Início do conteúdo

Informações


Apresentação

A assistência estudantil busca pela igualdade de condições de acesso, permanência e diplomação qualificada dos discentes com vistas à inclusão, preservando o respeito à diversidade, além de agir preventivamente na inibição dos casos de evasão e retenção.

Contato: (51) 3637-4422

E-mail: assistencia.estudantil@feliz.ifrs.edu.br

 

Acompanhamento psicossocial-pedagógico

A equipe multidisciplinar oferece apoio pedagógico, psicológico e social, além de realizar projetos e ações que primam pela formação integral do estudante.

Equipe Técnica

A equipe técnica da Assistência Estudantil é formada pelas seguintes servidoras:

 

Assistente de Alunos

Diziane de Aguiar Raupp

E-mail: diziane.raupp@feliz.ifrs.edu.br

Assistente Social

Michele Mendonça Rodrigues

E-mail: michele.rodrigues@feliz.ifrs.edu.br

Pedagoga

Iene Arend

E-mail: iene.arend@feliz.ifrs.edu.br

Psicóloga

Ana Paula Wilke François

E-mail: ana.francois@feliz.ifrs.edu.br

 

Auxílios Estudantis

Programa de benefícios (Auxílio Moradia e Auxílio Permanência) que é destinado prioritariamente a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Quem é o público prioritário dos auxílios estudantis?

A/O estudante e sua família ou conjunto de pessoas que se protegem afetiva e financeiramente, independente da consanguinidade e coabitação que sofrem com as expressões das desigualdades sociais que compreendem fragilidades nos seguintes âmbitos: renda (sendo prioritário àquele com 1,5 salário familiar per capita mensal), patrimônio, arranjo familiar, situação de moradia, situação de saúde, contexto educacional, condições de trabalho/ocupação, mobilidade, territorialidade, acesso a programas sociais e serviços, etnia/cor, violações de direitos sociais entre outras situações que deflagram as desigualdades sociais.

 

Quais os tipos de auxílios? 

Auxílio Moradia

Concessão de valor financeiro mensal destinado às/aos estudantes que, devido aos estudos no IFRS – Campus Feliz, precisaram se mudar para a cidade de Feliz.

Auxílio Permanência

Concessão de valor financeiro mensal, prioritariamente, ao estudante em situação de vulnerabilidade social, para complementação das despesas com transporte e alimentação, contribuindo para a permanência e êxito nos cursos do IFRS.

 

COMO CANDIDATAR-SE AOS AUXÍLIOS?

A cada semestre é aberto um período de inscrições para Editais de Oferta de Auxílios e o estudante que deseja candidatar-se deve ficar atento aos CRITÉRIOS DOS EDITAIS, providenciar a documentação exigida e inscrever-se no período correto.

Acesse os editais aqui: (colocar aba com todos os editais)

 

 

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A Assistência Estudantil do IFRS tem sua política aprovada na Resolução nº 86 de 2013 do Conselho Superior, lá você pode ter informações sobre todo o funcionamento da Assistência, seus objetivos e princípios, bem como sobre as competências de todos os seus órgãos.

Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/07/ANEXO-1.pdf

 

O trabalho das Equipes de AE do IFRS também é regulamentado pelas Instruções Normativas:

Instrução Normativa Proen 10/2018 – Institui e normatiza a divisão equitativa dos recursos orçamentários da Assistência Estudantil, de acordo com a classificação dos grupos de vulnerabilidade dos estudantes do IFRS, em conformidade com o inciso VIII, do Art. 2º, da Política da Assistência Estudantil (PAE), aprovada pela Resolução CONSUP nº 086, de 03 de dezembro de 2013 e revoga Instrução Normativa PROEN Nº 06, de 17 de maio de 2018.

Instrução Normativa Proen 09/2018 –  Normatiza as Diretrizes de Apoio à/ao Estudante da Assistência Estudantil na modalidade presencial em conformidade com a Política de Assistência Estudantil do IFRS, aprovada pela Resolução CONSUP nº 086 de 2013 e revoga a Instrução Normativa PROEN Nº 05, de 17 de maio de 2018.

Instrução Normativa Proen 08/2018 – Define diretrizes para as avaliações socioeconômicas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e revoga a Instrução Normativa PROEN nº 04, de 17 de maio de 2018.

 

 

 

COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – Portaria 151/2019

As Comissões de Assistência Estudantil são órgãos dos câmpus que possuem em seu âmbito a função de apoiar as Coordenações de Assistência Estudantil no planejamento, execução e acompanhamento da Política de Assistência Estudantil. Elas são compostas por representantes dos três segmentos: estudantes, técnicos administrativos e professores, que são eleitos por seus pares. 

No Campus Feliz, a atual Comissão de AE tem a seguinte composição:

 

  •         Cristina Ceribola Crespam – Matrícula Siape nº 3771111 – Segmento Docente (Titular);
  •         Izandra Alves – Matrícula Siape nº 1993295 – Segmento Docente (Titular);
  •         Camila de Azevedo Moura – Matrícula Siape nº 2020804 – Segmento Técnico-Administrativo (Titular);
  •         Ricardo Sampaio – Matrícula Siape nº 2052903 – Segmento Técnico-Administrativo (Titular);
  •         Naíma de Souza Fernandes – Matrícula nº 201617770213 – Segmento Discente (Titular);
  •         Bruna Nathália Salermo Souza – Matrícula nº 201617770272 – Segmento Discente (Titular);
  •         Maria Luiza Oliveira de Paula – Matrícula nº 201817770284 – Segmento Discente (Suplente);
  •         Equipe da Assistência Estudantil do Campus Feliz do IFRS.

 

Documentos Norteadores – Legislação

Última atualização em 07/01/2020

Fim do conteúdo