Solicitação de certificado de conclusão

Para os cursos de Especialização lato sensu em Gestão Escolar e para o  MBA em Gestão Empresarial e Empreendedorismo:

1- O discente efetua a integralização curricular do Curso;
2 -O Orientador  deve comunicar à Coordenação do Curso e a Secretaria de Pós-Graduação a defesa do Trabalho Final com antecedência de pelo menos uma semana, repassando dados da banca para divulgação por meio meio de formulário online.
3- O discente faz a apresentação e obtém a aprovação do Trabalho Final do curso.
4- O orientador encaminha para a coordenação do curso o formulário de avaliação do Trabalho Final do curso.
5- O discente entrega, no prazo estabelecido pela banca, o exemplar do trabalho final, incluindo as modificações, caso solicitado.
6- O discente procura a Biblioteca do campus para fazer o depósito digital e solicita o certificado de que não possui débitos junto à Biblioteca.
7- O discente encaminha para a Coordenação do Curso , através do e-mail coordenacao.gestaoescolar@feliz.ifrs.edu.br, a versão final do Trabalho Final e/ou comprovante de publicação de artigo científico.
8- O discente envia para a Secretaria de Pós-graduação, através do e-mail secretaria.pos-grad@feliz.ifrs.edu.br o Comprovante de Depósito da Biblioteca e a Declaração de Nada Consta da Biblioteca, juntamente às cópias da documentação em PDF, conforme IN PROEN/PROPPI N° 01/ 2019.
9-  A Coordenação do Curso encaminha através de Memorando à Secretaria de Pós-Graduação a Listagem constando os nomes dos acadêmicos aptos  a obter o Certificado de Especialização, junto com a Matriz Curricular atualizada e o Histórico Acadêmico dos discentes, assinados, e o formulário de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso.
10-  A Secretaria de Pós-Graduação recebe e imprime toda a documentação, imprime os Certificados e colhe a assinatura do Diretor Geral;
11- A Secretaria de Pós-Graduação abre Processo, anexa toda a documentação e Certificados e os envia por malote à PROPPI para registro e coleta da assinatura do Reitor.
12- Ao retornar, a Secretaria de Pós-Graduação comunica aos discentes para que possa agendar a retirada de seus Certificados.
Destacamos abaixo a documentação em formato PDF que  o(a) concluinte deverá encaminhar para o e-mail da secretaria:

Segundo IN 01/2019/PROPPI:

Art. 4º A documentação que deverá integrar o processo para registro de certificados de Pós-Graduação Lato Sensu será a seguinte:

I. Memorando de encaminhamento, em 01 (uma) via para cada curso, devidamente assinado, no qual deve constar o nome completo do curso e o nome dos concluintes em ordem alfabética, conforme Anexo 1;

II. Matriz curricular do curso assinada pelo Coordenador do curso ou, em seu impedimento, pelo Diretor/Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

III. Para cada pós-graduado:

a. Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento (…);

b. Cópia do documento de identidade, podendo ser aceito CNH, passaporte ou carteira de conselhos profissionais;

c. Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;

d. Certificado da Pós-Graduação Lato Sensu, em papel moeda, já com a devida assinatura do Diretor-Geral do campus, conforme Anexo 6;

e. Histórico escolar, no qual deve constar, obrigatória e explicitamente:

– Ato legal de credenciamento da instituição para oferta de cursos de

especialização;

– Identificação do curso, período de realização, duração total,

especificação da carga horária de cada atividade acadêmica;

– Elenco do corpo docente que efetivamente ministrou o curso, com sua

respectiva titulação.

f. Cópia do Diploma da Graduação.

Última atualização em 17/09/2020