Início do conteúdo

Certificação Encceja


Atenção!

A partir de 2019, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não é mais uma das instituições certificadoras do Ensino Médio por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No entanto, continuará expedindo as certificações dos candidatos que o escolheram nos anos de 2017 e 2018.

Deste modo, verifique junto ao seu boletim de desempenho qual a sua instituição certificadora. Caso tenha dúvidas, todas elas constam no Edital do Encceja 2019 em seu Anexo II.

Entenda:

De 2010 a 2016 o IFRS foi uma das instituições certificadoras do Ensino Médio por meio da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a partir de 2017, a certificação do Ensino Médio que era realizada pela prova do Enem passou a ocorrer pelo Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No ano de 2019 em diante, o IFRS passou a não integrar mais a este grupo.

 

O que é o Encceja:

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos  é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.

Mais informações: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

 

Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:

Para o participante que conseguir a nota mínima exigida (100 pontos) nas quatro provas objetivas e na redação (mínimo de 5 pontos).

  • Declaração Parcial de Proficiência:

Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

Se o participante atingiu a pontuação mínima de 100 pontos na prova de Linguagens, mas não o mínimo de 5 pontos na Redação, ou vice-versa, você não alcançou a pontuação necessária para a proficiência na prova de Linguagens e a Redação e será necessário refazer a prova na próxima edição do Encceja.

 

Solicitação de Certificação com os resultados do Encceja:

Para solicitar a certificação o interessado deve comparecer ao campus do IFRS, selecionado no momento da inscrição, com os seguintes documentos: boletim de desempenho(contendo o código de autenticação de resultado), RG, CPF, certidão de nascimento* ou casamento (originais e cópias).

* Segundo a Lei n° 13.726, de 8 de outubro de 2018 em seu artigo 3° número IV: “IV – apresentação de certidão de nascimento, que poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público;

 

Formulário de Solicitação do Certificado:

O prazo para emissão é de 45 dias a partir da solicitação.

Dúvidas a respeito da certificação do Ensino Médio através do Encceja entre em contato pelo e-mail [email protected].

Ainda, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul disponibiliza de forma digital a emissão de certificados, entre eles o Encceja e o Enem. Para fazer a solicitação, basta acessar o site do SIGEC – Sistema de Gestão de Certificados.

 

 

Última atualização em 11/07/2023

Fim do conteúdo