Início do conteúdo

Laboratórios


  • Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática estão localizados no Bloco D do Campus Feliz, distribuídos em 4 salas, incluindo Laboratórios de Aprendizagem e Desenvolvimento de Software e Laboratório de Arquitetura de Computadores e Rede, totalizando 107 computadores. Todos os equipamentos são ligados em rede e com acesso à internet e equipados com softwares para o desenvolvimento das aulas. Atualmente atende os cursos Técnicos em Química, Meio Ambiente e Informática, na modalidade integrado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Engenharia Química, na modalidade superior e Especialização Escolar. 
  • Laboratório de Engenharia Química

O laboratório de Engenharia Química (E3) tem 36 m², possui capacidade para atender simultaneamente 10 alunos e conta com vidrarias diversas para finalidades básicas (béqueres, pipetas, espátulas, provetas, funil, cadinhos, etc.) e também com módulos didáticos para a realização das aulas práticas dos componentes curriculares relacionados às áreas de fenômenos de transporte, operações unitárias, termodinâmica, reatores químicos e instrumentação, atendendo as demandas dos cursos Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Bacharelado em Engenharia Química e Licenciatura em Química. Informações para contato: [email protected][email protected] (sala C1). Fone: (51) 3637-4403

  • Laboratório de Química e Meio Ambiente

O laboratório de Química e Meio Ambiente tem 95,6 m², possui capacidade para atender 24 alunos e também conta com duas áreas de apoio: o almoxarifado de produtos químicos (4,4 m²) e um contêiner (12 m²), onde são acondicionados os materiais, equipamentos e vidrarias sobressalentes. O laboratório conta com vidrarias para finalidades básicas (béqueres, buretas, pipetas, etc.) e/ou mais avançadas (aparelhagem de destilação, extração contínua, evaporação, filtração, etc.) em quantidades suficientes para atender satisfatoriamente os alunos. Nele são desenvolvidas as aulas práticas das disciplinas relacionadas às áreas da química, físico-química, bioquímica e meio ambiente. Atualmente atende os cursos Técnicos em Química, Informática e Meio Ambiente, na modalidade integrada, Bacharelado em Engenharia Química e Licenciatura em Química, na modalidade superior, Técnico subsequente em Meio Ambiente e  Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais.

  • Laboratório de Caracterização

O laboratório tem 24 m², com capacidade para 06 alunos, utilizado para acondicionar e operar equipamentos que necessitam de atmosfera controlada e também onde ficam acondicionados os módulos didáticos de física. Este laboratório também tem por finalidade dar suporte às aulas práticas realizadas nos laboratórios de Materiais e Química e Meio Ambiente.

  • Laboratório de Engenharia de Materiais
O laboratório de Engenharia de Materiais (E4) tem 73,5 m² e possui capacidade para atender 24 alunos. Permite o estudo prático de cerâmicos, metais, compósitos e polímeros. Este é um campo interdisciplinar envolvendo principalmente conhecimentos de química, física e matemática, para investigar as relações que existem entre a estrutura dos materiais e suas características ou propriedades. Possui estufas, muflas, moinhos, prensa hidráulica e demais equipamentos necessários para a produção e testes de corpos-de-prova visando a caracterização de materiais.
  • Laboratório de Informática
O Campus Feliz dispõe de cinco salas onde estão instalados os equipamentos para as aulas práticas de informática ou que exijam uso de ferramentas de informática pelos alunos. Duas salas possuem 24 computadores cada e outras duas mais 32 computadores cada, sendo que a quinta sala possui 16 computadores. Como todos os ambientes de aula do Campus Feliz, essas salas possuem rede e internet, mobiliário, projetor multimídia e quadro branco. Cada computador possui softwares necessários para desenvolvimento das ações práticas de ensino.
  • Laboratório de Ensino

No laboratório de ensino são realizadas práticas de ensino e atividades complementares, bem como atividades de pesquisa. É também usado para a realização das aulas práticas dos componentes curriculares relacionados às disciplinas de Química Instrumental. Além de projetor e computadores, o laboratório de ensino também possui Microscópios óticos, Módulo didático de espectrometria atômica, Espectrofotômetro de emissão em chama e UV/Vis01, Balança analítica, entre outros equipamentos.

O uso dos laboratórios fora do horário de aula, para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, está condicionado a reserva prévia em sistema próprio de reservas mantido pelo campus (http://salas.feliz.ifrs.edu.br/) e a presença de um responsável técnico quando não há a presença de um docente.

 

Uso do Laboratório de Química e Meio Ambiente

Prezado Usuário,

Sempre que necessitar desenvolver atividade prática no Laboratório de Química e Meio Ambiente não se esqueça de solicitar a atividade com, no mínimo, 48 h de antecedência. As solicitações devem ser encaminhadas, após reserva da sala (http://salas.feliz.ifrs.edu.br), via formulário próprio pelo e-mail: [email protected].

As solicitações de reagentes ou materiais para retirada/utilização em atividades de pesquisa, extensão ou trabalhos de conclusão de curso (TCC) devem ser enviadas pelo(a) docente orientador(a) via formulário ou por e-mail, sempre respeitando as 48 h de antecedência.

Importante lembrar que não se deve realizar atividades sozinho(a) no laboratório e que, no caso de bolsistas ou estudantes que estejam realizando o TCC, o(a) responsável é o(a) docente orientador(a). Sempre devem ser seguidas as regras estabelecidas pelo Regulamento Interno de Uso dos Laboratórios como o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, por exemplo.

Os horários de atendimento da equipe do Laboratório estão afixados na porta da sala E5 e podem sofrer alterações conforme necessidade. O telefone de contato durante os horários de Atendimento é (51) 3637-4421.

Solicitações de Atividade Prática e/ou Retirada de Material envie e-mail com todas as informações necessárias para: [email protected]

Reserva de sala

Regulamento Interno dos Laboratórios

Horários do setor de laboratórios

Formulário de Solicitação de Retirada de Materiais

Formulário de Solicitação de Atividade Prática

 

Última atualização em 18/07/2023

Fim do conteúdo