerias”, divulgando desta forma o IFRS Campus Feliz na sociedade.

Coordenador: Dolurdes Voos (dolurdes.voos@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– Química experimental nas Feiras Pedagógicas

Pretendemos com o desenvolvimento deste projeto, proporcionar a complementação da formação científica dos alunos desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental de escolas da região próximas ao IFRS – Campus Feliz e acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Campus, por meio da participação das feiras pedagógicas promovidas pelas Secretarias de Educação destes municípios. Nestas feiras, os alunos bolsistas voluntários do projeto de pesquisa “Processo de ensino e aprendizagem em química por meio de atividades práticas” participarão, sob a supervisão dos docentes responsáveis pelo projeto, levando resultados das atividades experimentais investigativas feitas nas suas pesquisas, para compartilhar os conhecimentos adquiridos com os participantes desta feira. A respectiva proposta contempla os objetivos do IFRS, entre eles desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos; assim como a política de Extensão, aproximando desta forma o IFRS – Campus Feliz da sociedade.

Coordenador: Janete Werle de Camargo Liberatori (janete.liberatori@feliz.ifrs.edu.br)

—————————————————————————————————————————————

– HAPKIDO: WORKSHOP DE DEFESA PESSOAL

Esse projeto tem como principal foco apresentar às mulheres e homens técnicas de defesa pessoal. A prática não funciona como um estímulo à reação a ataques, assaltos e outras situações críticas, mas, sim, à busca pelo equilíbrio e pela proteção para evitar traumas físicos e psicológicos. A intenção é mostrar como a mulher e os homens podem se comportar diante desses momentos. Os dois primeiros encontros estarão voltados para o público feminino e os dois últimos, ao masculino.

Coordenador: Cristiano da Silveira Pereira (crisshadow@ig.com.br)

Inscrições: de 04 de setembro a 23 de novembro de 2018, pelo formulário https://goo.gl/forms/eW30hRdHtVrslxnn1 

As aulas serão de 1º e 15 de setembro: para mulheres; e dias 27/10 e 24/11: público masculino.

—————————————————————————————————————————————

– III Semana Acadêmica da Engenharia Química IFRS Campus Feliz

A III Semana Acadêmica da Engenharia Química IFRS Campus Feliz é um evento anual com data definida no calendário acadêmico do curso. O público alvo é composto principalmente pelos acadêmicos do curso de Engenharia Química, bem como pela comunidade interessada. O objetivo desta ação de extensão é propiciar integração entre estudantes, professores, profissionais da área de engenharia química e a comunidade em geral, tendo como característica a oferta de um conjunto de atividades. A programação do evento consistirá de palestras com profissionais da área, realização de oficinas e debates a fim de proporcionar aos futuros engenheiros químicos trocas de conhecimentos e experiências.

Coordenador: Nicéia Chies da Fré (niceia.fre@feliz.ifrs.edu.br)

Inscrições: pelo link https://goo.gl/forms/3SfgsGPxUbjuAITE3

—————————————————————————————————————————————

– IV Semana Acadêmica das Licenciaturas

A quarta Semana Acadêmica das Licenciaturas é um evento voltado ao compartilhamento e à multiplicação de saberes relacionados às áreas de Letras e Química. O objetivo desta ação de extensão é proporcionar momentos de reflexão, discussão e vivências de práticas pedagógicas com vistas a aprofundar os conhecimentos do público alvo composto pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Letras e Química, egressos dos cursos técnicos do IFRS Campus Feliz, bem como pela comunidade interessada (professores, alunos do magistério, gestores e demais profissionais ligados à educação). A metodologia consistirá na oferta de palestras com profissionais da área de Educação, bem como oficinas para aprofundamento teórico e posterior aplicação dos conhecimentos mobilizados nas áreas de Letras e Química. Os resultados previstos nesta ação de extensão englobam a oportunização de uma formação complementar para os acadêmicos dos cursos envolvidos, assim como o aprofundamento e a atualização de conhecimentos a todos os participantes.

Coordenador: Dolurdes Voos (dolurdes.voos@feliz.ifrs.edu.br)

Inscrições: até 26 de setembro, pelo link: https://goo.gl/forms/ycbEJYQ6qES9rfFm2

Programação 4ª Semana Acadêmica Licenciaturas – IFRS Campus Feliz

—————————————————————————————————————————————

 

Fim do conteúdo