Solicitação de certificado de conclusão

Para os cursos de Especialização lato sensu em Gestão Escolar e para o  MBA em Gestão Empresarial e Empreendedorismo:

1. O discente efetua a integralização curricular do Curso;
  2. O orientador  deve comunicar à Coordenação do Curso e a Secretaria de Pós-Graduação a defesa do Trabalho Final com antecedência de pelo menos uma semana, repassando dados da banca para divulgação por meio de formulário online.
  3. O discente faz a apresentação e obtém a aprovação do Trabalho Final do curso.
  4. O orientador encaminha para a coordenação do curso o formulário de avaliação do Trabalho Final do curso.
  5. O discente entrega, no prazo estabelecido pela banca, o exemplar do trabalho final, incluindo as modificações, caso solicitado.
  6. O discente procura a Biblioteca do campus para fazer o depósito digital e solicita o certificado de que não possui débitos junto à Biblioteca.
  7. O discente encaminha para a Coordenação do Curso, através dos e-mails [email protected] ou [email protected] a versão final do Trabalho Final e/ou comprovante de publicação de artigo científico.
  8. O discente solicita o certificado através do preenchimento do questionário do link abaixo: https://forms.gle/dEgtXqr1FG81eDBf9, conforme IN PROEN/PROPPI N° 01/
    2021.
  9. A Coordenação do Curso encaminha através de Memorando à Secretaria de Pós-Graduação a Listagem constando os nomes dos acadêmicos aptos  a obter o Certificado de Especialização, junto com a Matriz Curricular atualizada e o Histórico Acadêmico dos discentes, assinados, e o formulário de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso.
  10. A Secretaria de Pós-Graduação recebe e imprime toda a documentação, imprime os Certificados e colhe a assinatura do Diretor Geral;
  11. A Secretaria de Pós-Graduação abre Processo após o fim do prazo estipulado para solicitação de certificados no calendário acadêmico, anexa toda a documentação e Certificados e os envia por malote à PROPPI para
    registro e coleta da assinatura do Reitor.
  12. Ao retornar, a Secretaria de Pós-Graduação comunica aos discentes para que possa agendar a retirada de seus Certificados.

Destacamos abaixo a documentação em formato PDF que  o(a) concluinte deverá encaminhar para o e-mail da secretaria:

Segundo INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN/PROPPI Nº 01, DE 27 DE JULHO DE 2021
TÍTULO III – DA DOCUMENTAÇÃO

Seção II – Da documentação integrante do processo para registro de Certificados e Diplomas de Pós-Graduação

Art. 5º A documentação que deverá integrar o processo para registro de certificados de Pós-Graduação Lato Sensu será a seguinte:

I. Ofício de encaminhamento, em 01 (uma) via para cada curso, devidamente assinado, no qual deve constar o nome completo do curso e o nome dos concluintes em ordem alfabética, conforme modelo institucional disponibilizado
pelo Departamento de Pós-graduação da Proppi;

II. Matriz curricular do curso assinada pelo Coordenador do curso ou, em seu impedimento, pelo Diretor/Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

III. Para cada pós-graduado:

a. Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento (poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade);

b. Cópia do documento de identidade, podendo ser aceita Carteira Nacional de Habilitação – CNH, passaporte ou carteira de conselhos profissionais;

c. Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF, podendo ser aceita Carteira Nacional de Habilitação – CNH, passaporte ou carteira de conselhos profissionais;

d. Certificado da Pós-Graduação Lato Sensu, em papel moeda, já com a devida assinatura do Diretor-Geral do campus, conforme modelo institucional disponibilizado pelo Departamento de Pós-graduação da Proppi;

e. Histórico escolar, no qual deve constar, obrigatória e explicitamente:
– Ato legal de credenciamento da instituição para oferta de cursos de especialização;
– Identificação do curso, período de realização, duração total, especificação da carga horária de cada atividade acadêmica;
– Elenco do corpo docente que efetivamente ministrou o curso, com sua respectiva titulação.

f. Cópia do Diploma da Graduação.

Última atualização em 22/11/2021