Início do conteúdo

Periódicos online e links úteis


O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.  Ele oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

O Portal de Periódicos da Capes permite acesso total quando a pesquisa é realizada nas dependências da Instituição, sem necessidade de qualquer login. No entanto, para o acesso remoto às bases do IFRS é necessário utilizar a identificação por meio da CAFe, instruções aqui.

 

  • SciELO
    A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

 

Periódicos Online (selecionados por área):

 

O Portal de Periódicos do IFRS é uma iniciativa que objetiva a democratização do acesso, a visibilidade, a segurança e o desenvolvimento das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. No Portal estão disponíveis os periódicos publicados pelo IFRS: #Tear, LínguaTec, Publica-IFRS, REMAT, ScientiaTec e Viver IFRS.

 

Portais e outros links

O Portal Domínio Público tem o objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto pela Universidade de São Paulo.

A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador.

O Directory of Open Access Books (DOAB) é um diretório de livros de acesso aberto, com assuntos multidisciplinares em diversos idiomas. O DOAB é aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados ​​por pares, desde que essas publicações sejam em acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.

O Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um diretório online que fornece acesso a revistas de alta qualidade, acesso aberto e revisadas por pares. O DOAJ oferece acesso aberto a aproximadamente 9000 periódicos que abrangem todas as áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanidades.

O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library é um repositório de artigos científicos, que concentra a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008.

O Google Acadêmico permite pesquisar a literatura acadêmica de forma abrangente.

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é um projeto coordenado pelo IBICT que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

A Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBComp) possui trabalhos publicados em periódicos nacionais e anais de eventos realizados no Brasil, e tem a parceria da Sociedade Brasileira de Computação. A BDBComp inclui também trabalhos publicados nos seguintes periódicos: JBCS, RITA, IP, INFOCOMP, RBIE e RB-RESD.

O Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Lume, é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade.

 

O Repositório Institucional do IFRS reúne, preserva, dissemina e promove o acesso confiável e permanente à produção intelectual científica, técnica, artística e cultural dos estudantes e dos servidores do IFRS, expressa em trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, artigos de periódicos, livros e em outros tipos de documentos, disponibilizados em ambiente virtual e aberto.

 

Este manual tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes.

IMPORTANTE: as normas são acessadas através do catálogo online da biblioteca, na aba “Pesquisa Target GEDWeb“, com usuário/senha.

Última atualização em 12/09/2023

Fim do conteúdo